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As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
Na construção do texto, o autor valeu-se de
relações de oposição, como a que ocorre entre soluções únicas e suprimir possibilidades.
relações de causa e efeito, como a que ocorre entre assunto para economistas e engenheiros e construir pessoas.
relações de equivalência de sentido, como a que ocorre entre descoberta de problemas e enfoque nas soluções únicas.
relações de oposição, como a que ocorre entre tratar enigmas como soluções e métodos "corretos".
relações de causa e efeito, como a que ocorre entre dogmas confundidos com idéias e formulações alternativas.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.
Quanto às relações semânticas estabelecidas no texto, é correto afirmar que
a palavra artísticas pode substituir, como síntese perfeitamente adequada, os adjetivos do segmento imagens visuais e verbais (linha 2).
o segmento valores objetivos e subjetivos (linha 11) foi empregado com o mesmo sentido manifesto pelo fragmento realidade psíquica profunda da sociedade (linha 17).
as expressões somatória de imaginações (linhas 7 e 8) e denominador comum das imaginações (linha 12), tal como no uso corrente da língua portuguesa, têm igual sentido.
há um conjunto de palavras e expressões (faz intermediação, leva, trânsito, entrecruzamento, estabelece pontes) que reforça a idéia de que o imaginário perpassa por diferentes esferas da vivência humana.
limites... movediços (linhas 37 e 38) e recortes conceituais problemáticos (linha 43) são expressões que se opõem.
Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:
Quem presta uma homenagem à curiosidade das crianças, não faz mais do que homenagear a ânsia de conhecimento, que está nos cientistas.
Embora tenha preparado uma palestra, para dar na escola do filho, o autor resolveu substituí-la, por um diálogo com os alunos que se mostraram todos interessados.
Confessou o autor que, aquela experiência na escola do filho, foi uma das melhores de sua carreira de professor, pois, com ela reforçou o valor que cabe dar à curiosidade humana.
Além de alimentarmos nossa curiosidade, em conhecer o sentido de nossa presença e atuação, no universo, está também na hora de nos preocuparmos com a sobrevivência do nosso planeta.
Qualquer um de nós que tenha contato permanente com crianças e jovens sabe que, a todo instante, somos alvo de perguntas complexas, para as quais os cientistas, mesmo os maiores, não estão preparados.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.
Quando a aranha tece sua teia, ela faz sua teia com fios muito finos, de modo que os insetos não vêem esses fios, e não conseguem desvencilhar-se desses fios.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, respectivamente, por
faz-lhe − lhes vêem − deles
a faz − vêem eles − dos mesmos
faz ela − os vêem − deles
lhe faz − vêem-lhes − daqueles
a faz − os vêem − deles
As normas de concordância verbal encontram-se plenamente atendidas na frase:
A cada vez mais pessoas interessam verificar o que dizem as colunas de astrologia.
Não cabem as físicos e aos cientistas em geral explicar fenômenos que não ocorrem na natureza.
Se provas houvessem da ocorrência de tais fenômenos, os cientistas ficariam interessados.
Nenhuma das supostas provas oferecidas até hoje aos cientistas sequer chegou perto de os convencer.
Não se submetem às forças estranhas e aos poderes esotéricos quem só se deixa orientar pelos métodos científicos.
Está clara, correta e coerente a redação da seguinte frase:
O autor não esconde sua admiração com os valores da nossa cultura, aos quais ele considera tão estimulantes no sentido de revolucionar nosso ensino.
O autor considera alguns traços da cultura do povo brasileiro altamente estimulantes a uma verdadeira − e mesmo indispensável − revolução no nosso sistema de ensino.
Não seria preciso negligenciarmos quanto aos nossos valores culturais para se obter bons resultados numa revolução do nosso ensino, conforme o preconiza o autor.
Já devem ter ocorrido a muitas pessoas que as reformas são necessárias em nossa educação, mas poucas dão sugestões ou se atrevem a propor uma autêntica revolução.
O autor se mostra intransigente ao ser necessária uma revolução em nosso sistema de ensino, haja visto que chega a considerá-lo atualmente uma perda de tempo.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
No contexto da frase Como disse o físico I. I. Rabi, os cientistas são os "Peter Pans" da sociedade: querem permanecer crianças (...), os dois pontos assumem um sentido equivalente ao de uma expressão como
Quanto à acentuação, grafia das palavras e ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
Uma revolução no ensino não se faz de modo fortuíto, mas voltada à uma transformação real e motivada das formas de pensamento.
Educação não é simples tarefa para filântropos, mas um emprendimento cultural que cabe à sociedade elevar à níveis de excelência.
Uma reforma não é o mesmo que uma revolução do ensino: falta àquela o teor de radicalismo necessário e conseqüente que é inerente a esta.
O autor recorreu a varias formas verbais no infinitivo para enfatisar o valor de cada ação que julga imprecindível à uma revolução no ensino.
Não será à partir de tímidas reformas que se provirá a educação dos meios para, de fato, construir pessoas e desenvolver idéias.
As questões de números 11 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A afirmativa INCORRETA em relação à formação de palavras empregadas no texto é:
pesca é um substantivo formado a partir do verbo correspondente.
estrelas-do-mar é palavra composta por justaposição.
vivos e vida são palavras formadas por derivação sufixal.
biodiversidade é palavra formada por radical de origem grega que significa vida.
antiviral e anticancerígena são palavras formadas com prefixo de origem grega que significa idéia contrária.
As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado baixo.
Para responder às questões de números 6 e 7, considere a frase abaixo.
Assim, mesmo que tal evolução impacte as contas públicas ... (2° parágrafo)
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está também grifado na frase:
Entre os fatores apontados pela pesquisa, deve ser considerado o controle dos índices de inflação.
Com a valorização do salário mínimo, percebe-se um aumento do poder de compra dos trabalhadores mais humildes.
A última pesquisa Pnad assinala expressiva melhoria das condições de vida em todas as regiões do país.
É desejável que ocorra uma redução dos índices de violência urbana, consolidando as boas notícias trazidas pela pesquisa.
Segundo a pesquisa, a renda obtida por aposentados acaba sendo veículo de movimentação da economia regional.
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