Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.

O pronome sublinhado em "nem os cem anos que a seguiram lhes propiciaram" (linhas 23-24) está em clara referência a um termo que o antecede no texto. Este termo é:

  • A. negros;
  • B. atores;
  • C. credenciais;
  • D. cem anos;
  • E. envolvidos

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.

Oferecem-se abaixo novas redações para o primeiro período do texto. A opção em que a modificação NÃO está de acordo com a norma gramatical vigente é:

  • A. Pode-se dizer que as batalhas históricas e os eventos em geral que envolvem conflitos são travados pelos menos duas vezes.
  • B. Pode-se dizer que os eventos em geral que envolvem conflitos e as batalhas históricas são travadas pelos menos duas vezes.
  • C. Pode-se dizer que tanto as batalhas históricas quanto os eventos em geral que envolvem conflitos são travados pelos menos duas vezes.
  • D. Pode-se dizer que as batalhas históricas - o mesmo acontece com os eventos em geral que envolvem conflitos - são travadas pelos menos duas vezes.
  • E. Pode-se dizer, sobre as batalhas históricas e os eventos em geral que envolvem conflitos, que são travados pelos menos duas vezes.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Há ERRO na escolha da forma verbal destacada em:

  • A.

    Os economistas já propuseram ao Governo os mais

    diversos planos de ação.

  • B.

    Ela não trabalhava; apenas se entretinha lendo o futuro

    nas mãos dos amigos.

  • C.

    O gerente só deve procurar-nos quando revir seus

    conceitos sobre o mercado.

  • D. Ele investiu dinheiro nos tempos do Collor e nunca mais o reaveu.
  • E.

    Conheço um indivíduo que nunca se compraz com o

    que tem.

Para o preenchimento adequado das lacunas da frase "Um jornal noticiou ____ dois meses que dali ____ três semanas os cidadãos teriam acesso ____ novas tecnologias que ligariam ____ América _____ Europa _____ uma velocidade equivalente _____ da luz" têm de ser usadas as formas que aparecem na opção:

  • A.

    há / a / a / à / a / a / a;

  • B.

    há / a / a / a / à / a / à;

  • C.

    há / há / a / a / à / à / a;

  • D.

    a / há / à / a / à / a / à;

  • E.

    a / a / à / à / a / à / à.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

No contexto discursivo, o verbo auxiliar empregado em: "O mesmo time pode aparecer com a camisa branca num jogo, listrada no seguinte" (linhas 23-25) revela que o autor entende o que enuncia como:

  • A. duvidoso;
  • B. certo;
  • C. necessário;
  • D. possível;
  • E. obrigatório.

Há três orações no período: "O certo é que hoje se torna cada vez mais aceita a idéia de que a preocupação com a oralidade deve ser também partilhada pelos responsáveis pelo ensino da língua" (linhas 50-53), as quais, na ordem em que ocorrem, serão numeradas como 01, 02 e 03. Observando-se as relações entre elas, pode-se afirmar que está correta a análise feita em:

  • A. A) a oração 01 está coordenada à oração 02 e esta principal em relação à oração 03;
  • B.

    a oração 01 é principal em relação à oração 02 e oração 03 e estas últimas estão coordenadas entre si;

  • C.

    a oração 01 é principal em relação à oração 02 e esta principal em relação à oração 03;

  • D.

    a oração 01 é principal em relação à oração 02 e oração 03;

  • E.

    a oração 01 é coordenada à oração 03 e esta é principa em relação à oração 02.

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.

Nos itens abaixo, substituiu-se a vírgula por outro sinal de pontuação. A opção em que a substituição NÃO é cabível gramaticalmente é:

  • A. "Pode-se dizer que as batalhas históricas, ou os eventos em geral que envolvem conflitos, são travadas pelo menos duas vezes." (linhas 1-3) / Pode-se dizer que as batalhas históricas - ou os eventos em geral que envolvem conflitos - são travadas pelo menos duas vezes.
  • B. "O combate histórico feriu-se há cem anos, mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)" (linhas 15-17) / O combate histórico feriu-se há cem anos; mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)
  • C. "(...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a história da historiografia." (linhas 11-13) / (...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje; em que não se distingue a história da historiografia.
  • D. "A batalha de hoje se dá em duas frentes principais, a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais." (linhas 25-27) / A batalha de hoje se dá em duas frentes principais: a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais.
  • E. "Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História, como a Revolução Francesa, seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia." (linhas 9-13) / Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História - como a Revolução Francesa - seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia.

A grafia de palavras com h inicial, como hesitante, é um problema para quem alfabetiza e, conseqüentemente, para quem escreve em português, porque esta letra não tem valor fonético. O usuário é obrigado a memorizar as palavras com h inicial e o melhor procedimento para alcançar este objetivo é a prática da leitura. Em cada item abaixo, aparecem duas expressões das quais o segundo termo é sempre um adjetivo iniciado por h. A expressão em que o adjetivo não tem h inicial está em:

  • A.

    crise hepática / desenho humorístico;

  • B.

    tendências homossexuais / teoria hortodoxa;

  • C.

    substância hidrossolúvel / produtos hortigranjeiros;

  • D.

    decisão homologatória / paciente hemorroidoso;

  • E.

    medicamento hipotensor / doutrina herética.

O termo topicalizado no trecho "Crucial neste caso é que não se trata de uma contradição" (linhas 5-6) exerce função sintática idêntica à do termo topicalizado em:

  • A.

    A) Antônio eu vejo sempre na cidade.

  • B.

    Médico ele continuaria por muitos anos.

  • C.

    Da família herdamos uma série de caracteres

  • D.

    Durante o enterro a viúva chorou muito.

  • E.

    O filho dele tornou-se advogado.

No período "Na prática, as secretarias de educação procuram e possuem muito menos informação sobre seus professores do que precisam ou do que poderiam ter" (linhas 37-39), o autor estruturou de forma coordenada os dois primeiros verbos e relacionou-os ao mesmo complemento, "muito menos informação sobre seus professores do que precisam ou do que poderiam ter", produzindo uma distorção de sentido. Para desfazer essa distorção, mas sem alterar o sentido original do texto, a redação do período deveria ser:

  • A. Na prática, as secretarias de educação procuram muito mais informações sobre os professores, porque possuem muito menos informação sobre eles do que precisam ou do que poderiam ter.
  • B. Na prática, as secretarias de educação procuram abastecer-se de informações sobre os professores em quantidade maior do que precisam ou poderiam ter, mas possuem muito pouca informação.
  • C. Na prática, as secretarias de educação, à medida que procuram informações sobre seus professores, chegam a possuir muito menos do que precisam ou do que poderiam ter sobre eles.
  • D. Na prática, as secretarias de educação procuram obter informações sobre seus professores, porque as têm em muito menor quantidade do que precisam ou do que poderiam ter.
  • E. Na prática, as secretarias de educação pouco se preocupam em obter informações sobre seus professores, decorrendo daí o fato de as possuir em quantidade muito menor do que precisam ou do que poderiam ter.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...