Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... pois, a menos que sejamos especialistas no assunto, não saberemos, de início, em quem acreditar. (3o parágrafo)
A frase grifada acima estabelece uma ...... no contexto, e pode ser substituída, com o mesmo sentido original, por ...... .
As lacunas da afirmativa acima estão preenchidas de forma correta, respectivamente, por:
conclusão - ainda que sejamos
explicação - em que pese o fato de sermos
causa - tendo em vista que somos
finalidade - para que sejamos
ressalva - exceto se formos
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Pena que tantos adultos tenham esquecido que, quando eram crianças, também perguntaram, aflitos, sobre os mistérios do mundo, da vida e da morte, e façam tão pouco esforço para responder às perguntas dos filhos, sobrinhos ou netos.
O trecho acima passará a apresentar uma incorreção caso se substitua, sem outras providências,quando eram crianças por à medida em que eram crianças.
O período redigido segundo os preceitos da norma culta da Língua Portuguesa e do bom estilo é:
Ao advogar em defesa das vítimas "rapazes de regiões a cujos programas de desenvolvimento se destinam poucas verbas", teceu painel da migração no país, panorama que acabou por garantir a elas o direito de serem atendidas em todas as suas necessidades.
Certos aspectos do discurso do ilustre parlamentar, renomado e respeitado, agradam mais a uns que outros, nada tendo haver com a habilidade de construção da peça oratória, forte e vigorosa, apresentada aos seis dias de dezembro de 2006.
Saiba Vossa Excelência que esse setor produtivo é bastante regulado, pois há muito acompanhamento desse segmento; vê-se que a maneira singular com que é tratado pelos órgãos reguladores lhe obstroem a aceleração, por isso recorremos a vossa intervenção.
Não pode-se negar: no projeto há realmente presente certas proposituras impossíveis de serem consideradas pertinentes, na atual conjuntura do quadro normativo, que recomenda que não se dêem privilégios a quem quer que seja.
A negociação "diga-se de passagem, ampla e transparentemente divulgada" produziu benefício mútuo com vantagens para os dois lados, que não preveram nenhuma possibilidade de querelas futuras, dado que não aditaram nenhuma cláusula ao contrato.
As questões de números 69 a 73 referem-se ao texto que segue. Os parágrafos transcritos foram extraídos de discurso de Pedro Simon, pronunciado no Senado Federal, no dia 6 de dezembro de 2006. Apesar das supressões, a seqüência foi respeitada.
Considerados o parágrafo 10 e o contexto, é correto afirmar:A referência à assunção de João Goulart, José Sarney e Itamar Franco traz, implícitos, respectivamente, a renúncia de Jânio Quadros, a morte de Tancredo Neves e o impeachment de Fernando Collor.
A seqüência faz um programa, adota uma doutrina e forma uma equipe expressa logicamente os passos de um processo, não admitindo, pois, nenhuma alteração da disposição dos termos sem que o sentido original do texto fique comprometido.
A assertiva Uma coisa é ser Presidente, outra coisa é ser Vice-Presidente representa um ponto frágil da argumentação, pois manifesta uma obviedade que o desenvolvimento do texto poderia eliminar se enriquecesse o raciocínio com outras idéias, mas não o faz.
A referência ao modo como se dá a assunção de um vice-presidente contém o pressuposto de que decorre inevitavelmente de subversão da ordem institucional.
A expressão mesmo assim equivale a "supondo que não fosse dessa maneira".
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
A afirmação correta é:
No texto, o adjetivo viável está empregado de acordo com as normas gramaticais, assim como em "Os projetos se tornaram, depois do acordo, totalmente viável".
Transposta a frase a educação para a liberdade deve pressupor a freqüentação de elementos não - livres para a voz passiva, a forma verbal obtida é: "devem ser pressupostos".
Se no segmento não existe algo o termo grifado fosse substituído por "evidências de nenhuma ordem", a forma verbal deveria permanecer a mesma para que a correção da frase fosse preservada.
Se, em a liberdade passa a ser o objetivo de uma longa e laboriosa caminhada, o termo destacado fosse substituído por "as liberdades", a correção seria mantida com a locução verbal alterada para "passam a serem".
Em nem há liberdade, o verbo está empregado conforme as normas gramaticais, assim como em "Eles hão de reconhecer o engano cometido".
As questões de números 69 a 73 referem-se ao texto que segue. Os parágrafos transcritos foram extraídos de discurso de Pedro Simon, pronunciado no Senado Federal, no dia 6 de dezembro de 2006. Apesar das supressões, a seqüência foi respeitada.
Considerados os parágrafos 7 e 9 e as prescrições da norma culta, é legítimo afirmar:
Em A primeira vez que a mídia se uniu contra um presidente foi contra Getúlio Vargas, em 1954, tendo à frente Carlos Lacerda, a repetição de contra constitui excesso; a supressão da segunda ocorrência confere correção e clareza ao enunciado.
Em tendo à frente Carlos Lacerda, o acento indicativo da crase está corretamente empregado, contrariamente ao que se verifica em "Reportou-se àquele deputado que acompanhava a investigação".
A frase Informa a revista que uma semana antes de ser derrubado ele tinha 85% de apoio está correta, mas o emprego de "de que", em vez de "que", mantendo a correção, conferiria maior formalidade ao enunciado.
É reescrita correta da frase Informa a revista que uma semana antes de ser derrubado ele tinha 85% de apoio a redação "Informa a revista que, na semana anterior a derrocada, 85% das pessoas lhe apoiavam".
A correlação entre os verbos da frase Mas quem lesse os jornais achava que aquele Governo, sufocado em escândalos, cairia no dia seguinte estaria adequada se ocorresse a presença concomitante de "lia" e "achava", ou de "lesse" e "acharia".
Atente para as seguintes frases:
I. Nenhum cientista desiste de perguntar, à despeito de não encontrar respostas à toda hora.
II. Não falta às crianças a curiosidade que não costuma assistir à maioria dos adultos.
III. A palestra à que presenciaram os alunos daquela escola converteu-se numa conversa bem à vontade.
Quanto à necessidade do sinal da crase, está correto o que se lê em
I, II e III.
I e II, somente.
II e III, somente.
II, somente.
III, somente.
As questões de números 61 a 67 referem-se ao texto seguinte.
O conhecimento desta causa tem algo de libertador, pois coloca aquele que o possui acima das odiosas lutas dos partidos e do espinhoso problema da culpa e da inocência. Mas também tem algo de opressivo, pois faz aparecer como resultantes de um longo processo, condicionado por uma mais alta necessidade, acontecimentos que tinham sido considerados como atos livres da consciência moral.
É correta a seguinte afirmação motivada pelo fragmento acima:
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
As mesmas regras gramaticais que justificam os acentos gráficos na expressão experiências histórico-sociais estão presentes, respectivamente, em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...