Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

O uso do acento grave é facultativo em:

  • A. Ninguém escapa à sua origem
  • B. A voracidade era extensiva à espacialidade da modernidade-mundo.
  • C. Uma casta à parte traduz, assim, a vontade divina.
  • D. Cada ato mágico encenado deve respeito às fases da lua
  • E. O mesmo feiticeiro pode voltar à carga.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

A conjunção que, se empregada, seria INCAPAZ de preservar a relação semântica existente entre as orações do trecho "Excepcionalmente eles se realizam por inteiro, no mais das vezes malogram..." (linhas 78- 79) é:

  • A. contudo;
  • B. visto que;
  • C. se bem que;
  • D. não obstante;
  • E. embora.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

A série em que todos os vocábulos acentuam-se com base nas mesmas normas que nos obrigam a acentuar "crível" (linha 49), "planetário" (linha 20) e "conteúdo" (linha 60) é:

  • A. indócil, série, saída;
  • B. compreensível, ávido, útil;
  • C. típico, econômico, diário;
  • D. mágoa, árido, sítio;
  • E. réptil, caráter, miúdo.

O texto nos fala em "fenômenos como a prosódia" (linha 34). Dentre as afirmativas abaixo, a que diz respeito a este capítulo da fonética e da fonologia é:

  • A.

    A) As semivogais são fonemas assilábicos, como as consoantes.

  • B.

    Na linguagem emotiva o acento de "formidável" pode a deslocar-se para a 1 sílaba.

  • C.

    As consoantes /m/, /n/ e /ñ/ distinguem-se das demais pelo traço da nasalidade.

  • D.

    A posição ideal no vocábulo para a depreensão de todas as vogais é a de tonicidade.

  • E.

    As cordas vocais vibram na produção dos fonemas sonoros.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

A substituição do elemento destacado pelo que se acha sugerido à direita altera o sentido fundamental do enunciado em:

  • A. "Uma Copa do Mundo, nos dias que correm, é evento planetário..." (linhas 7-8) / correntes;
  • B.

    "A primeira diz respeito ao uniforme." (linha 16) /

    respeita;

  • C. "Pode o jovem leitor imaginar uma coisa dessas?" (linhas 35-36) / semelhante coisa;
  • D.

    "Em conseqüência, acabavam se identificando com

    eles." (linhas 38-39) / resultado disto;

  • E.

    "Portanto, não há como firmar vínculo com o torcedor."

    (linhas 58-59) / pois.

Em relação aos vocábulos abaixo, extraídos do texto, há ERRO de comentário relativamente à camada sônica em:

  • A.

    A) texto - as vogais /o/ e /u/, átonas finais, distinguem formas em português;

  • B. histericamente - a segunda sílaba é a subtônica do vocábulo;
  • C.

    também - o encontro vocálico é um ditongo nasal decrescente;

  • D.

    ensino - a vogal tônica é um alofone posicional de /i/;

  • E.

    oral - a consoante /l/, em posição pós-vocálica, vocaliza-se na área do RJ.

Leia o texto abaixo e responda as perguntas a seguir

 

No último período do texto há duas orações subordinadas de idêntico valor sintático as quais receberam distinta forma de redação: a primeira está separada por vírgulas e a segunda não. Essa diferença na forma de redação justifica-se por:

  • A. ter a primeira sentido restritivo e a segunda, explicativo;
  • B. ter a primeira um sentido explicativo e a segunda, restritivo;
  • C. ser a primeira um aposto e a segunda, um adjunto adnominal;
  • D. estar a primeira iniciada por pronome relativo e a segunda, por conjunção integrante;
  • E. ter a primeira verbo no modo indicativo e a segunda, no modo subjuntivo.

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.

Uma das características da norma escrita contemporânea é o cruzamento de regências, em que um mesmo complemento serve a termos de regências distintas em coordenação. A opção em que tal fato ocorre é:

  • A. Busca-se descobrir e investigar os fatos históricos que mais marcaram a formação de nosso povo.
  • B. A busca e compreensão dos fatos históricos leva ao melhor conhecimento de nossa gente.
  • C. Não só investigava como precisava de novas evidências dos fatos históricos.
  • D. O estabelecimento e estudo das fontes históricas é tarefa a que se dedicam os pesquisadores e professores.
  • E. Sabe-se e até se acata que os fatos históricos sejam analisados à luz de novas evidências.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

Abaixo lêem-se frases em que houve supressão de termo anteriormente expresso. Escapa a esta característica apenas a frase que se encontra na opção:

  • A. "O futebol de hoje, sob o puro aspecto quantitativo, deixa o de ontem longe." (linhas 1-2);
  • B. "Até no Japão e na Coréia - quem imaginaria? - é popular." (linhas 6-7);
  • C. "Até no Japão e na Coréia - quem imaginaria? - é popular." (linhas 6-7);
  • D. "Ademir da Guia tem uma estátua na sede do Palmeiras." (linhas 60-61);
  • E. "Antes, os times apresentavam-se sempre com o mesmo." (linhas 16-17).

Um bom exemplo de oração clivada, isto é, de uma única oração dividida em duas partes, cada uma contendo um verbo, encontra-se em:

  • A.

    "Eu te gosto, você me gosta / desde tempos imemoriais." (versos 1 - 2)

  • B.

    "Saí do cavalo de pau / para matar seu irmão." (versos 5 - 6)

  • C.

    "Toquei fogo na fragata / onde você se escondia / da fúria de meu bergantim." (versos 19 - 21)

  • D.

    "Pulei muro de convento / mas complicações políticas / nos levaram à guilhotina." (versos 31 - 33)

  • E.

    "Seu pai é que não faz gosto." (verso 39)

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