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Está correto o emprego ou a ausência do sinal de crase na frase:
Consumidores menos abastados, com menor poder de negociação, submetem-se as exigências dos credores a fim de obterem crédito.
Lado a lado com as conquistas econômicas, os estratos sociais mais baixos ascenderam a uma classe social superior.
Os produtos destinados à classes sociais de maior poder aquisitivo estão a disposição da classe C, por conta do crédito fácil.
O poder público busca atender, à todo momento, com medidas pertinentes, as necessidades das classes mais desfavorecidas.
A mídia estampa de maneira persuasiva e à qualquer hora produtos destinados à uma classe emergente cada vez maior.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Considere o emprego de sinais de pontuação no texto.
I. e no poder, hostilidade – a vírgula assinala elipse do verbo.
II. – metáforas que frequentemente são utilizadas na descrição de políticos − os travessões isolam segmento explicativo.
III. aos consagrados preceitos do "não matar" e do "não mentir" − as aspas indicam reprodução exata de princípios estabelecidos.
IV. equipara a mentira à pior forma de roubo: − os doispontos indicam intervenção de novo interlocutor no contexto.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Atenção: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
O respeito pelos velhos não depende de que valorizemos os velhos por qualidades que não sejam aquelas que de fato dizem respeito aos velhos.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
os valorizemos - lhes dizem respeito
lhes valorizemos - lhes dizem respeito
valorizemo-los - os dizem respeito
os valorizemos - os dizem respeito
valorizemo-nos - dizem-lhes respeito
Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Identificam-se parônimos no par de expressões transcritas em:
tráfico de pessoas // tráfego de pessoas.
tecnologias de informação // comunicação tecnológica.
violações cometidas // violações reprimidas.
vida com liberdade // vida com dignidade.
importância capital // importância fundamental.
Instruções: As questões de números 12 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Livres de "adversários"...
Uma lista preliminar já tachou 542 seres vivos de "exóticos
e invasores" no Brasil ...
"Queremos que sirva como critério para barrar sua entrada e o seu plantio"...
As aspas empregadas nos exemplos acima assinalam:
I. sentido especial no uso de "adversários".
II. transcrição exata da expressão "exóticos e invasores" retirada de outro contexto.
III. citação das palavras de interlocutor alheio ao contexto, no último exemplo.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Instruções: As questões de números 12 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
− que, ao contrário do que muitos julgam, não é um exemplar original. (3º parágrafo)
O segmento após o travessão constitui, considerando-se o contexto,
enumeração de caráter explicativo.
opinião pessoal, como juízo de valor.
constatação enumerativa de um fato.
comentário que se opõe à opinião geral.
informação desnecessária no contexto.
Instruções: Para responder às questões de números 8 e 9, considere o segmento abaixo.
Os países de renda baixa serão afetados, de acordo com o relatório, por uma combinação de desastres: redução dos volumes e dos preços de exportação, do dinheiro enviado pelos migrantes, do turismo, do investimento estrangeiro e, talvez, da ajuda oficial. (3º parágrafo)
Identifica-se, após os dois-pontos,
segmento repetitivo, desnecessário no contexto.
insistência em fatos que justificam a renda baixa dos países citados.
síntese referente ao assunto principal do texto.
longa sequência enumerativa de problemas decorrentes da crise.
introdução de fala de interlocutor alheio ao contexto.
Instruções: Para responder às questões de números 34 a 38, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
O edital, entregue a todos os candidatos, pretendia ...... o Concurso seria realizado em breve.
informá-los de que
informá-los para que
informá-los sobre que
informar-lhes de que
informar-lhes para que
Atenção: As questões de números 10 a 15 referem-se ao texto que segue.
Considerada a totalidade do excerto, é correto afirmar:
(linhas 7 e 8) A referência a uma crítica análoga impõe que se entenda o emprego das aspas, em "duras", como indicador de tom pejorativo.
(linha 4) O emprego do verbo "falar" no tempo e modo adotados sinaliza que o entendimento sobre a natureza da história expresso na frase deve ser atribuído aos que desferiram o citado ataque (linha 1).
(linhas 4 e 5) Escrevendo de outro modo a frase mas sim de quem as construiu, o sentido e a correção originais estarão preservados se a nova formulação for "mas sim daqueles que a construíram".
(linhas 3 e 4) Na frase As narrações históricas não falariam da realidade está implícita a ideia de que a história deveria rever o viés metodológico tradicionalmente adotado.
(linha 5) A expressão um elemento construtivo remete à ideia de cientificidade referida anteriormente (linha 1).
Instruções: Para responder às questões de números 34 a 38, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
O funcionário ..... o chefe se dirigiu era a pessoa ...... todos confiavam.
para quem - em que
em que - com quem
por quem - de que
a quem - em quem
de quem - a quem
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