Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Por tais caminhos, nem há liberdade, mas liberdades que se vão fazendo; não existe a história de uma liberdade única, e sim a grande diversidade, as histórias das liberdades, sempre no plural.
Sobre o período acima é correto afirmar:
o duplo paralelismo estabelecido articula-se por meio do mesmo instrumento, a correlação entre nem e mas.
a idéia de "pluralidade" está explicitamente referida, mas está presente, também, na própria composição dos paralelismos.
mas foi empregado com o mesmo valor encontrado em "Estou impressionada, mas muito impressionada mesmo!".
a substituição de tais por "semelhantes" mantém o sentido original da frase.
a substituição de que se vão fazendo por "contínuas" mantém o sentido original da frase.
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... algo que mantém a humanidade com um pé preso na barbárie. (2o parágrafo)
O sentido original da frase acima aparece, com outras palavras, em:situação que desfavorece o progresso de povos e de pessoas.
motivo que leva os homens à luta por propriedades e por sua identidade.
assunto que impossibilita o acesso de pessoas a bens de consumo.
fato que relembra o início do desenvolvimento sociocultural da humanidade.
aspecto que impulsiona o desenvolvimento favorável da população.
Atenção: As questões de números 1 a 7 referem-se ao texto que segue.
Considere as seguintes afirmações:
I. Depreende-se da leitura do texto que, ao contrário das práticas esotéricas, as práticas científicas atêm-se ao limite do campo dos fenômenos naturais.
II. Não há como negar que a força da nossa psique terá efeito positivo sobre nossa existência se nos submetermos aos poderes da esfera do irracional.
III. "Poderes", "saber" e "provas" vêm entre aspas porque o autor deseja assinalar a impropriedade do sentido com que elas estão empregadas.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, somente.
II e III, somente.
I e III, somente.
II, somente.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
A verdadeira liderança
Uma organização prestadora de serviços foi contratada para realizar um trabalho que envolveria vários de seus integrantes. Um destes, a certa altura, deixou de participar das atividades programadas. Então, o líder do grupo decidiu visitálo. Era uma noite muito fria, e encontrou o seu liderado em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde um fogo brilhante e acolhedor queimava as achas.
Sabendo o porquê da visita do líder, o liderado deu-lhe as boas-vindas, convidou-o a sentar-se em uma cadeira que estava perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente, porém não disse nada. Em silêncio, ambos contemplavam o estalar da lenha e a dança das chamas.
Quando passaram alguns minutos, o líder se levantou, foi para junto da lareira, examinou as brasas que se formaram e, cuidadosamente, selecionou a mais incandescente de todas, separando-a das demais e empurrando-a para o lado. Em seguida, sentou-se novamente, permanecendo silencioso.
O liderado quieto, porém fascinado, analisava todos os gestos do líder. Aos poucos, percebeu que a brasa, antes a mais viva de todas, ia perdendo, agora solitária, o brilho e o calor. Passados alguns minutos, apagou-se de vez.
O líder levantou-se, foi de novo para junto da lareira e manipulou novamente o carvão apagado, colocando-o de volta entre as brasas, no meio do fogo. Imediatamente o carvão voltou a incandescer, alimentado pelo calor dos outros carvões ardentes.
Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder levantou-se para ir embora. Quando se aproximou da porta, seu liderado lhe disse: "Você é um líder verdadeiro, obrigado por ter vindo e por me ensinar tanto por meio desse seu belíssimo sermão. Quero voltar ao convívio do nosso grupo."
(Ad
Cabe a um líder, ...... iniciativa costuma depender a orientação de um grupo de trabalho, incentivar aquele integrante ...... nota um declínio da auto-estima.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, respectivamente:Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Está corretamente entendida a seguinte expressão do texto:
único pressuposto histórico viável - singular e exeqüível conjectura histórica.
não no sentido preconizado - negando o caráter problematizado.
instaurar a inteireza do entendimento da questão - promover a compreensão do problema em sua totalidade.
se move dentro do âmbito de uma teoria geral - tem como parâmetro os rígidos preceitos da teoria universal.
solo em que medra - superfície em que míngua.
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O sentido original da expressão que está corretamente transcrito, em outras palavras, é:
na base de muitas postulações = como inúmeras teorias básicas.
pela volúpia do capital = pelo prazer da acumulação de bens.
uma compulsão pela diferença = a busca das desigualdades.
na exibição de bens, (regra geral, supérfluos) = na amostragem superficial de benefícios.
uma diversidade fundamental = com os vários fundamentos.
Atenção: Considere os textos abaixo para responder às questões de números 43 a 46.
Levando em conta que os elementos constitutivos do texto literário se associam na produção de sentidos conotativos, considere as afirmações que seguem.
I. No poema de Oswald de Andrade, o jogo estabelecido entre Postretutas e famias pode ter seu sentido associado a mesclado, que, na superfície do texto, é qualificativo de transatlântico.
II. No relato de Trevisan, beber rum da Jamaica, navio fantasma, lobo-do-mar e fragata, ao constituírem referências semânticas que revelam o imaginário de José, indiciam o temperamento rebelde e irascível da personagem.
III. Em Bonde, de Oswald de Andrade, "sacolejar", além de remeter ao efeito do movimento do bonde no corpo dos passageiros, pode ser também associado ao movimento que produziu, no corpo da linguagem, a alteração fonética em Postretutas.
IV. O neologismo onomatopéico Dlendlena adquire, no poema de Oswald de Andrade, o valor de signo motivado.
É correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
Empregou-se de acordo com o padrão culto a forma grifada em:
Provi os voluntários de todos os instrumentos necessários para o bom atendimento.
Se eles se indisporem com o atual diretor, terão problemas no fim do ano.
Caso ele se abstém de votar, será difícil justificar sua atitude.
Quando satisfazerem plenamente suas vaidades, entenderão que foram fúteis.
Sofreram tantos e tão variados revés na vida, que fortaleceram sua resistência.
A grafia de todas as palavras está correta na frase:
Muitas questões excedem o conhecimento humano e desabilitam a técnica, obrigando-nos a tergiversar, quando desferidas pelas crianças.
Num trecho de punjente beleza, Milan Kundera homenageiou a curiosidade e a solércia naturais das crianças.
A necessidade de rigor científico inflinge aos astrofísicos a limitação de improvisar hipóteses à guiza de respostas, quando interrogados.
Ao perscrultar os mistérios do universo, os cientistas volta-e-meia se deparam com questões que disbaratam as antigas certezas.
Investir na ciência não é delapidar o dinheiro público: é assegurar a provizão de conhecimentos que podem tornar melhor a vida de todos.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:
Segundo alguns cientistas, as mais brilhantes fórmulas da física ou da biologia é comparável ao que de melhor foi feito na literatura do século XX.
O princípio da economia aproxima a poesia, com seu inigualável poder de síntese, das equações matemáticas, que resumem grande quantidade de informações.
Nem sempre as informações que se encontra disponível para um cientista pode orientá-lo na busca de soluções para o problema que tentam resolver.
Cientistas, em toda a História, defende a idéia de que tanto a estética científica quanto a artística se caracteriza pela busca da ordem em seu mais alto grau.
A emoção é um dos ingredientes mais importantes da estética científica, embora se pensem que deve estar distantes dos objetivos dos pesquisadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...