Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 42 a 50 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O que está ocorrendo é algo totalmente fora dos padrões. (final do 1º parágrafo)
O emprego das aspas assinala, considerando-se o contexto,
continuidade da transcrição da fala de uma especialista no assunto.
frase que busca resumir as informações apresentadas no parágrafo.
introdução de comentário repetido, o que o torna desnecessário.
comentário inteiramente isolado no meio do assunto desenvolvido.
interrupção voluntária do assunto, para iniciar um novo parágrafo.
Atenção: As questões de números 31 a 41 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
de particular interesse para a Europa (2º parágrafo)
Os travessões isolam, no contexto,
esclarecimento da importância da afirmativa anterior.
enumeração de fatos recorrentes.
repetição enfática de um termo anterior.
oposição necessária ao exemplo anterior.
especificação de um termo técnico no contexto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado baixo.
No que se refere à queda da desigualdade, podemos mobilizar como vetor de causalidade a preservação das políticas de valorização do salário mínimo. (2º parágrafo)
Em outras palavras, o sentido da afirmativa acima está retomado, com clareza e correção, em:À referir-se na queda da desigualdade, a valorização do salário mínimo deve-se como seu meio de causalidade.
Com referência à queda da desigualdade, tal fato é devido às constantes políticas voltadas a um valor maior do salário mínimo.
A presença das políticas de valorização do salário mínimo referem-se à queda da desigualdade, que são um dos fatores de sua causa.
A presença das políticas de valorização do salário mínimo referem-se à queda da desigualdade, que são um dos fatores de sua causa.
A queda da desigualdade, como vetor de sua causa, é o fato que deve-se as políticas de valorização do salário mínimo.
Atenção: As questões de números 9 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Resultados da observação do espaço começaram ...... chegar com o desenvolvimento de dispositivos capazes de detectar luz bem fraca, pondo em questão a definição de planeta, como Plutão, e de alguns corpos celestes cujas órbitas em torno do Sol estão ...... distâncias bem maiores do que ...... existente entre a Terra e o Sol.
As lacunas da frase acima estão corretamente preenchidas, respectivamente, por
a - a - à
a - a - a
à - à - a
à - a - à
a - à - à
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Considere as afirmativas que se fazem a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:
I. O travessão que inicia o segmento - e hoje mais do que nunca (2o parágrafo) - assinala uma pausa maior no período, como ênfase para a afirmativa introduzida por ele.
II. As aspas, que abrem e fecham o segmento " As duas representam tentativas...para sua explicação da realidade." (3º parágrafo), indicam reprodução exata das palavras de um escritor.
III. Os dois-pontos em - ... andam juntas: o laboratório e o estúdio... (4° parágrafo) - introduzem um segmento enumerativo.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.
Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas no contexto da seguinte frase:
Se não nos entretermos com as ficções de nossas telas, dizem algumas pessoas, com que se preencherá nosso tempo ocioso?
Quando finalmente convirmos em que os sonhos são estimulantes e necessários, a eles recorreremos para combater nosso excessivo pragmatismo.
Já que aos adolescentes de ontem aprouve cultivar tantos sonhos, por que os de hoje terão abdicado do direito a todos os devaneios?
Se as ficções não nos provissem de tantas imagens e informações, teríamos mais tempo para criar nossas próprias fantasias.
As sucessivas gerações já muito se contradizeram, por força da diversidade de seus sonhos, ao passo que a de hoje parece ter renunciado a todos eles.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações.
Artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência.
Observa-se um esforço recíproco na tentativa de recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega.
Na filosofia grega, beleza é igual a verdade.
As frases acima articulam-se em um único período, com clareza, correção e lógica, da seguinte maneira:
Os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações, do modo como artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, observando-se um esforço recíproco na tentativa de recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega: de cuja a beleza é igual a verdade.
Na filosofia grega beleza é igual a verdade, pois os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações; de que os artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, é observado um esforço recíproco na tentativa de recuperar-se essa antiga fórmula da filosofia grega.
Artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, desde quando os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações; observa-se um esforço recíproco que tenta recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega, a fórmula da beleza verdadeira.
Os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações; artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência, onde observa-se um esforço recíproco, o qual tenta recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega: beleza é igual a verdade.
Observa-se um esforço recíproco na tentativa de recuperar uma antiga fórmula da filosofia grega, segundo a qual beleza é igual a verdade: os cientistas esforçam-se por mostrar que existe arte por trás das equações, enquanto artistas contemporâneos procuram aproximar-se da ciência.
A concordância está totalmente de acordo com a norma padrão da língua em:
Acredito que as orientações dele, porque parecem pouco claro, não terão de serem seguidas antes de um esclarecimento maior.
Considerou digna de ser encaminhada a julgamento dos avaliadores a última versão do projeto-piloto, pois, se podem existir fragilidades, elas certamente hão de ser mínimas.
Elas se consideraram responsável pelo erro e julgaram legítimo as cobranças que lhe serão feitas de agora em diante.
Dado as contingências do momento, os diretores houveram por bem atender aos prazos, e prometeram reavaliar, tanto quanto fossem, as demais exigências do contrato.
Devem fazer mais de três meses que não os vejo; tantos dias de afastamento poderia ser entendido como descaso, mas quero dizer que lhes dedico muito afeto.
Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Está corretamente indicado o termo a que se refere o pronome destacado em:
que lhe propicia ocasiões de pecado (linhas 12 e 13) verdade.
que lhe propicia ocasiões de pecado (linhas 12 e 13) à natureza.
seu reverso (linha 14) a necessidade de salvação.
Essa é justamente uma das contradições mais fecundas (linhas 17 e 18) a natureza enquanto obra belíssima de Deus.
aquela da degradação do homem (linhas 22 e 23) a tese.
Atenção: Para as questões de números 26 a 29, considere, além do texto abaixo, seu específico contexto: foi publicado no jornal A Província de São Paulo, em 4 de janeiro de 1875, em seção intitulada "ANNUNCIOS".
A consideração dos padrões ortográficos que hoje empregamos e dos presentes no texto permite concluir:
Os padrões ortográficos ilustram a diferença existente entre alfabetização e escolarização: hoje, os cidadãos escolarizados são também alfabetizados, mas, no século XIX, a ausência de um conjunto claro de regras ortográficas impedia as escolas de oferecer plena alfabetização.
A ortografia tem suas regras situadas entre aquelas que constituem a gramática, no sentido chomskiano, da língua, na medida em que organizam observações sobre fatos, sem qualquer conotação valorativa.
A ortografia é uma norma, uma convenção social. Se é verdade que pode haver regras orientando a forma como se convencionou escrever certas correspondências letra-som, essas regras são sempre arbitrárias, o que significa dizer que não têm em si um sentido de necessidade.
As normas ortográficas, ao longo da história, tendem a se tornar mais lógicas e simples (como atesta, por exemplo, a eliminação de dígrafos da ortografia atual), garantindo, paulatina e integralmente, a correspondência letra-som.
O padrão ortográfico nacional passou, ao longo de dois séculos, por um processo de involução que o distanciou de precisos parâmetros fonéticos e o aproximou de arbitrárias justificativas etimológicas.
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