Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atenção: As questões de números 42 a 50 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

“O que está ocorrendo é algo totalmente fora dos padrões.” (final do 1º parágrafo)

O emprego das aspas assinala, considerando-se o contexto,

  • A.

    continuidade da transcrição da fala de uma especialista no assunto.

  • B.

    frase que busca resumir as informações apresentadas no parágrafo.

  • C.

    introdução de comentário repetido, o que o torna desnecessário.

  • D.

    comentário inteiramente isolado no meio do assunto desenvolvido.

  • E.

    interrupção voluntária do assunto, para iniciar um novo parágrafo.

Atenção: As questões de números 31 a 41 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

– de particular interesse para a Europa – (2º parágrafo)

Os travessões isolam, no contexto,

  • A.

    esclarecimento da importância da afirmativa anterior.

  • B.

    enumeração de fatos recorrentes.

  • C.

    repetição enfática de um termo anterior.

  • D.

    oposição necessária ao exemplo anterior.

  • E.

    especificação de um termo técnico no contexto.

As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado baixo.

No que se refere à queda da desigualdade, podemos mobilizar como vetor de causalidade a preservação das políticas de valorização do salário mínimo. (2º parágrafo)

Em outras palavras, o sentido da afirmativa acima está retomado, com clareza e correção, em:

  • A.

    À referir-se na queda da desigualdade, a valorização do salário mínimo deve-se como seu meio de causalidade.

  • B.

    Com referência à queda da desigualdade, tal fato é devido às constantes políticas voltadas a um valor maior do salário mínimo.

  • C.

    A presença das políticas de valorização do salário mínimo referem-se à queda da desigualdade, que são um dos fatores de sua causa.

  • D.

    A presença das políticas de valorização do salário mínimo referem-se à queda da desigualdade, que são um dos fatores de sua causa.

  • E.

    A queda da desigualdade, como vetor de sua causa, é o fato que deve-se as políticas de valorização do salário mínimo.

Atenção: As questões de números 9 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Resultados da observação do espaço começaram ...... chegar com o desenvolvimento de dispositivos capazes de detectar luz bem fraca, pondo em questão a definição de planeta, como Plutão, e de alguns corpos celestes cujas órbitas em torno do Sol estão ...... distâncias bem maiores do que ...... existente entre a Terra e o Sol.

As lacunas da frase acima estão corretamente preenchidas, respectivamente, por

  • a.

    a - a - à

  • b.

    a - a - a

  • c.

    à - à - a

  • d.

    à - a - à

  • e.

    a - à - à

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considere as afirmativas que se fazem a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:

I. O travessão que inicia o segmento - e hoje mais do que nunca (2o parágrafo) - assinala uma pausa maior no período, como ênfase para a afirmativa introduzida por ele.

II. As aspas, que abrem e fecham o segmento " As duas representam tentativas...para sua explicação da realidade." (3º parágrafo), indicam reprodução exata das palavras de um escritor.

III. Os dois-pontos em - ... andam juntas: o laboratório e o estúdio... (4° parágrafo) - introduzem um segmento enumerativo.

 

  • a. I, somente.
  • b. III, somente.
  • c. I e II, somente.
  • d. II e III, somente.
  • e. I, II e III.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas no contexto da seguinte frase:

  • A.

    Se não nos entretermos com as ficções de nossas telas, dizem algumas pessoas, com que se preencherá nosso tempo ocioso?

  • B.

    Quando finalmente convirmos em que os sonhos são estimulantes e necessários, a eles recorreremos para combater nosso excessivo pragmatismo.

  • C.

    Já que aos adolescentes de ontem aprouve cultivar tantos sonhos, por que os de hoje terão abdicado do direito a todos os devaneios?

  • D.

    Se as ficções não nos provissem de tantas imagens e informações, teríamos mais tempo para criar nossas próprias fantasias.

  • E.

    As sucessivas gerações já muito se contradizeram, por força da diversidade de seus sonhos, ao passo que a de hoje parece ter renunciado a todos eles.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações.

Artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência.

Observa-se um esforço recíproco na tentativa de recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega.

Na filosofia grega, beleza é igual a verdade.

As frases acima articulam-se em um único período, com clareza, correção e lógica, da seguinte maneira:

  • A.

    Os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações, do modo como artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, observando-se um esforço recíproco na tentativa de recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega: de cuja a beleza é igual a verdade.

  • B.

    Na filosofia grega beleza é igual a verdade, pois os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações; de que os artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, é observado um esforço recíproco na tentativa de recuperar-se essa antiga fórmula da filosofia grega.

  • C.

    Artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, desde quando os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações; observa-se um esforço recíproco que tenta recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega, a fórmula da beleza verdadeira.

  • D.

    Os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações; artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, onde observa-se um esforço recíproco, o qual tenta recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega: beleza é igual a verdade.

  • E.

    Observa-se um esforço recíproco na tentativa de recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega, segundo a qual beleza é igual a verdade: os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações, enquanto artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência.

A concordância está totalmente de acordo com a norma padrão da língua em:

  • a.

    Acredito que as orientações dele, porque parecem pouco claro, não terão de serem seguidas antes de um esclarecimento maior.

  • b.

    Considerou digna de ser encaminhada a julgamento dos avaliadores a última versão do projeto-piloto, pois, se podem existir fragilidades, elas certamente hão de ser mínimas.

  • c.

    Elas se consideraram responsável pelo erro e julgaram legítimo as cobranças que lhe serão feitas de agora em diante.

  • d.

    Dado as contingências do momento, os diretores houveram por bem atender aos prazos, e prometeram reavaliar, tanto quanto fossem, as demais exigências do contrato.

  • e.

    Devem fazer mais de três meses que não os vejo; tantos dias de afastamento poderia ser entendido como descaso, mas quero dizer que lhes dedico muito afeto.

Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Está corretamente indicado o termo a que se refere o pronome destacado em:

  • A.

    que lhe propicia ocasiões de pecado (linhas 12 e 13) – verdade.

  • B.

    que lhe propicia ocasiões de pecado (linhas 12 e 13) – à natureza.

  • C.

    seu reverso (linha 14) – a necessidade de salvação.

  • D.

    Essa é justamente uma das contradições mais fecundas (linhas 17 e 18) – a natureza enquanto obra belíssima de Deus.

  • E.

    aquela da degradação do homem (linhas 22 e 23) – a tese.

Atenção: Para as questões de números 26 a 29, considere, além do texto abaixo, seu específico contexto: foi publicado no jornal A Província de São Paulo, em 4 de janeiro de 1875, em seção intitulada "ANNUNCIOS".

A consideração dos padrões ortográficos que hoje empregamos e dos presentes no texto permite concluir:

  • A.

    Os padrões ortográficos ilustram a diferença existente entre alfabetização e escolarização: hoje, os cidadãos escolarizados são também alfabetizados, mas, no século XIX, a ausência de um conjunto claro de regras ortográficas impedia as escolas de oferecer plena alfabetização.

  • B.

    A ortografia tem suas regras situadas entre aquelas que constituem a gramática, no sentido chomskiano, da língua, na medida em que organizam observações sobre fatos, sem qualquer conotação valorativa.

  • C.

    A ortografia é uma norma, uma convenção social. Se é verdade que pode haver regras orientando a forma como se convencionou escrever certas correspondências letra-som, essas regras são sempre arbitrárias, o que significa dizer que não têm em si um sentido de necessidade.

  • D.

    As normas ortográficas, ao longo da história, tendem a se tornar mais lógicas e simples (como atesta, por exemplo, a eliminação de dígrafos da ortografia atual), garantindo, paulatina e integralmente, a correspondência letra-som.

  • E.

    O padrão ortográfico nacional passou, ao longo de dois séculos, por um processo de involução que o distanciou de precisos parâmetros fonéticos e o aproximou de arbitrárias justificativas etimológicas.

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