Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Se se quisesse reescrever a parte inicial do período "Dada a limitação de recursos de que tanto reclama o Ministro da Educação, como pagar bem aos professores?" (linhas 54-56), sem se alterar o sentido original do texto, NÃO poderia ser usada a forma:

  • A. Com a limitação de recursos...
  • B. Considerando-se a limitação de recursos...
  • C. Se existe a tal limitação de recursos...
  • D. A despeito da limitação de recursos...
  • E. Em se reconhecendo a limitação de recursos...

Redigindo-se o período "O diretor da escola pública não dispõe de instrumentos para administrar seu pessoal" (linhas 76-78) no plural, ele poderá ter a forma "Os diretores das escolas públicas não dispõem de instrumentos para administrarem seu pessoal". Nos itens abaixo repetiu-se a mesma operação com outros períodos, entre os quais se pode constatar que houve INCORREÇÃO em:

  • A. Se o professor abrir uma exceção e revir a prova de um aluno, terá, obrigatoriamente, queira ou não, de rever as provas de todos os outros. / Se os professores abrirem uma exceção e revirem a prova de um aluno, terão, obrigatoriamente, queiram ou não, de reverem as provas de todos os outros.
  • B. O diretor interveio para que fosse logo encontrada a solução. / Os diretores intervieram para que fossem logo encontradas as soluções.
  • C. O bom diretor antevê os problemas e previne-se para enfrentá-los. / Os bons diretores antevêem os problemas e previnem-se para enfrentá-los.
  • D. Quando o aluno entretém-se com alguma coisa sem perceber, cabe ao professor alertá-lo. / Quando os alunos entretêm-se com alguma coisa sem perceberem, cabe aos professores alertá-los.
  • E. O aluno, indignado com a prova, antes de recebê-la, não conteve as lágrimas. / Os alunos, indignados com a prova, antes de as receberem, não contiveram as lágrimas.

Na defesa de uma pessoa acusada de algum crime, no Brasil, um advogado, em audiência num Tribunal, para usar linguagem correta e adequada, deve dirigirse ao juiz da seguinte forma:

  • A.

    Meritíssimo Juiz, Vossa Excelência deveis saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomastes conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.

  • B.

    Meritíssimo Juiz, Sua Excelência deve saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomou conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.

  • C.

    Meritíssimo Juiz, Sua Excelência deveis saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomastes conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.

  • D.

    Meritíssimo Juiz, Vossa Excelência deve saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomou conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.

  • E.

    Meritíssimo Juiz, Sua Senhoria deves saber que o réu é pessoa que goza de merecido prestígio entre empresários e homens de negócios, pois já tomaste conhecimento pelos órgãos da imprensa dos inúmeros empreendimentos por ele levados a efeito.

A respeito dos comentários abaixo, sobre o emprego dos sinais de pontuação no texto, há INADEQUAÇÃO em relação ao que se afirma em:

  • A.

    "Felizmente, à boca da noite, / eu tinha uma velha que me contava histórias..." (versos 22-23) = as vírgulas indicam anteposição e intercalação de termo adverbial; e as reticências, a dúvida quanto ao nome da velha contadora de histórias;

  • B.

    "De um lado a vida... - A minha adorável vida de criança:" (verso 6) = as reticências indicam pausa de interrupção do pensamento, o qual será retomado numa expressão positiva e enfática; o travessão reforça essa mudança na forma de expressão do pensamento, como se o enunciador estivesse retomando sua fala; e os dois-pontos introduzem a seqüência, a seguir, de folguedos infantis;

  • C.

    "-"As armas e os barões assinalados!" (verso 12) = o travessão indica discurso direto; as aspas indicam transcrição de texto alheio; e o ponto-de-exclamação, a ênfase na leitura do poema épico;

  • D.

    "- ? ! !" (verso 19) = o travessão indica mudança de interlocutor; e o ponto-de-interrogação, seguido dos dois pontos-de-exclamação, atitude de desconhecimento e perplexidade do aluno enunciador diante da pergunta do Mestre;

  • E.

    "E o meu Mestre, carrancudo como um Dicionário;" (verso 2) = a vírgula indica a omissão do verbo; o ponto-e-vírgula, a pausa maior, entre esta primeira caracterização do Mestre e a segunda, no verso seguinte.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Mudando-se apenas a posição da palavra também, podemos reescrever a frase "O mercado possui também características divinas." (linhas 18-19) das seguintes maneiras: 1) Também o mercado possui características divinas; 2) O mercado também possui características divinas; 3) O mercado possui características também divinas; 4) O mercado possui características divinas também. O sentido do enunciado original altera-se, contudo, sensivelmente, em:

  • A. 1 e 2;
  • B. 1 e 3;
  • C. 2 e 3;
  • D. 2 e 4;
  • E. 2 e 4;

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

Na lacuna existente em: "Os times vestiam sempre um mesmo uniforme, ____ que os jogadores se acostumavam", a regência da língua culta nos possibilita:

  • A. empregar em ou a;
  • B.

    empregar a ou com;

  • C.

    empregar de ou em;

  • D.

    empregar com ou de;

  • E. não empregar preposição.

Num ditado feito pela professora, em vez de advogado o aluno escreveu adivogadu. Esta forma de escrita resulta de:

  • A.

    apego às formas fonéticas da língua;

  • B.

    desinteresse em aprender a variedade escrita da língua;

  • C.

    alfabetização incompleta, favorecendo a distração;

  • D.

    confusão com as formas ortográficas;

  • E.

    incapacidade de análise da linguagem oral.

Das palavras abaixo relacionadas, extraídas do texto, a única em que o número de letras coincide com o número de fonemas é:

  • A.

    carrancudo

  • B.

    assinalados

  • C.

    China;

  • D.

    aquela;

  • E.

    palmatória

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Ao lado de cada vocábulo extraído do texto, registrou-se o seu parônimo. É visível o equívoco na determinação do significado deste último em:

  • A. voracidade (linha 33) / veracidade (qualidade de veraz; verdade);
  • B. inflação (linha 80) / infração ((transgressão de uma lei, de uma norma);
  • C. previsão (linha 44) / provisão (situação aflitiva; provação);
  • D. prescrição (linha 87) / proscrição (banimento, desterro);
  • E. celebração (linha 59) / cerebração (constituição do cérebro).

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

No enunciado: "Eles, e apenas eles, conseguem sondar o oculto..." (linhas 41-42), a expressão "e apenas eles" possui um sentido que se mantém em:

  • A. Eles conseguem, inclusive, sondar o oculto.
  • B. Eles conseguem, até mesmo, sondar o oculto.
  • C. Mesmo eles conseguem sondar o oculto.
  • D. Ninguém, salvo eles, consegue sondar o oculto.
  • E. Eles conseguem, unicamente, sondar o oculto.
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