Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na defesa de uma pessoa acusada de algum crime, no Brasil, um advogado, em audiência num Tribunal, para usar linguagem correta e adequada, deve dirigirse ao juiz da seguinte forma:
Meritíssimo Juiz, Vossa Excelência deveis saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomastes conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.
Meritíssimo Juiz, Sua Excelência deve saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomou conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.
Meritíssimo Juiz, Sua Excelência deveis saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomastes conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.
Meritíssimo Juiz, Vossa Excelência deve saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomou conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.
Meritíssimo Juiz, Sua Senhoria deves saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomaste conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.
A respeito dos comentários abaixo, sobre o emprego dos sinais de pontuação no texto, há INADEQUAÇÃO em relação ao que se afirma em:
"Felizmente, à boca da noite, / eu tinha uma velha que me contava histórias..." (versos 22-23) = as vírgulas indicam anteposição e intercalação de termo adverbial; e as reticências, a dúvida quanto ao nome da velha contadora de histórias;
"De um lado a vida... - A minha adorável vida de criança:" (verso 6) = as reticências indicam pausa de interrupção do pensamento, o qual será retomado numa expressão positiva e enfática; o travessão reforça essa mudança na forma de expressão do pensamento, como se o enunciador estivesse retomando sua fala; e os dois-pontos introduzem a seqüência, a seguir, de folguedos infantis;
"-"As armas e os barões assinalados!" (verso 12) = o travessão indica discurso direto; as aspas indicam transcrição de texto alheio; e o ponto-de-exclamação, a ênfase na leitura do poema épico;
"- ? ! !" (verso 19) = o travessão indica mudança de interlocutor; e o ponto-de-interrogação, seguido dos dois pontos-de-exclamação, atitude de desconhecimento e perplexidade do aluno enunciador diante da pergunta do Mestre;
"E o meu Mestre, carrancudo como um Dicionário;" (verso 2) = a vírgula indica a omissão do verbo; o ponto-e-vírgula, a pausa maior, entre esta primeira caracterização do Mestre e a segunda, no verso seguinte.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Mudando-se apenas a posição da palavra também, podemos reescrever a frase "O mercado possui também características divinas." (linhas 18-19) das seguintes maneiras: 1) Também o mercado possui características divinas; 2) O mercado também possui características divinas; 3) O mercado possui características também divinas; 4) O mercado possui características divinas também. O sentido do enunciado original altera-se, contudo, sensivelmente, em:Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1
Na lacuna existente em: "Os times vestiam sempre um mesmo uniforme, ____ que os jogadores se acostumavam", a regência da língua culta nos possibilita:
empregar a ou com;
empregar de ou em;
empregar com ou de;
Num ditado feito pela professora, em vez de advogado o aluno escreveu adivogadu. Esta forma de escrita resulta de:
apego às formas fonéticas da língua;
desinteresse em aprender a variedade escrita da língua;
alfabetização incompleta, favorecendo a distração;
confusão com as formas ortográficas;
incapacidade de análise da linguagem oral.
Das palavras abaixo relacionadas, extraídas do texto, a única em que o número de letras coincide com o número de fonemas é:
carrancudo
assinalados
China;
aquela;
palmatória
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Ao lado de cada vocábulo extraído do texto, registrou-se o seu parônimo. É visível o equívoco na determinação do significado deste último em:Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
No enunciado: "Eles, e apenas eles, conseguem sondar o oculto..." (linhas 41-42), a expressão "e apenas eles" possui um sentido que se mantém em:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...