Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As cartas e os ofícios, quando dirigidos com o mesmo conteúdo para muitas pessoas, dentro e fora da instituição, são chamados

  • A. representações.
  • B. editais.
  • C. convocações.
  • D. citações.
  • E. circulares.

A frase cuja REDAÇÃO está inteiramente clara e correta é:

  • A. Para quem acredita em destino e que o dia da morte está marcado, nada nem ninguém pode alterá-la ou prolongá-la, e nenhum remédio poderia ser proscrito para salvar aquele que já está condenado.
  • B. Não foi absolutamente efêmera há glória de Gonçalves Dias, mas ao contrário duradoura e imperecível, já que ainda hoje o autor da “Canção do exílio” é considerado um dos maiores poetas brasileiros de que conhecemos.
  • C. Outra extraordinária coincidência na biografia de Gonçalves Dias é a composição de um poema chamado “O mar”, em cujos versos aquele que viria a morrer num naufrágio alude ao “oceano terrível” e à própria morte.
  • D. Senão tivesse morrido no naufrágio do Ville de Boulogne, é possível que Gonçalves Dias não sobreviveria muitos dias à seu desembarque, pois seu estado de saúde era de fato muito grave.
  • E. Ser dado por morto e estar bem vivo, numa experiência das mais inquietantes que o ser humano pode vir a conhecer, cuja é talvez ainda mais terrificante quando se depara de repente com a notícia da própria morte.

Pesquisas que ...... a identificar sítios geoturísticos poderão favorecer o turismo em bases sustentáveis. O geoturismo, assim, ...... assumir um grau de importância estratégica para o futuro do desenvolvimento turístico do Brasil, desde que não ...... danos aos sítios geológicos, como a remoção ilegal de fósseis e minerais.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A. se proporem – deverá – ocorrem
  • B. se proporiam – devia − ocorresse
  • C. proporem-se – deveria – ocorram
  • D. se propuserem − deve − ocorram
  • E. propuserem-se – deverá − ocorrem

Suspensa a sessão, começaram as homenagens...

O segmento grifado exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento também grifado em:

  • A. As comunicações se arrastavam a passo de cágado.
  • B. O brigue chegou a Marselha com um morto a bordo.
  • C. Ao ler o seu necrológio no jornal outro dia...
  • D. Terá sido devorado pelos tubarões.
  • E. ... dois meses depois chegou o desmentido...

Ambas as palavras têm certa equivalência no tocante ao seu sentido intermediário... (último parágrafo)

Mantendo-se o sentido e a correção gramatical, o segmento destacado acima pode ser substituído, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, por:

  • A. quanto à
  • B. com relação a
  • C. já que
  • D. uma vez que
  • E. salvo

Vamos, confesse. Confesso. Eu queria um boi perdido no asfalto; sei que era exatamente isso o que eu queria... (3º parágrafo)

Mantendo-se a correção, uma pontuação alternativa para o trecho acima encontra-se em:

  • A. − Vamos! confesse − confesso: − Eu queria um boi perdido no asfalto... sei que era, exatamente, isso o que eu queria.
  • B. − Vamos − confesse. − Confesso: eu queria um boi perdido no asfalto (sei que era exatamente isso o que eu queria).
  • C. − Vamos, confesse! − Confesso: eu queria um boi perdido no asfalto... sei que era exatamente isso o que eu queria.
  • D. − Vamos: − Confesse. − Confesso: eu queria um boi − perdido no asfalto −; sei que era exatamente isso o que eu queria.
  • E. − Vamos − confesse: confesso. Eu queria um boi perdido no asfalto − sei que era exatamente isso o que eu queria.

Ocorre o emprego da voz passiva na seguinte construção:

  • A. O estudo foi realizado com pessoas de 9 a 16 anos... (segundo parágrafo).
  • B. As crianças aprendem a navegar na web... (primeiro parágrafo).
  • C. As informações são do relatório mais recente... (segundo parágrafo).
  • D. ... as crianças mais acessam a internet por dispositivos móveis (segundo parágrafo).
  • E. ... 57% dos pequenos de até 5 anos sabem usar aplicativos... (primeiro parágrafo).

Embora M. Rodrigues Lapa [...] empregue esse termo como “ânsia do infinito”... (1º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está empregado em:

  • A. ... que Rodrigues Lapa atribuiu à saudade. (3º parágrafo)
  • B. ... e para os conteúdos perdidos que o passado abrigava. (1º parágrafo)
  • C. ... sem que, contudo, lhe seja inerente toda a escala cromática de valores... (2º parágrafo)
  • D. ... que relembra os tempos idos... (4º parágrafo)
  • E. ... ao passo que a “sehnsucht” seria a expressão da adolescência... (4º parágrafo)

O termo que é empregado para estabelecer relação de comparação na seguinte passagem do texto:

  • A. Eu já fui um sujeito muito polêmico, daqueles que têm a última palavra. (1º parágrafo)
  • B. Minha chatice argumentativa era mais ingênua que beligerante. (1º parágrafo)
  • C. Mas comecei a perceber que as pessoas se irritavam. (2º parágrafo)
  • D. Decidi, então, limitar o número de vezes que argumento a respeito de qualquer coisa. (2º parágrafo)
  • E. E faço o possível para que a derradeira não seja provocativa. (2º parágrafo)

Entre outros aspectos, a comunicação oficial deve utilizar, em sua redação,

  • A. o tom aconchegante e a segunda pessoa do singular.
  • B. a padronização e a informalidade.
  • C. o apuro estilístico e a coloquialidade.
  • D. a concisão e a clareza.
  • E. o padrão culto da língua e o chamado gerundismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...