Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da pontuação do texto, considere:

I. Sem prejuízo da correção e do sentido, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após lei, no segmento À lei igual para todos (6º parágrafo).

II. Mantendo-se a correção e o sentido, uma pontuação alternativa para um segmento do texto é: um símbolo atravessou os séculos: a deusa Têmis, imponente figura feminina, com os olhos vendados e carregando, em uma das mãos, uma balança e, na outra, uma espada... (1º parágrafo).

III. Sem prejuízo da correção, a vírgula empregada imediatamente após individual, no segmento ...mas é um bem individual, identificado com a felicidade, com os direitos inatos, pode ser suprimida. (5º parágrafo)

Está correto o que se afirma APENAS em:

  • A. I e II.
  • B. I.
  • C. I e III.
  • D. II.
  • E. II e III.

...os supostos da modernidade (...) dependem, para se materializarem, da força do Judiciário...

O verbo que possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento que o sublinhado acima está empregado em:

  • A. ...os preceitos da igualdade prevaleçam na realidade concreta.
  • B. ...carregando em uma das mãos uma balança...
  • C. O justo não é mais correspondente à função...
  • D. ... e vive da desigualdade...
  • E. ... que ocorreram da Antiguidade grega até nossos dias.

O segmento em que se restringe o sentido do termo imediatamente anterior encontra-se em

  • A. ...imponente figura feminina... (1º parágrafo)
  • B. ...particularmente a liberdade e a igualdade... (7º parágrafo)
  • C. ...que enfrentava no Olimpo o deus da guerra... (8º parágrafo)
  • D. ... que constrói e busca a igualdade. (8º parágrafo)
  • E. ...que tem valor em si mesmo... (3º parágrafo)

Está correta a redação do comentário que se encontra em

  • A. Historicamente, o processo de ampliação dos direitos que compõe a cidadania representou uma redução nos níveis de exclusão social.
  • B. Perante a lei, todos usufruem de igual direito à segurança, à propriedade, à não ser condenado sem o devido processo legal etc.
  • C. Um dos mais importantes efeitos da incorporação de direitos na sociedade é a redução da distância entre indivíduos.
  • D. Concebida nos séculos XVII e XVIII, a doutrina dos direitos dos homens amalga-se à declaração de independência dos Estados Unidos.
  • E. Os direitos sociais tem por objetivo um padrão mínimo de igualdade no que se referem ao usufruto dos bens coletivos.

As leis humanas são falíveis, os homens desrespeitam as leis humanas e destituem as leis humanas do sentido de uma profunda equidade que deveria reger as leis humanas.

Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. desrespeitam a elas − destituem-nas − deveria reger- lhes
  • B. desrespeitam-lhes − as destituem − deveria regêlas
  • C. desrespeitam-nas − lhes destituem − lhes deveria reger
  • D. lhes desrespeitam − destituem-lhes − deveria regê- las
  • E. desrespeitam-nas − destituem-nas − as deveria reger

Quando a embarcação na qual ele navegava entrou inadvertidamente no raio de ação das sereias... (4º parágrafo)

Sem prejuízo para a correção e o sentido original, o segmento grifado acima pode ser corretamente substituído por:

  • A. à qual
  • B. em que
  • C. cuja
  • D. a que
  • E. da qual

Sem prejuízo para a correção e a lógica, uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de

I. mostra, na frase Um estudo publicado recentemente mostra que a civilização maia... (1º parágrafo)

II. abandonada, na frase No final do século IX a área foi abandonada e os motivos que levaram ao seu colapso ainda são questionados e debatidos pelos pesquisadores. (5º parágrafo)

III. Scarbourough, na frase Para Scarborough é muito difícil dizer o que de fato aconteceu. (5º parágrafo)

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. II.
  • E. III.

Pereira pretendia levar à tela o livro São Bernardo (1934), de Graciliano. (6º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está empregado em:

  • A. Criei uma história original...
  • B. O cineasta viu o autor uma única vez...
  • C. ... que se mata no fim do romance.
  • D. A relação artística começaria de fato uma década depois...
  • E. ... e imaginava um desfecho positivo para ela.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A. Pelo simples fato de ignorarmos o futuro, Guyau não desiste de valorizar no presente às ações que poderão projetar-se nele.
  • B. O desconhecimento do futuro não nos exime de sermos responsáveis por tudo aquilo que empreendemos.
  • C. Sendo certo que o Desconhecido cercea nossa vida, nem por isso deixaremos de investir sobre o nosso futuro.
  • D. Está no futuro o sentido mesmo de tudo o que nos dispormos a fazer nos limites naturais do tempo presente.
  • E. Mesmo sem assenhorearmos qualquer certeza diante do futuro, nossas ações presentes ressalvam toda liberdade.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se concordando com o elemento sublinhado na frase:

  • A. trabalhos que a gente (executar) sem imaginar o sentido que ganharão no futuro.
  • B. Os minutos de que se (necessitar) viver plenamente devem trazer consigo uma expectativa de futuro.
  • C. As privações que me (competir) enfrentar não devem desestimular meus empreendimentos.
  • D. As incertezas quanto ao meu próprio futuro não (dever) eximir-me de ser responsável por minhas decisões.
  • E. Os desafios que cada um de nós hoje se (obrigar) a enfrentar fortalecem-nos diante do futuro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...