Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

A frase em que só uma das hipóteses de concordância verbal é aceita na língua culta é:

  • A. Uma porção de torcedores invadia (ou invadiam) o gramado.
  • B. Vivia (ou viviam) antigamente o craque e o torcedor em perfeita comunhão.
  • C. Naquela época não havia (ou haviam) tantas competições.
  • D. Zico foi um dos jogadores que mais engrandeceu (ou engrandeceram) o futebol.
  • E. Não sou eu apenas quem fala (ou falo) que existiam grandes times.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Na frase: "A profusão de frases a seu respeito são eloqüentes" (linhas 11-12), a concordância verbal se faz em obediência à mesma norma observada em:

  • A. Quantos de vós estudam conscientemente o passado?
  • B. Mais de um orador se criticaram mutuamente na ocasião.
  • C. Tudo isso eram pensamentos, suposições.
  • D. Nem a monotonia nem o tédio o fariam capitular agora.
  • E. A maior parte das suas companheiras eram felizes.

O pronome demonstrativo faz referência a elemento da situação comunicativa, em:

  • A.

    A) "neste caso" (linha 5);

  • B.

    "essa postura" (linha 7);

  • C.

    "concordar com isto" (linha 16);

  • D.

    "nem por isso" (linha 17);

  • E.

    "neste século" (linha 21).

No 6° parágrafo o autor utilizou o sinal de pontuação ponto-e-vírgula de acordo com as normas gramaticais. Nas frases abaixo as normas gramaticais também foram observadas na utilização do ponto-evírgula, EXCETO em:

  • A.

    Os professores compareceram à festa de formatura trajados a rigor; os alunos, trajados esportivamente.

  • B.

    Um dos alunos obteve nota suficiente para ser apenas aprovado; o outro, apesar de não ter a mesma capacidade de estudo, classificou-se em segundo lugar.

  • C.

    A iniciativa segura e coerente da direção; o esforço de alunos e professores; bem como a participação de pais e responsáveis nas atividades da escola dinamizaramna e tornaram-na uma verdadeira casa de educação.

  • D.

    Investir em educação só traz retorno para a nação a longo prazo; mas os resultados são, normalmente, satisfatórios.

  • E.

    Não há como resolver os problemas da educação com soluções paliativas, de pouco alcance; há de se investir, de forma planejada, em projetos de longo prazo que priorizem o profissional da educação.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Nos parágrafos 6 e 7, foram empregados diversos pronomes. Aquele que NÂO faz referência a elemento presente no texto é:

  • A. "...como nos ensinam os antropólogos..." (linha 48);
  • B. "...ele se expresse esotericamente..." (linhas 50-51);
  • C. "Seu entendimento é restrito a um círculo fechado..." (linhas 56-57);
  • D. "...isso é o que menos importa..." (linhas 57-58);
  • E. "...é necessário realizá-lo..." (linha 66).

Na redação do texto foi utilizado por diversas vezes o sinal de pontuação dois-pontos. Pode-se dizer que a utilização do sinal de dois-pontos no trecho "Mas esse não é o problema maior: o maior problema continua a ser o de gastar mal os poucos recursos." (linhas 5-7) foi feita com valor idêntico ao da utilização no trecho:

  • A. "O modelo e a analogia vêm do mercado de carros usados: o desejo de comprar um carro de qualidade não é compatível" (linhas 15-17);
  • B. "Resultado: inundação de limões, carros velhos que ninguém quer comprar." (linhas 20-21);
  • C. "Algumas características de um bom professor são bem conhecidas e relativamente fáceis de avaliar: qualidade da formação acadêmica na área que vai lecionar..." (linhas 23-27);
  • D. "Melhorar um pouco o salário inicial dos professores tem o mesmo resultado de melhorar o lance no carro usado: compra-se o carro e mais o CD." (linhas 49-51);
  • E. "E, para completar, o sistema de carreira de magistério fomentado pelos governos e pressionado pelas corporações é perverso: incentiva maior remuneração para variáveis e atributos formais que não guardam qualquer relação com desempenho docente..." (linhas 71-75).

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

Em: "Já Romário, quem o homenageará?" (linhas 61-62), o pronome o está empregado pleonasticamente. O mesmo ocorre na seguinte alternativa:

  • A.

    Zico era do Flamengo, mas todos, sem exceção,

    pagavam o ingresso com prazer para vê-lo em campo

  • B.

    Seus adversários lhe temiam os dribles.

  • C.

    Nós o aplaudíamos ou não.

  • D.

    Sempre o admirávamos.

  • E. A ele todos, enfim, lhe rendiam homenagens.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

Um dos pronomes abaixo NÃO se refere a elemento expresso anteriormente no texto. Este pronome é o que aparece sublinhado em:

  • A. "Tem a televisão a seu serviço..." (linhas 3-4);
  • B.

    "... isso acontecia ainda nos anos 80." (linhas 40-41);

  • C.

    "... a quem João Cabral de Melo Neto dedicou um

    poema..." (linhas 43-44);

  • D.

    "... que lhe descrevia o estilo melhor do que qualquer

    comentarista esportivo..." (linhas 44-46);

  • E.

    "... eis-nos introduzidos a um futebol sem heróis."

    (linhas 59-60).

Se se quisesse passar o pronome sublinhado na frase "E me ensinava a tomar a bênção à lua nova" (verso 25) para a 3a pessoa, a forma seria "E o ensinava a tomar a bênção à lua nova". Nos itens abaixo repetiuse esta operação, observando-se as normas de emprego dos pronomes pessoais, EXCETO em:

  • A.

    O professor me perdoou as bobagens que falei. / O professor lhe perdoou as bobagens que falou.

  • B.

    Um colega orientou-me quanto à melhor maneira de estudar. / Um colega orientou-o quanto à melhor maneira de estudar.

  • C.

    A direção certificou-me de que não haveria aula. / A direção certificou-lhe de que não haveria aula.

  • D.

    Os pais me entregaram a guarda do filho. / Os pais lhe entregaram a guarda do filho.

  • E.

    O inspetor me aconselhou a esperar o término da aula. / O inspetor o aconselhou a esperar o término da aula.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

O par de vocábulos cujos prefixos divergem quando ao significado é:

  • A. semi-humano / hemiciclo;
  • B. predestinado / anteposto;
  • C. inquestionável / afônico;
  • D. autopercepção / imigração;
  • E. internacional / entreato.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...