Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A alternativa que apresenta redação clara, concisa e totalmente conforme os preceitos da norma culta é:

  • A.

    São dignos de nota que os grandes movimentos ideológicos do século XIX tenham afetado a vida até dos que nunca tiveram acesso à história política.

  • B.

    Devem haver, sem dúvida, muitas questões para serem debatidas à exaustão, mas sabe-se, de antemão, que consenso entre especialistas raramente é atingido.

  • C.

    Quando os viu saírem com as pastas, julgou haverem tido a idéia de partilhar os documentos a serem analisados − cuja quantidade era excessiva −, mas isso sequer fora cogitado.

  • D.

    Gostei muito dos capítulos iniciais do livro que li e que prometi emprestá-lo a você, e creio que sua leitura será especialmente útil para a tese que deseja defender.

  • E.

    Os textos sobre ética eram, conforme o coordenador do estudo, absolutamente imprescindível, o que pode ser confirmado por quem vir os resultados do trabalho.

A frase redigida de maneira clara e absolutamente correta, segundo a norma padrão, é:

  • A. Se mudanças eram ou por que se fizeram necessárias, não sei, mas que as houve, as houve, e não quiseram referir a contingência que lhes determinou as alterações.
  • B. Após as informações sobre os objetivos do trabalho terem sido expostos, dois colaboradores as comentaram, cada um a seu modo, sem entretanto se oporem entre si e com os demais.
  • C. As marcas que a passagem do tempo nos trazem são as testemunhas mais verdadeiras de nossa trajetória, como as mechas de cabelo branco, o andar vagaroso ou as mãos trêmulas, agora sempre afáveis.
  • D. Mesmo repetindo, a explicação de um estudioso sempre será diferente de um outro, o que deixa explícita a subjetividade dos pontos de vista, ainda quando não se a deseje.
  • E. No debate, houve muitos a fazerem uso da palavra, participantes a que, na verdade, foi atribuída absoluta liberdade quanto ao teor e ao tempo da fala, o que muito os honraram.

A alternativa que apresenta redação clara, concisa e totalmente conforme os preceitos da norma culta é:

  • A.

    Digo a Vossa Senhoria que, embora construído com muito material gratúito, o edifício está alicerçado com bases firmes, como seu assessor pôde verificar.

  • B.

    É com nós mesmos que ele conta, pois a carência de disposição dos demais colegas, que, segundo disse, nem sequer nos damos conta, é impressionante.

  • C.

    Não sabemos se o aparelho se adeqúa às suas necessidades, mas, se o julgar obsoleto e achar que não lhe ajuda muito, não se constranja para nos comunicar.

  • D.

    No meio daquele embate, freiamos nossos impulsos, o que nada adiantou, desencadeando, por incrível que pareça, mais vigor na discussão.

  • E.

    Para ele, chuvas, epidemias insólitas, escassez no atendimento, o que mais fosse não deveria ter gerado a celeuma que causou tão expressivo malestar em todos.

Muitos exemplos elucidam que é difícil harmonizar instância particular /instância comum. O homem que milita na esfera política está na hora de tomar consciência do seu papel. Às vezes, seus interesses pessoais podem correr o risco de prejuízo. Mas ele tem de ser um mediador entre os anseios das diferentes camadas da sociedade e o âmbito institucional em que se dão as decisões; estas afetam o conjunto das pessoas.

O discurso acima está lógica, clara e corretamente organizado num único período assim:

  • A. Muitos são os exemplos que elucidam a dificuldade de se harmonizar a instância particular com a comum, a exigir a tomada de consciência do homem que milita na esfera política acerca da necessidade de sua atuação como mediador entre os anseios das distintas camadas sociais e o âmbito institucional em que se tomam decisões para o conjunto da sociedade, ainda que, em certas circunstâncias, seus interesses pessoais possam correr o risco de ser prejudicados.
  • B. Visto que muitos exemplos elucidam como é difícil harmonizar a instância particular e a comum, o homem militante está na hora de tomar consciência do seu papel político, quando corre o risco, às vezes, de ter interesses pessoais prejudicados, mas deve ser o mediador entre os anseios das diferentes camadas da sociedade e o âmbito em que as decisões coletivas são tomadas, que afetam a todos.
  • C. O homem que milita na esfera política está na hora de tomar consciência − considerado que muitos exemplos elucidam que é difícil harmonizar entre si as instâncias particular e a comum: seu papel é daquele que media os anseios das distintas camadas sociais e o âmbito institucional em que as decisões são tomadas, vindo a afetar o conjunto das pessoas e, porventura, o seu próprio interesse pessoal.
  • D. É difícil, e há exemplos disso, de que o particular e o comum raramente se harmonizam, mas, mesmo correndo riscos de ter interesses pessoais prejudicados, o homem que milita na esfera política tem de conscientizar de que seu papel é mediar interesses entre os anseios das distintas camadas da sociedade com o âmbito institucional em que as decisões em plano de nação são tomadas.
  • E. Muitas vezes o homem que milita na esfera política conhece a dificuldade de harmonizar a instância particular e a comum, e muitos exemplos há disso, mas é chegada a hora de se tomar consciência do papel do político como mediador dos anseios das diferentes camadas da sociedade frente às instituições em cujo o âmbito tomam-se decisões que afetam toda a sociedade e talvez os interesses pessoais dele.

As questões de números 11 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

 

A frase pontuada corretamente é:

  • A.

    Pesquisadores, identificaram uma nova espécie de baleia, que era ainda desconhecida em nosso litoral porque uma delas encalhou e morreu, numa praia.

