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As questões de números 13 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
(criados, pajens, oficiais...)
O uso dos parênteses indica, no texto.
uma informação desnecessária.
uma série explicativa.
a repetição de uma idéia.
uma idéia fora de contexto.
um pensamento interrompido.
As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase corretamente pontuada é:
As ilhas isoladas, do mundo e livres, da interferência humana sempre apareceram em lendas e histórias como lugares onde todas as fantasias podem, realizar-se.
As ilhas isoladas do mundo e livres da interferência humana sempre apareceram em lendas, e histórias como lugares onde, todas as fantasias podem, realizar-se.
As ilhas isoladas, do mundo e livres da interferência humana sempre apareceram, em lendas e histórias como lugares onde todas as fantasias, podem realizar-se.
As ilhas, isoladas do mundo e livres da interferência humana, sempre apareceram em lendas e histórias, como lugares onde todas as fantasias podem realizar-se.
As ilhas isoladas do mundo e livres, da interferência humana sempre, apareceram em lendas e histórias como lugares onde, todas as fantasias podem realizar-se.
As questões de números 47 a 50 referem-se ao texto que segue.
No contexto em que se emprega, o elemento sublinhado em
dispersão da renda e da propriedade tem o sentido de dissolução dos proventos.
ausência de subordinação hierárquica significa insurgência.
é uma entidade autárquica significa instituição modelar.
Consolidá-lo como instrumento dinâmico tem o sentido de meio ativo.
fundamentada na livre iniciativa significa admissão irrestrita.
As questões de números 51 a 58 referem-se à crônica que segue.
A frase em que se acatam inteiramente as normas de concordância verbal é:
Não ocorria a quaisquer dos grandes escritores da época napoleônica perguntar-se o sentido que havia em escrever romances.
Verifica-se, examinando-se o panorama cultural e político do século XIX, muitas convergências entre o poder das armas e o das letras.
Poucas opções haviam tão vigorosas e vitais quanto a da carreira literária, nos idos dos séculos XVIII e XIX
Não se estendem a todos os que fracassam em seus projetos literários a compensação das prerrogativas de que se goza nas atividades políticas ou militares.
Napoleão, com suas pretensões literárias, com os contos e poemas de sua juventude, buscavam erguer-se às alturas em que pairavam escritores como Victor Hugo.
As questões de números 41 a 46 referem-se à crônica que segue.
Está clara e correta a articulação entre os tempos verbais na seguinte frase:
Poucos anos depois de Napoleão ter assumido o poder, Victor Hugo empolgara as multidões com romances que em nada lembrassem a linguagem das conclamações e panfletos.
Não há como não ter inveja de uma época em que grandes escritores e grandes políticos gozavam de igual prestígio, em que a ninguém ocorria duvidar da função social que a literatura exercia - função que exerce ainda hoje, aliás, apesar de tudo.
Àquele tempo, aceitava-se o fato de que o mundo teria sido interpretado pelos escritores e intelectuais, à medida que viessem a escrever as obras que funcionaram como lúcidos espelhos da vida social.
Há tempos a literatura deixaria de representar uma opção tão vigorosa quanto têm sido as conquistas militares, embora os escritores continuem a escrever romances em que se desenhara perfeitamente o retrato de uma época.
Pode-se discutir o fato de que os escritores de hoje têm perdido a respeitabilidade, pois o alto índice de vendas de tantos romances pareceria indicar que os ficcionistas contassem ainda com grande acolhimento do público.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Há plena observância da necessidade de utilização do sinal de crase em:
Não espantou à maioria das pessoas que o caso de Amina tenha chegado à uma solução tão feliz, pois acreditavam que o tribunal nigeriano seria sensível à pressões internacionais.
Pouco à pouco, a Anistia Internacional e outras organizações congêneres vão ascendendo àquele mais alto patamar de respeitabilidade, à que sempre fizeram jus.
Não se impute à corte nigeriana qualquer culpa pelo fato de se ater às leis do país, pois é a estas, e não a outras, que lhe cabe dar cumprimento.
Aqui e ali se verifica, à toda hora, algum tolerado desacato às nossas leis; que faríamos se os nigerianos nos conclamassem a cessação dessa permanente afronta às nossas normas legais?
Tendo em vista à condenação do acusado de sodomia a morte por apedrejamento, e à falta de indícios positivos, não se confira a absolvição de Amina um significado maior do que o de uma concessão.
Ao se lembrar do tempo em que iniciava os primeiros estudos, o narrador destaca o
tratamento sempre rigoroso sofrido por ele, como por todos os alunos de escola pública, naquela época.
privilégio de sua situação social, decisivo para o estabelecimento de diferenças de tratamento.
constrangimento sofrido pelo menino, quando era alvo das excessivas atenções de sua primeira professora.
tratamento especial que recebia na escola, em virtude da superioridade de sua inteligência e de seu interesse pelo saber.
constrangimento que sofria por se sentir um privilegiado entre os colegas de sala, um tanto mais pobres do que ele.
As expressões botaram-me para aprender, fui ali recebido, mandaram-me para a aula de outro professor indicam
as iniciativas tomadas pelo menino nas situações de aprendizagem.
a benevolência com que os adultos atendiam aos desejos do menino.
a passividade de alguém cujo destino é decidido pelos outros.
o autoritarismo com que era tratado o menino durante as aulas.
o pouco caso que o menino fazia das ordens dos adultos.
No último parágrafo, a informação contida na frase Havia para mim um regime de exceção é exemplificada pelas seguintes frases:
I. A tabuada era cantada em coro.
II. Muitos deles eram moradores do engenho.
III. Existia um copo separado para eu beber água.
IV. Os outros meninos sentavam-se em caixões de gás.
A exemplificação ocorre APENAS em
I e II
II e III
I e III
II e IV
III e IV
De acordo com o texto, o sentimento que tem o menino, na condição de que desfruta na sala de aula, é o da
ampla solidariedade com os colegas.
piedade pela humilhação que sofrem os colegas.
intolerância para com o professor.
satisfação com a desigualdade.
revolta contra os castigos aplicados.
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