Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Empregam-se corretamente as expressões destacadas em:

  • A. O crime racial constitui uma maneira de penalizar aqueles de que se deixam levar por atitudes que rejeitam um outro a quem se é diferente.
  • B. As ações movidas por preconceito, aonde se observa um juízo prévio de um indivíduo de que não se conhece muito bem, devem ser repreendidas.
  • C. A propagação de preconceitos, fenômeno pelo qual todos podemos ser responsáveis, deve ser abrandada por penalizações rigorosas, às quais os infratores estejam sujeitos.
  • D. O preconceito é uma maneira com que os grupos sociais encontraram para excluir aqueles que são considerados estranhos e de quem não se confia.
  • E. As leis são um meio ao qual o preconceito pode ser contido, mas não extinto, pois ele estará presente mesmo nas culturas às quais o punem com rigor.

As normas de concordância verbal acham-se plenamente observadas na frase:

  • A. Devem-se ressaltar, como efeito colateral dos bombardeios, os terrores a que foi submetida a população civil, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • B. Espantam-nos a todos, até hoje, que famílias americanas, com suas cestas de piquenique, deram-se ao luxo de assistir à primeira batalha da Guerra Civil.
  • C. A importância simbólica dos bombardeios que os alemães promoveram contra os ingleses excediam quaisquer vantagens do ponto de vista estratégico.
  • D. É a falta de discriminação dos alvos dos bombardeios que acabam por tornar especialmente monstruosas as operações bélicas em curso no nosso tempo.
  • E. Consideram-se como responsável pela multiplicação de vítimas civis das guerras modernas a associação criminosa de duas técnicas mortais.

Estará plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na completude da seguinte frase: Não houvessem os alemães bombardeado Londres, provavelmente

  • A. não ocorrera o bombardeio que tivesse arrasado Dresden.
  • B. foi evitado o bombardeio que tinha arrasado Dresden.
  • C. não ocorreria o bombardeio que arrasou Dresden.
  • D. terá deixado de ocorrer o bombardeio que arrasasse Dresden.
  • E. tinha sido evitado o bombardeio que arrasará Dresden.

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A. Sob o ponto de vista dos chamados “estragos colaterais”, entendidos como efeitos abrangentes da violência das guerras, os conflitos antigos não eram apoteoses tétricas, de vez que se limitavam, quase sempre, à conflagração entre soldados, poupando-se, assim, a população civil.
  • B. Sob o ponto de vista, dos chamados “estragos colaterais” entendidos como efeitos abrangentes da violência das guerras, os conflitos antigos não eram apoteoses tétricas, de vez que se limitavam quase sempre, à conflagração entre soldados poupando-se assim a população civil.
  • C. Sob o ponto de vista dos chamados “estragos colaterais”, entendidos como efeitos abrangentes da violência das guerras, os conflitos antigos, não eram apoteoses tétricas, de vez que se limitavam quase sempre, à conflagração entre soldados poupando-se, assim, a população civil.
  • D. Sob o ponto de vista, dos chamados “estragos colaterais”, entendidos como efeitos abrangentes, da violência das guerras, os conflitos antigos não eram apoteoses tétricas de vez que, se limitavam, quase sempre, à conflagração entre soldados poupando-se assim, a população civil.
  • E. Sob o ponto de vista dos chamados “estragos colaterais” entendidos como efeitos abrangentes, da violência das guerras, os conflitos antigos não eram apoteoses tétricas, de vez que, se limitavam, quase sempre à conflagração entre soldados, poupando-se assim a população civil.

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

  • A. Suspeita-se de que o emprego da ênfase implique quase sempre à exageros inconvenientes.
  • B. A ênfase é um recurso do qual, sempre que possível, devemos abrir mão, para não incorrermos em excessos imprudentes.
  • C. Um sentimento de cuja expressão queremos verdadeira não deve submeter-se à formas descontroladas de teatralização.
  • D. O efeito da ênfase em que costumamos nos orgulhar costuma ser o contrário daquilo pelo que aspirava a nossa intenção.
  • E. Os excessos de linguagem, de cujos tanta gente faz uso, constituem um defeito em que nem todos se dão conta.

Nos casos de uso indiscriminado da ênfase, atribui-se à ênfase um efeito retórico que na verdade enfraquece a ênfase, em vez de explorar os atributos da ênfase que podem justificar a ênfase como um expediente de bom estilo.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se corretamente os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. atribui-se à ela − lhe enfraquece − explorar seus atributos − justificá-la
  • B. atribui-se a ela – a enfraquece − explorar seus atributos − justificá-la
  • C. a ela se atribui − enfraquece-lhe − explorá-la nos atributos − justificá-la
  • D. atribui-lhe − a enfraquece − lhe explorar os atributos − lhe justificar
  • E. se lhe atribui − enfraquece-a − explorar seus atributos − justificar-lhe

Atente para o que se afirma abaixo.

I. Num autêntico tour de force consentido, pouco espaço é destinado à criatividade. Sem prejuízo da correção, o sinal indicativo de crase deve ser suprimido, caso o termo “criatividade” seja substituído por “inovar”.

II. Sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, o verbo “produzir” pode ser flexionado indiferentemente no singular ou no plural, sem prejuízo da correção, em: Mas também se produzem modos de apropriação dos lugares.

III. A frase Os pacotes turísticos tratam o turista como mero consumidor não admite transposição para a voz passiva.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I e II.
  • C. I.
  • D. I e III.
  • E. II.

No uso popular e poético emprega-se o termo com frequência para exprimir a aspiração a estados ou objetos desconhecidos e apenas pressentidos ou vislumbrados, os quais, no entanto, se julgam mais perfeitos que os conhecidos e os quais se espera alcançar ou obter no futuro. (3º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima podem ser substituídos, sem prejuízo da clareza e da correção gramatical, respectivamente, por:

  • A. que - onde
  • B. que - que
  • C. onde - cujos
  • D. cujos - que
  • E. onde - de que

O termo entre parênteses preenche corretamente a lacuna da frase em:

  • A. A mudança, começaram ...... senti-la apenas os descendentes dos escravos. (à)
  • B. Não foi apenas com o intuito de libertar ...... escravos que se promulgou a lei Áurea. (aos)
  • C. As condições iniciais dos libertos eram muito próximas ...... de escravidão. (as)
  • D. ...... vésperas do século XX ainda eram debatidas questões como a escravidão. (Às)
  • E. Muito embora lhes fosse conferida ...... condição de liberto, muitos continuavam subjugados. (à)

As normas de concordância estão respeitadas em:

  • A. Deflagrada em 1789 com a queda da Bastilha − prisão parisiense onde se confinava criminosos e dissidentes políticos − a Revolução Francesa levou milhares de condenados à guilhotina.
  • B. A maré das inovações democráticas na Europa e nos Estados Unidos chegariam com algum atraso ao Brasil, mas com efeito igualmente devastador.
  • C. As ideias revolucionárias do século 18, apesar do isolamento do país, viajava na bagagem da pequena elite brasileira que tivera oportunidade de estudar em Portugal.
  • D. No final do século 18, haviam mudanças profundas na tecnologia, com a invenção das máquinas a vapor protagonizadas pelos ingleses.
  • E. Em 1776, ano da Independência dos Estados Unidos, havia nove universidades no país, incluindo a prestigiada Harvard, e chegava a três milhões de exemplares por ano a circulação de jornais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...