Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O lugar funcionava como uma espécie de posto avançado do exército romano ...

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A.

    As raízes da área, porém, remontam ao período dos romanos.

  • B.

    A influência germânica na cidade era tão forte...

  • C.

    ...o que contribuiu fortemente para a formação do dialeto alsaciano...

  • D.

    Entre si, os alsacianos adotam um dialeto de origem alemã.

  • E.

    ...que os Teutões da Germânia invadissem a Gália (França).

...a pintura se torna também o registro da mudança cromática da paisagem com o passar das horas.

O elemento em destaque acima possui a mesma função sintática que o grifado em:

  • A.

    Nenhum artista quer fazer o que já fizeram...

  • B.

    Nada me alegra mais do que deparar com uma obra de arte...

  • C.

    ...o surgimento do novo é inerente à própria criação artística.

  • D.

    ...que facilitaram a ida das pessoas ao campo...

  • E.

    ...houve momentos em que a necessidade do novo levou a um salto qualitativo.

Considere:

A boa educação dos filhos deve começar em casa, mas, se os pais ......, como poderão ...... uma educação adequada, para ...... a um melhor convívio social.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:

  • A.

    não tiveram ela - transmitir a eles - capacitar-lhes

  • B.

    não a tiveram - transmitir a eles - capacitar-lhes

  • C.

    não lha tiveram - transmitir-lhe - capacitá-los

  • D.

    não a tiveram - transmitir-lhes - capacitá-los

  • E.

    não tiveram-na - transmitir-lhes - capacitar-lhes

O rio marca a fronteira entre a Floresta Negra, na Alemanha, e a Alsácia, a menor região da França.

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  • A.

    marcaram-se.

  • B.

    foi marcada.

  • C.

    eram marcadas.

  • D.

    são marcadas.

  • E.

    é marcada.

Os pronomes estão empregados corretamente em:

  • A.

    Se observa muita falta de educação nos ônibus onde, muitas vezes, se desrespeita o direito de os passageiros viajarem em paz.

  • B.

    Observa-se muita falta de educação nos ônibus onde desrespeita-se, muitas vezes, o direito de os passageiros viajarem em paz.

  • C.

    Se observa muita falta de educação nos ônibus onde, muitas vezes, não respeita-se o direito de os passageiros viajarem em paz.

  • D.

    Se observa muita falta de educação nos ônibus em que não respeita-se, muitas vezes, o direito de os passageiros viajarem em paz.

  • E.

    Observa-se muita falta de educação nos ônibus em que, muitas vezes, não se respeita o direito de os passageiros viajarem em paz.

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada:

  • A.

    à − à − a

  • B.

    à − a − a

  • C.

    a − à − à

  • D.

    a − a − à

  • E.

    à − à − à

Reciclar os dejetos oriundos das criações animais e dos refugos das plantações deve ser encarado não como custo ou gasto “a mais”, mas sim como uma excelente oportunidade de gerar toda ou parte da energia necessária para executar as atividades econômicas (...)

Os termos em negrito podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido e da correção, respectivamente, por:

  • A. e − porém − a fim de
  • B. mas − todavia − a fim de
  • C. mas − porém − afim de
  • D. e − entretanto − afim de
  • E. porém − entretanto − a fim de

Garantir aos nossos filhos a sustentabilidade do meio ambiente é a maior herança que poderíamos deixar aos nossos filhos; assim como livrar os nossos filhos da dura realidade da fome e da miséria que ainda afligem algumas populações.

Substituem-se corretamente os termos em negrito por pronomes em:

  • A. Garanti-las aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos lhe deixar; assim como livrar-los da dura realidade da fome e da miséria que ainda lhes afligem.
  • B. Garantir-lhes aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos deixar-lhes; assim como livrar-lhes da dura realidade da fome e da miséria que ainda afligem-nas.
  • C. Garanti-la aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos deixar-lhes; assim como livrá-los da dura realidade da fome e da miséria que ainda as afligem.
  • D. Garantir-lhes aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos lhes deixar; assim como lhes livrar da dura realidade da fome e da miséria que ainda as afligem.
  • E. Garanti-la aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos lhe deixar; assim como os livrar da dura realidade da fome e da miséria que ainda afligem- lhes.

Caso o autor do texto tivesse optado pela 2ª pessoa do plural, em vez do singular, as frases meus defeitos não são os que apontas e o que julgas qualidades em mim passariam a ter as seguintes formas verbais que lhes correspondem:

  • A.

    aponteis e julgueis.

  • B.

    apontardes e julgardes.

  • C.

    apontem e julguem.

  • D.

    apontais e julgais.

  • E.

    apontáveis e julgásseis.

De acordo com as regras de concordância, a frase correta é:

  • A. Ainda existem pessoas menos esclarecidas que tem na exploração predatória dos recursos naturais sua renda.
  • B. Naquela tarde, haviam muitos estudantes mais exaltados se manifestando por medidas que garantiam a sustentabilidade.
  • C. Em outras épocas, não existia preocupações com a preservação das florestas, dos rios e, mesmo, da energia.
  • D. Na situação atual, é impossível não haverem pessoas que se preocupem com agricultura e economia sustentável.
  • E. Na ocasião, já fazia meses que os ambientalistas discutiam medidas para a contenção dos desmatamentos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...