  • B.

    Pesquisadores identificaram uma nova espécie de baleia, que era ainda desconhecida em nosso litoral, porque uma delas encalhou e morreu numa praia.

  • C.

    Pesquisadores identificaram uma nova espécie, de baleia que era ainda desconhecida, em nosso litoral porque uma delas encalhou, e morreu numa praia.

  • D.

    Pesquisadores identificaram uma nova espécie de baleia que, era ainda desconhecida, em nosso litoral porque, uma delas encalhou e morreu numa praia.

  • E.

    Pesquisadores identificaram, uma nova espécie de baleia que era ainda desconhecida, em nosso litoral porque uma delas, encalhou e morreu numa praia.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Está clara e correta a redação da frase:

  • A.

    É tão absoluto o prestígio em que desfruta o fator velocidade que não nos faz sequer suspeitar ser seu preço tão caro.

  • B.

    No campo da informática é que o prestígio contemporâneo da velocidade tem manifestado-se de forma assim relevante.

  • C.

    O que está obsoleto hoje era o moderno de ontem, muito embora a própria idéia de novidade se renove quando já for moderna.

  • D.

    Na impaciência que demonstram diante de um monitor, manifestam as crianças uma ansiedade que não é estranha aos adultos.

  • E.

    Quando se fala em imaginação e em sensibilidade, a aceleração representa pouco para que sejamos bem sucedidos em ambos.

Toma-se como enunciado claro e apropriado à norma culta o seguinte:

  • A.

    Os autores se deteram um pouco mais longamente pelos aspectos que rotularam de discursivos, por se tratarem dos pontos de partida para a definição de seu objeto de estudos e por sucitarem, invariavelmente, discussões mais profícuas das questões que lhes vem interessando.

  • B.

    Não há certamente discurso sem inteiração entre locutores. Pode variar as marcas da mesma, a depender de coisas como canal utilizado (telefone ou carta, por exemplo), modalidade (escrita ou oral), assunto (um problema pessoal ou um ensaio de semântica), etc. Certamente pode haver mais interatividades na relação direta, por que a presença do interlocutor colabora mais.

  • C.

    Pelo o menos em línguas e sociedades como a nossa, aquilo que seria chamado de código elaborado tem uma aproximação maior com a escrita e partilha em muitas de suas características, enquanto que o chamado código restrito se diferencia dele apenas por um maior apêlo as informações do contexto.

  • D.

    A determinação é a excessão, não a regra, nos usos das línguas naturais, e é mais marcada na tradição escrita, por que ela foi inventada para a comunicação à distância, no tempo e/ou no espaço, e para isso teve que desenvolver mecanismos especiais de explicitação, desnecessário para parceiros face-à-face.

  • E.

    Na verdade, tudo o que sai da boca do Homem tem sua marca. O simples fato de falar, por exigir a escolha de certos recursos expressivos e por instaurar certas relações entre locutor e interlocutor (que se depreendem, freqüentemente, do dialeto ou das marcas estilísticas definidoras de papéis sociais), já indica a presença da subjetividade na linguagem.

As frases abaixo, com exceção de uma, apresentam comprometimento da lógica por emprego inadequado da palavra destacada. A frase totalmente coerente é:

  • A. É prescindível a opinião dele na avaliação do projeto, por isso não temos como evitar de pedi-la imediatamente, o que teremos de fazer passando por cima de ressentimentos.
  • B. No momento de sua contratação, tinha-se pleno conhecimento de sua vida pregressa, por isso houve tantos e tão entusiasmados elogios e reverências a sua pessoa.
  • C. A vulnerabilidade dos argumentos do rapaz é de tal ordem − o que explica suas longas horas de pesquisa sobre o assunto − que nenhuma defesa estará à altura de contestá-los.
  • D. Não há incompatibilidade entre a linha de ação dos dois planos, o que justifica plenamente a escolha de um em detrimento do outro, pois se deve preservar a eficiência.
  • E. No esforço de radicar a doença, para que, só assim desalijada, fosse definitivamente considerada extinta, contou com a prestimosa colaboração de muitos agentes de saúde.

As questões de números 56 a 58 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Cada alternativa apresenta um segmento do texto e uma alteração nele efetuada. A alteração apresentada não supõe outras e deve manter o sentido original. Observado o contexto, a transformação que se dá em conformidade com a norma padrão é:

  • A. experiência (...) de si mesmo e dos outros / experiência de si próprios e dos outros.
  • B. é compartilhada por homens e mulheres / é partilhada reciprocamente entre homens e mulheres.
  • C. Designarei esse conjunto de experiências / Designar-lhes-ei.
  • D. um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento / um ambiente promissor: por aventura, poder, alegria, crescimento.
  • E. anula todas as fronteiras geográficas e raciais / anula-as todas.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

 

Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente de acordo com a norma culta é:

  • A.

    Não se respondem aos argumentos contra determinado uso "incorreto" da língua propondo-se um outro critério de "correção".

  • B.

    Se ""duzentos gramas"" fossem uma expressão empregada por todos, o autor poderia valer-se do caso da expressão "meio dia e meio".

  • C.

    As formas que costumam cristalizar-se no uso cotidiano nem sempre são as que admite como""corretas" um defensor radical da norma culta.

  • D.

    São nos diversos níveis de linguagem que se pode avaliar a dimensão da riqueza e da expressividade de uma língua.

  • E.

    Quando se assistem a casos de supostos deslizes lingüísticos, deve-se indagar se estes prejudicam, de fato, o ato de comunicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...