Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As questões de números 13 a 20 baseiam-se no texto apresentado baixo.

A frase inteiramente correta quanto ao uso ou não do sinal indicativo de crase é:

  • A.

    Os seres vivos sofrem mutações genéticas e podem passá-las à seus descendentes, postas a prova pelas condições ambientais em que eles estão.

  • B.

    Antes de Darwin, havia a versão religiosa, segundo à qual todas as espécies vivas tinham sido criadas por Deus, sendo o homem exatamente igual à ele.

  • C.

    Segundo Darwin, as espécies vivas tendem à se diferenciar com o decorrer das eras e espécies "troncos" vão dando origem à outras que se diversificam como "galhos".

  • D.

    À luz dos conhecimentos anteriores a ele, Darwin provocou uma revolução sem precedentes na ciência, com sua teoria da evolução das espécies.

  • E.

    A publicação do livro A origem das espécies pôs fim à conceitos arraigados na sociedade, cabendo à três grandes seguidores confirmar a teoria darwiniana.

As questões de números 13 a 20 baseiam-se no texto apresentado baixo.

 

 

 

Apesar do rigor científico das pesquisas que conduzira ... (2º parágrafo)

O tempo e o modo em que se encontra o verbo grifado acima indicam

  • A.

    ação passada anterior a outra, também passada.

  • B.

    fato que acontece habitualmente.

  • C.

    ação repetida no momento em que se fala.

  • D.

    situação presente em um tempo passado.

  • E.

    situação passada num tempo determinado

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Exerce a função de sujeito a oração sublinhada no período:

  • A.

    Era possível sentir a eletricidade no ar.

  • B.

    O escritor Milan Kundera escreveu um romance em que presta uma homenagem à curiosidade das crianças.

  • C.

    Na realidade, não consegui dar a palestra.

  • D.

    São as questões sem resposta que definem as limitações humanas.

  • E.

    Houve a sugestão de que cada um me desse uma pergunta por escrito.

As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

Está correta a grafia de todas as palavras em:

  • A. Não é possível dissuadir alguém do uso da máscara, pois tal iniciativa só poderia advir de quem pudesse dispensar toda e qualquer dissimulação.
  • B. Se sobrevem alguma frustação no uso de máscaras, maior ela será para quem se abstenha de as utilizar.
  • C. A cortezia nem sempre é fraldulenta; felizmente, há muitas pessoas que prezam a delicadeza como um valor autêntico e inestimável.
  • D. A verdade não tem um valor venal, que se apresse em moeda conhecida; não consta no herário público, nem é passível de transmissão hereditária.
  • E. Quem menospresa as máscaras alheias está, na verdade, censurando a incompetência de quem as manuzeia junto ao rosto.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

A verdade clara e radical de cada um, se exibida e praticada sem qualquer mediação, seria insuportável. No contexto da frase acima, a partícula sublinhada tem sentido equivalente ao de

  • A. muito embora.
  • B. uma vez.
  • C. ainda quando seja.
  • D. à medida que.
  • E. à proporção que seja.

Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Passagens foram pontuadas de maneira distinta daquela encontrada no texto. O segmento alterado, indicado entre reticências, que está pontuado conforme a gramática normativa e que mantém o sentido original, é:

  • A.

    (linhas 2 e 3) ... acontecimentos, que anunciavam a promessa de uma nova sociedade,...

  • B.

    (linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente o mundo entre os defensores, e os inimigos da liberdade, e do progresso social...

  • C.

    (linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente: o mundo entre os defensores; e os inimigos da liberdade e do progresso social...

  • D.

    (linha 6) ... traduzir, em programas políticos, sua fé...

  • E. (linhas 7 e 8) ... força emancipatória da aliança, entre o intelectual educador, e, o proletário moderno...

Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Contudo, seu diagnóstico da realidade, embora não chegasse a abalar os alicerces dessa fé, já atentava para as novas formas de manipulação e domínio emersas das próprias revoluções democráticas, detectando um problema central para aqueles que ainda hoje procuram vincular a utopia à lógica dos fatos: até que ponto a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária podem se ampliar e ter efetividade em um universo impregnado − e decodificado − pela cultura do individualismo e da competição.

Observado o período acima e o contexto, é correto afirmar que

  • A. o emprego de denota anterioridade da ação de "diagnosticar" em relação à ação de "atentar".
  • B.

    a frase articulada em torno de detectando tem caráter hipotético.

  • C.

    a expressão ainda hoje contribui para exprimir a idéia de anacronismo.

  • D.

    as expressões a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária correspondem, respectivamente, a utopia e lógica dos fatos.

  • E.

    os dois-pontos poderiam dar lugar, sem comprometimento da correção e do sentido originais, à formulação destacada em: "... a lógica dos fatos, a saber, até que ponto...".

As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Propósitos para o Ano Novo

O que conseguimos neste último ano? Quanto falta para a meta? Quanto nos desviamos? Quais foram os erros? Era isso mesmo o que a gente queria da vida? Os balanços prosperam no fim do ano.

O problema é que, muitas vezes, eles se apresentam como listas de frustrações: algumas coisas não deram certo, algo iludiu nossos esforços, fracassamos. E qual é o problema? Não seria bom dispor do catálogo de nossos desacertos? Afinal, com ele na mão, deveria ser mais fácil inventar um futuro que corrija o passado. Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece: de regra, a lista das frustrações transforma-se numa cantilena não de emendas e projetos, mas de acusações. A coisa é particularmente sensível quando os membros de um casal fazem seu balanço: nesse caso, as frustrações de um são sempre culpa do outro.

"Não escrevi o grande romance brasileiro deste século porque você não soube me proteger do choro das crianças." "Deixei de formar-me em biologia porque você quis ter filhos logo." "Não fui para a Antártida porque você se esqueceria de tomar seu remédio contra a pressão alta". O extraordinário é que, mesmo enunciadas na frente de um terceiro, essas frases não suscitam o riso. Ao contrário, elas solidificam o ressentimento.

Aparentemente, o milagre de conseguir conviver, de inventar a cada dia compromissos viáveis entre desejos diferentes, não vale nada. Na hora de fazer as contas, só importa o sacrifício imposto à liberdade absoluta e triste que seria a nossa, se pudéssemos viver sem concessões, ou seja, sem fazer caso de nenhum semelhante.

(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

É preciso corrigir a má estruturação da seguinte frase:

  • A.

    Em muitos casais atribui-se ao parceiro que as frustrações se devem sobretudo a ele, o que se torna causa de ressentimentos.

  • B.

    É muito cômodo atribuir a alguém a culpa pelas frustrações que sentimos por havermos estabelecido metas que não conseguimos atingir.

  • C.

    Em vez de culparmos os outros, melhor seria tomarmos consciência das razões que nos levaram ao sentimento de frustração.

  • D.

    Se lutássemos para atingir metas alcançáveis, não nos daríamos ao trabalho de culpar os outros pelo nosso fracasso.

  • E.

    Há muitos ressentimentos que decorrem da nossa incapacidade de avaliar as forças com que contamos para atingir determinadas metas.

Atenção: As questões de números 42 a 50 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Os elefantes apresentam necessidades parecidas com ...... dos seres humanos e, para oferecer ...... eles os cuidados exigidos, os especialistas têm recorrido até mesmo ...... táticas inovadoras.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por

  • A.

    as − a − à

  • B.

    as − a − a

  • C.

    as - à - à

  • D.

    às − à − a

  • E.

    às − a − a

Atenção: As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Historiadores referem-se ......... lavoura do algodão, ......... exemplo da pecuária, como um dos meios que possibilitaram desenvolvimento econômico e demográfico ......... toda a região do Semi-Árido.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas por

  • A.

    à - a - a

  • B.

    à - à - a

  • C.

    à - à - à

  • D.

    a - a - à

  • E.

    a - a - a

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