Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia com atenção o texto abaixo e responda às

questões propostas

Observando-se o sentido da palavra até no trecho "os estudantes fizeram até carnaval fora de época" (linhas 3-4), pode-se dizer que sentido idêntico tem a mesma palavra na frase:

  • A.

    Os estudantes fizeram várias exigências aos candidatos, até acabar com a violência.

  • B.

    Até ontem ainda não se conhecia o resultado do pleito.

  • C.

    Os candidatos chegavam até aos eleitores pelos cartazes e pela internet.

  • D.

    Os mesários permaneciam junto à urna até o último eleitor votar.

  • E.

    Até o final do expediente, ninguém havia reclamado contra a lisura do pleito.

Numa escola do centro de Niterói, um aluno de 2ª série, recém-transferido, oriundo de comunidade rural, expressou-se da seguinte forma: "Na roça nóis pranta pra cumê". Na perspectiva da Sociolingüística, a professora deve considerar essa fala:

  • A.

    adequada, já que não contraria o dialeto padrão;

  • B.

    imprópria, porque no contexto predomina outro dialeto;

  • C.

    problemática, pois contamina a fala de outros falantes;

  • D.

    errada, por constituir um modo de falar dialetal;

  • E.

    ajustada à característica do dialeto do falante.

Em suas aulas, o professor de Português da 4ª série do Ensino Fundamental utiliza textos que contemplam as diferentes modalidades da linguagem escrita e oral, abordando diferentes situações de vida. Ao lançar mão desse recurso, tem por objetivo demonstrar:

  • A.

    o desenvolvimento da criatividade através da leitura de textos diversos;

  • B.

    as propriedades e usos da linguagem em diferentes contextos;

  • C.

    o emprego incoerente da linguagem nos múltiplos contextos;

  • D.

    um único funcionamento da linguagem;

  • E.

    a riqueza da modalidade oral.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

De cada um dos enunciados abaixo destacou-se, à frente, uma preposição. Todas possuem o mesmo valor relacional, EXCETO:

  • A. " 'reage' com otimismo ou pessimismo" (linha 6) - com;
  • B. "acontece no reino da política e da vida social" (linha 8) - em;
  • C. "oscilando ao sabor dos eventos, rumores e notícias" (linhas 10-11) - a;
  • D. "funciona de maneira análoga" (linhas 75-76) - de;
  • E. "se realizam por inteiro" (linha 78) - por.

Leia o texto abaixo e responda às perguntas a seguir.

   

Na oração "como o que Bush experimentou ao nomear Harvey Pitt" (linhas 53-54), o verbo nomear foi usado na forma do infinitivo. Se usado numa forma finita, este verbo e todos os outros terminados em -ear, bem como alguns terminados em -iar, apresentam formas ditongadas e não ditongadas, segundo a norma culta da língua. Considerando essa característica de flexão, está INCORRETA a forma usada na frase:

  • A. É conveniente que hasteemos a bandeira da moralidade nos negócios públicos.
  • B. Um dirigente que demonstre competência não receia enfrentar problemas de gerenciamento.
  • C. As sociedades anseiam por dirigentes que primem pela competência e moralidade.
  • D. O presidente Bush freiou a iniciativa espúria de Harvey Pitt.
  • E. Uma ação sensata do presidente sempre remedeia possíveis situações constrangedoras.

Na oração "mais de 5% vêm do setor público" (linhas 3-4), a concordância verbal foi feita de acordo com as normas recomendadas para o português escrito culto. Nas frases apresentadas nos itens abaixo, constata-se também a correção quanto à concordância, EXCETO em:

  • A. Ainda falta corrigir as provas e divulgar os resultados para os alunos.
  • B. Com a contenção de despesas determinada pelo governo, ainda não se liberaram as verbas para a educação.
  • C. Mais de um ministro da área já tentou obter mais recursos para a educação.
  • D. Em muitos pontos a política educacional brasileira imita os Estados Unidos da América, que também convive com inúmeros problemas educacionais.
  • E. 15% da população brasileira é de jovens em idade escolar, entre 7 e 14 anos.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Há evidente equívoco na determinação do sentido em que o adjetivo está empregado no texto em:

  • A. "entidade 'irascível' " (linha 10) / irritável, irosa;
  • B. "aparato sofisticado" (linha 36) / primoroso, requintado;
  • C. "estrutura ardilosa" (linha 49) / reprovável, condenável;
  • D. "entendimento crível" (linha49)/admissível, concebível;
  • E. "mensagem criptográfica" (linha55)/cifrada, codificada.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Num dos itens, o emprego do segundo adjetivo é enfático, visto que exprime basicamente a mesma noção que o primeiro. Este fato é observado na opção:

  • A. "mitos atuais, perenes" (linha 1);
  • B. "organismo [...] dinâmico e envolvente" (linha 17);
  • C. "olhar atento e controlador" (linha 26);
  • D. "mercado [...] transcendental e onisciente" (linhas 27- 28);
  • E. "ato [...] singular, único" (linha 61).

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

A linguagem figurada é procedimento discursivo bastante recorrente na caracterização do mercado. Um bom exemplo disto encontra-se em:

  • A. "Dos mitos atuais, perenes, [...] um deles se denomina o mercado." (linhas 1-3);
  • B. "O mercado possui também características divinas." (linhas 18-19);
  • C. "Ninguém escapa às suas malhas, ao seu olhar atento e controlador." (linhas 25-26);
  • D. "Cada transação, comercial, cultural ou científica, atesta sua existência..." (linhas 28-29);
  • E. "O mercado é, pois, transcendental e onisciente." (linhas 27-28).

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Abaixo reescrevem-se orações reduzidas como desenvolvidas. Com a reescrita, o sentido do enunciado no texto altera-se visivelmente na seguinte alternativa:

  • A. "cotidianamente celebrados em escala global" (linha 2) / que se celebram cotidianamente em escala global;
  • B. "oscilando ao sabor dos eventos, rumores e notícias" (linhas 10-11) / que oscila ao sabor dos eventos, rumores e notícias;
  • C. "penetrando as organizações internacionais" (linha 23) / que penetram as organizações internacionais;
  • D. "equivocadamente implementada" (linhas 82-83) / que se implementou equivocadamente;
  • E. "afiançadas por especialistas concorrentes entre si" (linhas 83-84) / que especialistas concorrentes entre si afiançam.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...