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Atenção: O texto abaixo, para as questões de números 1 a 5, foi extraído de correspondência do renomado escritor norte-americano Norman Mailer endereçada ao crítico literário Peter Balbert.
A alternativa correta acerca do uso de tempos verbais na carta é:
A substituição da forma Teremos (linha 11) por "Teríamos" atenuaria o valor hipotético da frase.
No segundo parágrafo, a incerteza acerca do tempo, expressa pela alternância entre está, estava e estará, reforça o sentido de dúvida presente no trecho.
A correlação entre as orações Reflito sobre a minha vida (linha 2) e depois de ter completado cinquenta anos de literatura (linha 3) expressa que a vida anterior ao aniversário mencionado não é objeto de meditação.
O emprego da forma será (linha 14) torna o enunciado mais assertivo do que o seria se a forma escolhida fosse "é".
O segmento acabou... por nos vencer (linha 7) indica finalização recente da ação nele descrita.
Considere as afirmativas seguintes sobre redação de documentos.
I. Correspondência oficial utilizada por autoridades, para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração.
II. Com estrutura específica, esse documento deve, de início, ser numerado em ordem sequencial, com sigla do órgão expedidor e data.
III. Na exposição do assunto, os parágrafos devem ser numerados, com exceção do primeiro e do fecho.
IV. Encerra o assunto a fórmula Atenciosamente ou Respeitosamente, seguida da assinatura e do cargo do emitente.
Trata-se de
parecer.
portaria.
ofício.
requerimento.
ata.
Na sentença seguinte falta a última palavra. Você deve escolher a alternativa que apresenta a palavra que MELHOR completa a sentença.
Devemos saber empregar nosso tempo vago; podemos, assim, desenvolver hábitos agradáveis e evitar os perigos da ...
pobreza.
ociosidade.
bebida.
doença.
desdita.
Atenção: As questões de números 21 a 28 referem-se ao texto abaixo.
Considere as afirmativas seguintes, a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:
I. O emprego dos travessões no 1º parágrafo assinala uma pausa que imprime ênfase ao comentário.
II. Os dois-pontos que aparecem no final do 3º parágrafo introduzem um esclarecimento ao que acabou de ser afirmado.
III. Na frase Só assim eles vão preservar a floresta em vez de destruí-la, ficaria correta a colocação de uma vírgula após preservar.
Está correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Atenção: As questões de números 21 a 28 referem-se ao texto abaixo.
(ou, na maior parte das vezes, ocupar)
O segmento isolado pelos parênteses, no 3º parágrafo, denota
questão que não exige propriamente qualquer resposta.
citação de opinião de interlocutor alheio ao contexto.
ressalva, ao relativizar o sentido do que foi afirmado anteriormente.
insistência em uma mesma afirmativa, desnecessária no contexto.
exclusão da afirmativa anterior.
A frase pontuada em conformidade com a norma culta escrita é:
Entendam todos, que a questão não está resolvida, e que assim que for possível, voltaremos ao debate.
Através da janela embaçada vislumbravam-se, pinheiros de vários tipos, árvores frutíferas de várias espécies e ainda, o topo da igreja centenária.
O autor alerta na introdução, sobre a necessidade de a leitura ser feita em ritmo lento, compatível com a gravidade do assunto.
Ela conquistava as glórias, eu, as antipatias; assim fomos construindo nossa vida de comerciantes, até que, um dia, as coisas se inverteram.
Do que foi discutido, uma conclusão evidente; todos terão direito de expor suas expectativas, desde que o façam, com absoluta civilidade.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
É preciso corrigir deficiências na estruturação formal da seguinte frase:
Ao se assistir a um filme, viver todas as situações nele representadas significa encarnar os papéis das diferentes personagens.
Pergunte-se a quem manifeste desprezo por esses filmes se quando os estamos assistindo como é difícil afastar deles a nossa atenção.
Culpa ou inocência são polarizações a que estamos submetidos toda vez que julgamos o sentido moral dos nossos atos.
Deduz-se da leitura do texto que não são apenas as grandes obras de arte que merecem o esforço de nossa análise crítica.
Interessa-nos observar bem as situações de um filme para podermos reconhecer a tensão íntima dos nossos próprios valores morais.
Atenção: As questões de números 11 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:
Enfraquecida, a cultura caipira cujos valores tanta gente se encantou, cede lugar às modas citadinas, de que quase todos tomam como parâmetro.
A moda sempre existiu, sempre haverá quem a adote, assim como sempre haverá quem não lhe poupe o aspecto de superficialidade.
A moda, cujos os valores são sempre efêmeros, define as maneiras de vestir e pensar de que se comprazem os citadinos.
Vive-se num tempo onde as mudanças são tão rápidas que fica difícil acompanhar-lhes em sua velocidade.
Os modos de ser com que se apropria a gente da cidade são os que lhes parecem mais civilizados.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
Deve-se firmar alguns acordos entre o Vaticano e o Brasil durante as discussões da Concordata.
Nunca chegou a preocupar Stalin, naturalmente, os guardas suíços que constituem a segurança do Vaticano.
Ao se deterem na estátua Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, os olhos de um turista não verão o que de fato ela consagra.
As concessões vantajosas que pretendem obter, nas discussões da Concordata, a Igreja Católica, dizem respeito a questões polêmicas.
Muitas repercussões passarão a haver no direito interno, caso a Concordata consagre os acordos que constituem o principal interesse da Igreja.
Estão plenamente observadas as normas de concordância verbal na frase:
A dinâmica de múltiplos valores, aceitos por nós todos, constituem a base ética que funciona como referência comum.
Estão nos limites aceitáveis da conduta a garantia de um balizamento ético que torna mais equilibrado o convívio entre todos.
Não se forma juízos, nem se estabelece valores a partir do nada: são as experiências comuns a base de toda ética.
Não se credite aos valores éticos a qualidade das coisas permanentes: eles estão sujeitos à dinâmica da cultura.
À formação mesma dos valores éticos correspondem, em qualquer época, a crença de que se estabilizarão para sempre.
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