Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Nordeste não vem em sua poesia como um tema ou uma imposição doutrinária... (Texto III, 3º parágrafo)

Nos segmentos transcritos do Texto III, o verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:

  • A. ... fez como um desterrado...
  • B. ... "as impressões dum homem que esteve no cárcere".
  • C. ... que tudo via em névoa...
  • D. ... a que sai das fontes mais preciosas do coração.
  • E. E que voltasse com todos os sentidos atacados de fome.

E são estes poemas mesmo um canto comovido à terra de que ele esteve segregado. (Texto III, 1º parágrafo)

A expressão grifada acima deverá preencher corretamente a lacuna existente em:

  • A. Na época ...... o poeta esteve preso a regras, seus versos perderam muito em emoção lírica.
  • B. O artificialismo ...... se prendem alguns poetas compromete a sincera expressão de seus sentimentos.
  • C. A obra ...... se fala contém versos que demonstram o verdadeiro lirismo de seu autor.
  • D. Os estímulos ...... um poeta compõe sua obra se originam na realidade vivida e transformada por ele.
  • E. Despertam emoção aqueles versos ...... traduzem a sensibilidade de um reconhecido poeta.

... que acompanham as fronteiras ocidentais chinesas...

O verbo que, no contexto, exige o mesmo tipo de complemento que o da frase acima está em:

  • A. A Rota da Seda nunca foi uma rota única...
  • B. Esses caminhos floresceram durante os primórdios da Idade Média.
  • C. ... viajavam por cordilheiras...
  • D. ... até cair em desuso, seis séculos atrás.
  • E. O maquinista empurra a manopla do acelerador.

... em contato com uma das nossas maiores riquezas: a interpretação de culturas, entre nós tão livre... O segmento introduzido pelos dois-pontos, no final do Texto IV, tem sentido

  • A. opinativo, ao introduzir citação de interlocutor especialista no assunto desenvolvido.
  • B. conclusivo, por condensar a ideia defendida no desenvolvimento textual.
  • C. restritivo, pois impõe um limite à expressão que surge anteriormente a ele.
  • D. explicativo, ao especificar o sentido da expressão que o antecede.
  • E. enumerativo, porque há nele exposição de alguns itens transcritos da obra sob análise.

Nas frases transcritas do Texto IV, o verbo que deverá permanecer no singular, mesmo com a substituição do segmento grifado pela proposta entre parênteses, está em:

  • A. ... o estrangeiro que se aproxima da poesia brasileira... (os sentidos do estrangeiro)
  • B. Não lhe falta o contato com a realidade afro-nordestina... (os valores da vivência)
  • C. ... movimento dos nossos dias que (...) teve, entretanto, condições próprias... (tendências de composição poética)
  • D. ... que foi uma espécie de parente pobre... (manifestações de parente pobre)
  • E. Experiência brasileira não falta a Jorge de Lima ... (Vivências da realidade brasileira)

O sentido das palavras surpreendia e espantoso (ambas do primeiro parágrafo) é posteriormente retomado no texto pela palavra:

  • A. suspeita.
  • B. vetusta.
  • C. suavemente.
  • D. memória.
  • E. alumbramento.

No contexto do texto, o autor utiliza os pronomes seu (no primeiro parágrafo) e sua (no último) para se referir, respectivamente, a:

  • A. Nei Maia e Oscar Niemeyer.
  • B. Grande Hotel e Oscar Niemeyer.
  • C. Ouro Preto e Hotel do Nei Maia.
  • D. Mariana e Rua Passos Manuel.
  • E. Hotel do Niemeyer e Rio de Janeiro.

No período É possível que eu o diga de um modo que provavelmente pareça patético, o autor utiliza os verbos dizer e parecer no presente do subjuntivo. Encontram-se estes mesmos tempo e modo verbais em:

  • A. é a criação poética, ou o que chamamos de criação.
  • B. mistura de esquecimento e lembrança do que lemos.
  • C. quero que seja uma confidência.
  • D. com uma letra gótica que não posso ler.
  • E. uma felicidade de que dispomos.

Desses ateliês saíram alguns dos artistas mais criativos...

O segmento cujo verbo possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento do grifado acima é:

  • A. ...sua visão da doença mental diferia da aceita por seus companheiros...
  • B. ... em que os problemas insolúveis arrefeciam.
  • C. ... a loucura era um processo progressivo de dege nerescência...
  • D. ... e inventou outro caminho...
  • E. ... o doente se tornou sujeito criador, personalidade livre...

Nos trechos O livro, porém, é outra coisa (do primeiro parágrafo) e reler é mais importante do que ler, embora para se reler seja necessário já haver lido (do terceiro), as conjunções, no contexto dos parágrafos, estabelecem, respectivamente, relação de

  • A. causa e condição.
  • B. consequência e finalidade.
  • C. adição e temporalidade.
  • D. oposição e concessão.
  • E. proporção e contraste.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...