Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia com atenção o texto abaixo e responda às questões propostas
Observando-se o sentido da palavra até no trecho "os estudantes fizeram até carnaval fora de época" (linhas 3-4), pode-se dizer que sentido idêntico tem a mesma palavra na frase:
Os estudantes fizeram várias exigências aos candidatos, até acabar com a violência.
Até ontem ainda não se conhecia o resultado do pleito.
Os candidatos chegavam até aos eleitores pelos cartazes e pela internet.
Os mesários permaneciam junto à urna até o último eleitor votar.
Até o final do expediente, ninguém havia reclamado contra a lisura do pleito.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Euclides da Cunha (FEC) - 2003
Numa escola do centro de Niterói, um aluno de 2ª série, recém-transferido, oriundo de comunidade rural, expressou-se da seguinte forma: "Na roça nóis pranta pra cumê". Na perspectiva da Sociolingüística, a professora deve considerar essa fala:
adequada, já que não contraria o dialeto padrão;
imprópria, porque no contexto predomina outro dialeto;
problemática, pois contamina a fala de outros falantes;
errada, por constituir um modo de falar dialetal;
ajustada à característica do dialeto do falante.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Euclides da Cunha (FEC) - 2003
Em suas aulas, o professor de Português da 4ª série do Ensino Fundamental utiliza textos que contemplam as diferentes modalidades da linguagem escrita e oral, abordando diferentes situações de vida. Ao lançar mão desse recurso, tem por objetivo demonstrar:
o desenvolvimento da criatividade através da leitura de textos diversos;
as propriedades e usos da linguagem em diferentes contextos;
o emprego incoerente da linguagem nos múltiplos contextos;
um único funcionamento da linguagem;
a riqueza da modalidade oral.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
De cada um dos enunciados abaixo destacou-se, à frente, uma preposição. Todas possuem o mesmo valor relacional, EXCETO:Leia o texto abaixo e responda às perguntas a seguir.
Na oração "como o que Bush experimentou ao nomear Harvey Pitt" (linhas 53-54), o verbo nomear foi usado na forma do infinitivo. Se usado numa forma finita, este verbo e todos os outros terminados em -ear, bem como alguns terminados em -iar, apresentam formas ditongadas e não ditongadas, segundo a norma culta da língua. Considerando essa característica de flexão, está INCORRETA a forma usada na frase:
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Há evidente equívoco na determinação do sentido em que o adjetivo está empregado no texto em:Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Num dos itens, o emprego do segundo adjetivo é enfático, visto que exprime basicamente a mesma noção que o primeiro. Este fato é observado na opção:Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
A linguagem figurada é procedimento discursivo bastante recorrente na caracterização do mercado. Um bom exemplo disto encontra-se em:Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Abaixo reescrevem-se orações reduzidas como desenvolvidas. Com a reescrita, o sentido do enunciado no texto altera-se visivelmente na seguinte alternativa:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...