Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Na construção do texto, o autor valeu-se de

  • a.

    relações de oposição, como a que ocorre entre soluções únicas e suprimir possibilidades.

  • b.

    relações de causa e efeito, como a que ocorre entre assunto para economistas e engenheiros e construir pessoas.

  • c.

    relações de equivalência de sentido, como a que ocorre entre descoberta de problemas e enfoque nas soluções únicas.

  • d.

    relações de oposição, como a que ocorre entre tratar enigmas como soluções e métodos "corretos".

  • e.

    relações de causa e efeito, como a que ocorre entre dogmas confundidos com idéias e formulações alternativas.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.

Quanto às relações semânticas estabelecidas no texto, é correto afirmar que

  • A.

    a palavra “artísticas” pode substituir, como síntese perfeitamente adequada, os adjetivos do segmento imagens visuais e verbais (linha 2).

  • B.

    o segmento valores objetivos e subjetivos (linha 11) foi empregado com o mesmo sentido manifesto pelo fragmento realidade psíquica profunda da sociedade (linha 17).

  • C.

    as expressões somatória de imaginações (linhas 7 e 8) e denominador comum das imaginações (linha 12), tal como no uso corrente da língua portuguesa, têm igual sentido.

  • D.

    há um conjunto de palavras e expressões (faz intermediação, leva, trânsito, entrecruzamento, estabelece pontes) que reforça a idéia de que o imaginário perpassa por diferentes esferas da vivência humana.

  • E.

    limites... movediços (linhas 37 e 38) e recortes conceituais problemáticos (linha 43) são expressões que se opõem.

Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    Quem presta uma homenagem à curiosidade das crianças, não faz mais do que homenagear a ânsia de conhecimento, que está nos cientistas.

  • B.

    Embora tenha preparado uma palestra, para dar na escola do filho, o autor resolveu substituí-la, por um diálogo com os alunos que se mostraram todos interessados.

  • C.

    Confessou o autor que, aquela experiência na escola do filho, foi uma das melhores de sua carreira de professor, pois, com ela reforçou o valor que cabe dar à curiosidade humana.

  • D.

    Além de alimentarmos nossa curiosidade, em conhecer o sentido de nossa presença e atuação, no universo, está também na hora de nos preocuparmos com a sobrevivência do nosso planeta.

  • E.

    Qualquer um de nós que tenha contato permanente com crianças e jovens sabe que, a todo instante, somos alvo de perguntas complexas, para as quais os cientistas, mesmo os maiores, não estão preparados.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Quando a aranha tece sua teia, ela faz sua teia com fios muito finos, de modo que os insetos não vêem esses fios, e não conseguem desvencilhar-se desses fios.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, respectivamente, por

  • A.

    faz-lhe − lhes vêem − deles

  • B.

    a faz − vêem eles − dos mesmos

  • C.

    faz ela − os vêem − deles

  • D.

    lhe faz − vêem-lhes − daqueles

  • E.

    a faz − os vêem − deles

As normas de concordância verbal encontram-se plenamente atendidas na frase:

  • A.

    A cada vez mais pessoas interessam verificar o que dizem as colunas de astrologia.

  • B.

    Não cabem as físicos e aos cientistas em geral explicar fenômenos que não ocorrem na natureza.

  • C.

    Se provas houvessem da ocorrência de tais fenômenos, os cientistas ficariam interessados.

  • D.

    Nenhuma das supostas “provas” oferecidas até hoje aos cientistas sequer chegou perto de os convencer.

  • E.

    Não se submetem às forças estranhas e aos “poderes” esotéricos quem só se deixa orientar pelos métodos científicos.

Está clara, correta e coerente a redação da seguinte frase:

  • A.

    O autor não esconde sua admiração com os valores da nossa cultura, aos quais ele considera tão estimulantes no sentido de revolucionar nosso ensino.

  • B.

    O autor considera alguns traços da cultura do povo brasileiro altamente estimulantes a uma verdadeira − e mesmo indispensável − revolução no nosso sistema de ensino.

  • C.

    Não seria preciso negligenciarmos quanto aos nossos valores culturais para se obter bons resultados numa revolução do nosso ensino, conforme o preconiza o autor.

  • D.

    Já devem ter ocorrido a muitas pessoas que as reformas são necessárias em nossa educação, mas poucas dão sugestões ou se atrevem a propor uma autêntica revolução.

  • E.

    O autor se mostra intransigente ao ser necessária uma revolução em nosso sistema de ensino, haja visto que chega a considerá-lo atualmente uma perda de tempo.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

No contexto da frase Como disse o físico I. I. Rabi, os cientistas são os "Peter Pans" da sociedade: querem permanecer crianças (...), os dois pontos assumem um sentido equivalente ao de uma expressão como

  • A. ainda assim.
  • B. em que pese.
  • C. conquanto.
  • D. ao passo que.
  • E. porquanto.

Quanto à acentuação, grafia das palavras e ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:

  • A.

    Uma revolução no ensino não se faz de modo fortuíto, mas voltada à uma transformação real e motivada das formas de pensamento.

  • B.

    Educação não é simples tarefa para filântropos, mas um emprendimento cultural que cabe à sociedade elevar à níveis de excelência.

  • C.

    Uma reforma não é o mesmo que uma revolução do ensino: falta àquela o teor de radicalismo necessário e conseqüente que é inerente a esta.

  • D.

    O autor recorreu a varias formas verbais no infinitivo para enfatisar o valor de cada ação que julga imprecindível à uma revolução no ensino.

  • E.

    Não será à partir de tímidas reformas que se provirá a educação dos meios para, de fato, construir pessoas e desenvolver idéias.

As questões de números 11 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

 

A afirmativa INCORRETA em relação à formação de palavras empregadas no texto é:

  • A.

    pesca é um substantivo formado a partir do verbo correspondente.

  • B.

    estrelas-do-mar é palavra composta por justaposição.

  • C.

    vivos e vida são palavras formadas por derivação sufixal.

  • D.

    biodiversidade é palavra formada por radical de origem grega que significa vida.

  • E.

    antiviral e anticancerígena são palavras formadas com prefixo de origem grega que significa idéia contrária.

As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado baixo.

 

Para responder às questões de números 6 e 7, considere a frase abaixo.

Assim, mesmo que tal evolução impacte as contas públicas ... (2° parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está também grifado na frase:

  • A.

    Entre os fatores apontados pela pesquisa, deve ser considerado o controle dos índices de inflação.

  • B.

    Com a valorização do salário mínimo, percebe-se um aumento do poder de compra dos trabalhadores mais humildes.

  • C.

    A última pesquisa Pnad assinala expressiva melhoria das condições de vida em todas as regiões do país.

  • D.

    É desejável que ocorra uma redução dos índices de violência urbana, consolidando as boas notícias trazidas pela pesquisa.

  • E.

    Segundo a pesquisa, a renda obtida por aposentados acaba sendo veículo de movimentação da economia regional.

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