Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Está correto o emprego da expressão sublinhada na frase:

  • A.

    É nociva a exposição às cenas de violência a que estão sujeitas as crianças.

  • B.

    Os fatos violentos de que se deparam as crianças multiplicam-se dia a dia.

  • C.

    O autor refere-se a um tempo em cujo os índices de violência eram bem menores.

  • D.

    As tensões urbanas à que se refere o autor já estão banalizadas.

  • E.

    As mudanças sociais de cujas o autor está tratando pioraram a qualidade de vida.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    O homem não prescinde das instituições, com as quais costuma se valer para a organização da sociedade.

  • B.

    Sem as instituições, nas quais é possível atribuir a propriedade do disfarce, não haveria formas de organização social.

  • C.

    Nos piores momentos da história, aonde vicejam os regimes de exceção, o homem reconhece sua vocação mais nefasta.

  • D.

    A desmoralização das instituições públicas é uma iniciativa de cuja responsabilidade se deve aos delinqüentes de todo tipo.

  • E.

    Criando instituições, para cuja estabilidade concorre o esforço de muitos, os homens buscam se reconhecer como cidadãos.

LÍNGUA PORTUGUESA

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

A bacia de alumínio não tinha função, então o pai resolveu tomar a bacia como um recipiente para as quinquilharias sem uso, atribuiu à bacia um nome poético e passou a guardar essas quinquilharias na bacia de alumínio.

Evitam-se as repetições viciosas da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, preservando a ordem em que surgem, por:

  • A. tomá-la - atribuiu-a - guardar-lhes nela.
  • B. tomar-lhe - atribuiu-lhe - as guardar nesta.
  • C. tomar ela - atribuiu-lhe - guardá-las na mesma.
  • D. tomar-lhe - atribuiu-a - guardar-lhes nela.
  • E. tomá-la - atribuiu-lhe - guardá-las nela.

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Instruções: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Quanto ao sentido, estabelecem entre si uma relação de oposição as seguintes expressões:

  • A.

    páginas circunstanciais / entretenimento passageiro

  • B.

    falando laconicamente / respondia monossilabicamente

  • C.

    recolhendo suas observações / remoendo seus segredos

  • D.

    um gênero considerado "menor" / um posto de dignidade tal

  • E.

    recusaram-se a ser um entretenimento passageiro / resistem a tantas leituras quantas se façam delas

Mas, se há semelhanças entre a língua do Brasil de hoje e o português antigo, há ainda mais diferenças.

A frase acima conserva a correção e o sentido caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por

  • A. havendo semelhanças - haveria ainda mais diferenças.
  • B. mesmo que haja semelhanças - há também diferenças.
  • C. houvesse semelhanças - haveria também diferenças.
  • D. no caso de haver semelhanças - as diferenças seriam mais numerosas.
  • E. conquanto haja semelhanças - as diferenças são em maior número.

As questões de números 7 a 13 apóiam-se no texto apresentado abaixo.

Pesquisadores que ...... na defesa da ararinha-azul sabiam que ...... difícil impedir a extinção delas.

A colocação pronominal está correta nas formas

  • A.

    se envolveram - seria-lhes

  • B.

    se envolveram - lhes seria

  • C.

    envolveram-se - lhes seria

  • D.

    envolveram-se - ser-lhes-ia

  • E.

    envolveram-se - seria-lhes

Sabe-se que sentenças são orações com sujeito (o termo a respeito do qual se declara algo) e predicado (o que se declara sobre o sujeito). Na relação seguinte há expressões e sentenças:

1. Três mais nove é igual a doze.

2. Pelé é brasileiro. 3. O jogador de futebol.

4. A idade de Maria.

5. A metade de um número.

6. O triplo de 15 é maior do que 10.

É correto afirmar que, na relação dada, são sentenças apenas os itens de números

  • A.

    1, 2 e 6.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    3, 4 e 5.

  • D.

    1, 2, 5 e 6.

  • E.

    2, 3, 4 e 5.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Ambos os termos sublinhados são exemplos de uma mesma função sintática na frase:

  • A.

    O pai usa o termo poeta como uma espécie de xingamento.

  • B.

    Ele lê furiosamente e curte termos anacrônicos.

  • C.

    Lá viverão as quinquilharias de que meu pai se descartou.

  • D.

    Enquanto lia esse texto, lembrei-me de um livro que Drummond escreveu.

  • E.

    A gente, dizia Jorge Luis Borges, é obrigado a se relacionar com poetas.

As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto seguinte.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

Está correto o emprego de ambas as formas sublinhadas na frase:

  • A.

    Assisti ao jogo, mas não o dei toda a atenção que queria, pois a correria das crianças não me permitiu concentrar-lhe.

  • B.

    Queria saber porque algumas pessoas torcem contra seu país, contra a seleção que, afinal de contas, lhes representa numa Copa do Mundo.

  • C.

    Sem explicar o porquê de tanta indiferença, muita gente, enquanto transcorrem os jogos da Copa do Mundo, ignora-os por completo.

  • D.

    Os laços familiares são importantes, não há porque relegar-lhes a um segundo plano, por mais intensas que sejam as emoções de uma Copa.

  • E.

    Os homens ligam a televisão, mantêm-lhe o olhar nela sem piscar, nada lhes afasta de seu posto, durante uma Copa.

As questões de números 11 a 17 referem-se ao texto abaixo.

Também ilusória era a expectativa de que a razão baniria as marcas remanescentes de escuridão, ignorância e injustiça, e anunciaria uma era de progresso incessante.

 A nova redação para a frase acima, que não prejudica o sentido original, é:

  • A.

    Do mesmo tipo era a ilusão de esperar que a razão destruísse qualquer traço de incipientes escuridão, ignorância e injustiça, e que pudesse anunciar uma era de desenvolvimento perene.

  • B.

    Constituía igualmente ilusão a esperança de que a razão fosse eliminar todo vestígio de permanência de escuridão, ignorância e injustiça, e viesse a ser o limiar de um tempo de contínuo progresso.

  • C.

    O desejo de ver a razão banindo os caracteres distintivos da escuridão, ignorância e injustiça e possivelmente anunciando o tempo do progresso incessante revelou-se mais uma ilusão.

  • D.

    A vontade de que os traços imperecíveis de escuridão, ignorância e injustiça pudessem ser banidos pela razão e fossem o início de uma fase eternamente próspera foi também uma ilusão.

  • E.

    Era ilusória, da mesma forma, a idéia de serem banidos os emergentes traços de escuridão, ignorância e injustiça, e a idéia de que a razão anunciasse uma era de intenso desenvolvimento.

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