Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Estão plenamente respeitadas as normas de concordância verbal na frase:

  • A.

    Devem-se emprestar a todas as coisas, nas palavras de Hemingway, o olhar daquele que as vê pela derradeira vez, como se delas se despedissem.

  • B.

    O desespero das tantas dores que podem afligir certos homens levam alguns desses infelizes ao suicídio, é o que parece explicar a triste e brutal decisão de Hemingway.

  • C.

    Guardam muita ironia as palavras de que se valeu o autor para mostrar que somente a notícia da morte do porteiro fez alguns notarem que ele havia existido.

  • D.

    Sempre haverá o marido e o pai que não tem olhos para ver, de fato, quem são sua esposa e seu filho, quem de fato são esses a quem não rende momentos de atenção.

  • E.

    A criança, tal como ocorre com os poetas, são capazes de olhar as coisas com tão dedicada atenção que acabam por estabelecer uma visão efetivamente criativa de tudo.

Essa linguagem musical é o elemento comum a compositores de uma determinada escola ou época.

... embora seja fácil aos que estão familiarizados com a linguagem do período distingui-los.

Os verbos que estão conjugados na terceira pessoa do singular e nos mesmos tempos e modos em que o verbo “ser” aparece grifado nas frases acima são, respectivamente:

  • A.

    faz − faça

  • B.

    tem − tivesse

  • C.

    pôde − puder

  • D.

    deixe − deixou

  • E.

    saía − saia

E assim sendo, processa-se também uma avaliação individual, de seu mérito ou potencial. O pressuposto metateórico é que, ao mesmo tempo em que somos produto de nossas condições de origem, somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

Na situação em que está empregada acima, a palavra pressuposto tem o sentido de

  • A.

    hipótese que, talvez, pudesse ser levantada.

  • B.

    ideia vaga que as pessoas têm sobre determinado assunto.

  • C.

    a desconfiança que se tem.

  • D.

    ideia que se considera fundamento para o desenvolvimento de outra(s).

  • E.

    motivo que pode ser alegado para e ncobrir a verdadeira origem de um pensamento.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do PLURAL para preencher adequadamente a lacuna da frase:

  • A.

    Nem Everest, nem recorde mundial, nenhuma obsessão dessas ...... (dever) levar-nos a uma luta ingente e, quase sempre, inglória.

  • B.

    Às pequenas coisas do cotidiano, aos versos simples é que se ...... (dedicar), em suas obras-primas, o poeta Manuel Bandeira.

  • C.

    O mérito e a importância de um prêmio como o Nobel não ...... (caber) discutir, mas não há por que desmerecer quem nunca o ganhou.

  • D.

    A um poeta como Manuel Bandeira jamais ...... (ter) atormentado aquelas visões da glória que tantos perseguem obstinadamente.

  • E.

    As competições a que se ...... (lançar), em nossos dias, todo e qualquer postulante à fama jamais sensibilizaram nosso grande lírico.

A frase que NÃO admite transposição para a voz passiva é:

  • A.

    ... com que um compositor organiza suas concepções...

  • B.

    ... eles (...) beberam nas mesmas fontes...

  • C.

    ... compositores que exerceram influência...

  • D.

    Cada um deles (...) efetua um milagre totalmente pessoal.

  • E.

    ... a indumentária musical (...) deixa sua marca...

A Amazônia é tema indispensável desde as casernas mais nacionalistas até os pesquisadores mais preocupados com o futuro do nosso planeta, que ainda tem uma escora nessa região.

A frase em que a palavra escora mantém o mesmo sentido do texto é:

  • A.

    Os madeireiros se utilizam da retirada da madeira como escora em uma exploração nada sustentável no desmate da floresta.

  • B.

    Os povos da floresta utilizam-na como escora para suprir todas as suas necessidades: alimento, moradia, vestimenta.

  • C.

    Os índios usam mais de uma escora na construção de suas cabanas com o objetivo de torná-las mais fortes e imunes às tempestades.

  • D.

    Os povos da floresta disputam com os madeirerios as escoras disponíveis na mata para a construção de cercados.

  • E.

    Os índios valem-se de galhos de pequenos arbustos como escora para melhor caminharem na floresta.

O texto estabelece relação de causa e consequência entre estes dois segmentos:

  • A.

    família [...] que repentinamente perdeu o poderio econômico e viu-se na contingência de ocupar empregos medíocres.

  • B.

    presença contínua e entrelaçada de certos personagens e crises morais e espirituais do homem no mundo atual.

  • C.

    nasceu no Rio Grande do Sul e Malogrado [...] um plano de estudar na Universidade de Edimburgo.

  • D.

    família [...] que repentinamente perdeu o poderio econômico e crises morais e espirituais do homem no mundo atual.

  • E.

    viu-se na contingência de ocupar empregos medíocres e se fez secretário da Revista do Globo, em Porto Alegre.

  • A.

    mostrou − vem − chega-se

  • B.

    mostraram − vem − chegam-se

  • C.

    mostrou − vem − chegam-se

  • D.

    mostraram − vêm − chega-se

  • E.

    mostrou − vêm − chega-se

É correto afirmar, com relação à palavra

  • A.

    crescimento (linha 1): sua primeira caracterização a situa fora dos domínios da economia; apenas a partir do terceiro parágrafo, é possível intuir o sentido em que será explorada.

  • B.

    decrescimento (linha 5): talvez por causa de sua existência ainda instável em certas áreas do saber, é empregada sem qualquer tipo de detalhamento.

  • C.

    decrescimento (linha 5): denota fenômeno que impede o lucro e crescimento e que tem como meta o desenvolvimento ecológico, econômico e social do Ocidente moderno.

  • D.

    crescimento: sua caracterização segue uma espécie de escala: o autor a toma como fato comum para, depois, discuti-la em relação à importância que assume em determinados contextos.

  • E.

    crescimento (linha 7): suas consequências nocivas devem-se ao fenômeno econômico da concentração de renda, que, por sua vez, está fundamentado na busca desenfreada de bens.

Talvez tivesse qualquer coisa de bicho, esse homem sensível à beleza fugaz deste mundo.

A crase empregada acima pode ser corretamente mantida caso, sem qualquer outra alteração da frase, o segmento sublinhado seja substituído por:

  • A.

    muitas formas belas e efêmeras.

  • B.

    toda sorte de formas belas e fugazes.

  • C.

    determinada categoria de beleza.

  • D.

    efêmera graciosidade das formas.

  • E.

    tudo o que é fugazmente formoso.

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