Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Propósitos para o Ano Novo

O que conseguimos neste último ano? Quanto falta para a meta? Quanto nos desviamos? Quais foram os erros? Era isso mesmo o que a gente queria da vida? Os balanços prosperam no fim do ano.

O problema é que, muitas vezes, eles se apresentam como listas de frustrações: algumas coisas não deram certo, algo iludiu nossos esforços, fracassamos. E qual é o problema? Não seria bom dispor do catálogo de nossos desacertos? Afinal, com ele na mão, deveria ser mais fácil inventar um futuro que corrija o passado. Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece: de regra, a lista das frustrações transforma-se numa cantilena não de emendas e projetos, mas de acusações. A coisa é particularmente sensível quando os membros de um casal fazem seu balanço: nesse caso, as frustrações de um são sempre culpa do outro.

"Não escrevi o grande romance brasileiro deste século porque você não soube me proteger do choro das crianças." "Deixei de formar-me em biologia porque você quis ter filhos logo." "Não fui para a Antártida porque você se esqueceria de tomar seu remédio contra a pressão alta". O extraordinário é que, mesmo enunciadas na frente de um terceiro, essas frases não suscitam o riso. Ao contrário, elas solidificam o ressentimento.

Aparentemente, o milagre de conseguir conviver, de inventar a cada dia compromissos viáveis entre desejos diferentes, não vale nada. Na hora de fazer as contas, só importa o sacrifício imposto à liberdade absoluta e triste que seria a nossa, se pudéssemos viver sem concessões, ou seja, sem fazer caso de nenhum semelhante.

(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece.

As frases acima podem constituir um único período, sem prejuízo para o sentido do contexto, nesta nova redação:

  • A. O que acontece é que isso não faz muito sentido.
  • B. A despeito de fazer sentido, isso não ocorre.
  • C. Conquanto não ocorra, deixa de fazer sentido.
  • D. Isso faz sentido, desde que não deixe de ocorrer.
  • E. Não sendo isso o que acontece, ganha sentido.

As questões de números 13 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A forma verbal de singular que também poderia ter sido empregada corretamente no plural está grifada na frase

  • A.

    ... a ordem social era imutável...

  • B.

    ... e a Igreja, junto com o poder absolutista, tinha o monopólio da informação.

  • C. ... num processo que também gerou a onda de inovação ...
  • D.

    ... quando isso vai de encontro aos interesses da comunidade...

  • E.

    ... em que ela está inserida.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A substituição da expressão grifada por um pronome correspondente está INCORRETA em:

  • A.

    ou de dominar o pincel = de dominá-lo.

  • B.

    analisa a noção de beleza = a analisa.

  • C.

    buscam uma idéia fundamental = buscam-lhe.

  • D.

    envolvem idéias, teorias e hipóteses = envolvem-nas

  • E.

    teria influenciado a pintura = tê-la-ia influenciado.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

A conjunção que introduz, no contexto, a noção de oposição ao que foi afirmado anteriormente está grifada na frase:

  • A.

    ... que um daqueles programas contra a fome daria certo.

  • B.

    E o resultado não poderia ter sido melhor...

  • C.

    Tanto que, hoje, dá para alimentar uma pessoa...

  • D.

    Mas cobrou seu preço.

  • E.

    ... quando finalmente morrem...

As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Para uns, o objeto final, a mira de todo esforço, o ponto de chegada, assume relevância tão capital ... (1º parágrafo)

O verbo está flexionado no singular porque

  • A.

    houve um deslize em relação ao que dispõe a norma culta.

  • B.

    pode ocorrer concordância com o predicativo do sujeito, que está no singular.

  • C.

    se excluíram os dois termos anteriores, que apresentam sentido de oposição entre si.

  • D.

    os termos que constituem o sujeito formam uma série de expressões de sentido equivalente.

  • E.

    um só termo pode sintetizar toda a frase, embora não esteja explícito no contexto.

Vive dos espaços ilimitados, dos projetos vastos, dos horizontes distantes. (final do 2o parágrafo)

O mesmo tipo de exigência quanto ao complemento do verbo grifado acima está na frase:

  • A.

    ... que enxerga primeiro a dificuldade a vencer ...

  • B.

    ... mede todas as possibilidades de esperdício ...

  • C.

    ... que sente ânimo de praticar ...

  • D.

    ... terá por imorais e detestáveis as qualidades próprias do aventureiro ...

  • E.

    ... coube ao espírito do trabalho ... papel muito limitado, quase nulo.

As questões de números 41 a 50 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Somos o único ser que combina, em sua vida social, a necessidade física e biológica com os deveres éticos, a sujeição aos fatos naturais com a autonomia de ação.

Afirma-se com correção, considerada a frase acima, em seu contexto:

  • A. O emprego de Somos produz generalização, mas relativa, pois o argumento produzido não chega a abarcar a totalidade da condição humana.
  • B. No segmento Somos o único ser que combina, uma vírgula colocada depois de ser manteria o sentido original e a correção da frase.
  • C. Explica-se cabalmente o paralelismo estabelecido na frase deste modo: a necessidade física e biológica está para os deveres éticos, assim como a sujeição está para a ação.
  • D. A frase, estruturada em torno dos verbos Somos e combina, expressa o descolamento do ser em relação à coercitividade do universo natural.
  • E. O fragmento Somos o único ser que combina pode ser substituído, sem prejuízo do sentido original, por "Somos um ser que combina, por excelência".

As questões de números 8 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O fator genético é determinante na longevidade. Hábitos de vida saudáveis retardam o processo de envelhecimento.

Articulando-se as duas frases em um único período, iniciado por Hábitos de vida saudáveis retardam o processo de envelhecimento, respeitam-se correção, lógica e coesão da seguinte forma:

  • A.

    muito embora o fator genético seja determinante na longevidade.

  • B.

    enquanto que o fator genético seja determinante na longevidade.

  • C.

    caso o fator genético seja determinante na longevidade.

  • D.

    na medida em que o fator genético é determinante na longevidade.

  • E.

    visto que o fator genético é determinante na longevidade.

Assim, o indivíduo do tipo trabalhador só atribuirá valor moral positivo às ações... (4º parágrafo)

O vocábulo grifado acima introduz no contexto a noção de ...... e equivale a ...... .

As lacunas da frase estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

  • A.

    ressalva - Contudo

  • B.

    explicação - Desse modo

  • C.

    condição - Conquanto

  • D.

    temporalidade - Enquanto isso

  • E.

    proporcionalidade - Entretanto

As questões de números 15 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

...que o fator determinante para que o homem tenha passado a andar apenas com os pés ... (2o parágrafo)

O emprego da forma verbal grifada acima denota, no contexto, um fato

  • A. anterior a outro, também passado.
  • B. determinado, passível de comprovação.
  • C. hipotético, que se prolonga no tempo.
  • D. repetido no passado, com limites imprecisos.
  • E. concreto, consumado num tempo específico.
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