Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Instruções: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto seguinte.

 

Quanto à pontuação, a frase inteiramente correta é:

  • A. Quando Rubem Braga já velho, compareceu ao evento programado, notou-se que, mais do que apenas abatido estava impaciente, com as perguntas que lhe faziam.
  • B. Ressalte-se que, houve antes de Rubem Braga cronistas importantes, mas nenhum deles se dedicou exclusivamente às crônicas, nem lhes deu como Braga, tal densidade poética.
  • C. Muitos trabalhadores do povo que jamais haviam merecido atenção mais séria, passaram a ser protagonistas, de inesquecíveis crônicas de Rubem Braga.
  • D. Nos jornais, ou em livros as crônicas de Braga costumam prender a atenção do leitor, com tanta intensidade que este não é capaz de arredar os olhos do texto, fascinado, que fica.
  • E. Não é de se imaginar, realmente, que um texto publicado em jornal possa aspirar à mesma permanência a que, em princípio, fariam jus os textos cuidadosamente editados em livro.

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Se passamos o dia entre esses pólos de flutuação ... (3° parágrafo)

 A frase em que se emprega uma palavra acentuada pela mesma norma que justifica o acento gráfico no vocábulo grifado acima é:

  • A.

    A tristeza é um sentimento saudável na vida das pessoas.

  • B.

    A vida pára e perde seu significado em momentos de tristeza.

  • C.

    Com freqüência, sentimo-nos tristes, sem mesmo saber o motivo.

  • D.

    Pesquisadores apontam com segurança o caráter inconstante da felicidade.

  • E.

    Após momentos de grande felicidade podem surgir sentimentos de tristeza.

 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

A frase que NÃO admite transposição para a voz passiva é:

  • A. Essa palavra sempre teria aberto as portas de uma vida melhor.
  • B. Continuamos a usar indiscriminadamente a palavrinha mágica.
  • C. O adjetivo sustentável exprime uma condição para desenvolvimento.
  • D. Cabe aos cientistas e a todos nós zelar pela qualidade da vida.
  • E. Sempre se deverá avaliar o sentido preciso dessa palavra mágica.

 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Cada intervenção na natureza de adequar-se a um planejamento pelo qual se garanta que a qualidade da vida seja preservada.

Os tempos e os modos verbais da frase acima continuarão corretamente articulados caso se substituam as formas sublinhadas, na ordem em que surgem, por

  • A. houve - garantiria - é
  • B. haveria - garantiu - teria sido
  • C. haveria - garantisse - fosse
  • D. haverá - garantisse - e
  • E. havia - garantiu - é

 LÍNGUA PORTUGUESA

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Atentando-se para o emprego de ambas as expressões sublinhadas, está inteiramente correta a redação da frase:

  • A. Os termos de que se compõe a alternativa apresentada induzem o pesquisado a uma determinada e previsível resposta.
  • B. Do que os pesquisadores não contavam foi a maneira por que os brasileiros responderam à alternativa.
  • C. A democracia, cujos méritos ninguém duvida, tem também alguns defeitos, aos quais muitas pessoas se mostram intolerantes.
  • D. Os tiranos e os déspotas, em cujo arbítrio derivam tantas atrocidades, costumam caluniar a democracia, regime que a nada os favorece.
  • E. Dado o caráter excludente da alternativa com a qual nos impuseram os pesquisadores, supunha-se de que caíssemos em sua armadilha.

Roberto Carlos já abordava o assunto ... (2a linha)

A frase em que o verbo exige o mesmo tipo de complemento que o do verbo grifado acima é:

  • A.

    A defesa da floresta é o objetivo de várias entidades, tanto do governo quanto da sociedade.

  • B.

    Grupos de ambientalistas, preocupados com a devastação da floresta, investiram na educação dos moradores.

  • C.

    As notícias sobre derrubada da floresta chegam diariamente à imprensa falada e escrita.

  • D.

    Apesar do controle governamental, a Amazônia perde enormes áreas de vegetação a cada ano.

  • E.

    O combate à destruição de árvores depende da mobilização de toda a sociedade.

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

− que podem rodar tanto com gasolina quanto com álcool − (1° parágrafo)

Os travessões isolam

  • A.

    opinião pessoal contrária à afirmativa anterior.

  • B.

    repetição da mesma idéia, com intenção de reforçar a exposição de fatos.

  • C.

    ressalva necessária à clareza do desenvolvimento das várias idéias do parágrafo.

  • D.

    comentário explicativo acrescentado ao parágrafo.

  • E.

    esclarecimento importante para evitar incoerência na frase.

A língua começou a uniformizar-se e a exportar traços comuns para o Brasil inteiro pelas rotas comerciais que a exploração do ouro criou.

Se na frase acima substituirmos a forma verbal criou pela forma deu ensejo, o termo que deverá dar lugar à expressão

  • A. a cujas.
  • B. de cujas.
  • C. de onde.
  • D. a que.
  • E. com que.

PORTUGUÊS

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

É adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A. Apenas uma avaliação justa de sua redação – eis tudo o que o jovem Drummond aspirava.
  • B. "Insubordinação mental" foi a justificativa à qual recorreu a direção da escola para expulsar o adolescente.
  • C. "Subordinação mental" é a expressão à que chega o autor, subentendendo o sentido de uma outra.
  • D. Entendendo o rapaz que não fazia jus aquela nota, solicitou ao professor uma nova avaliação.
  • E. O caso narrado deixa claro de que pequenas injustiças podem gerar grandes ressentimentos.

Atenção: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto que segue: um trecho das memórias do poeta pernambucano Manuel Bandeira.

falta ou ocorrência indevida do sinal de crase em:

  • A. Ao aludir a tropa de choque dos artistas modernos, o poeta-crítico mostrou-se alinhar à uma tendência da linguagem da época.
  • B. Não cabe à crítica apenas dar valor a uma determinada obra de arte; cabe a ela, igualmente, aspirar à orientação do artista, em suas futuras iniciativas.
  • C. Entre a poesia e a crítica de arte, Manuel Bandeira se refere àquela com mais carinho, pois foi como poeta que deu impulso maior à imaginação.
  • D. Convidado a colaborar como crítico de arte, o poeta não se fez de rogado e se entregou a essa tarefa com ânimo e expectativa.
  • E. Nem sempre é dada a quem compõe ou pinta a compreensão necessária para atribuir à crítica a utilidade que esta pode ter.
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