Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
Em Sabe-se que os gregos foram os pioneiros... (parágrafo 2), a ação expressa pelo verbo saber está na voz:
ativa.
passiva sintética.
passiva analítica.
reflexiva recíproca
reflexiva.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
No período Faço as minhas compras no supermercado, pego o meu talão de cheques, vou preencher. (parágrafo 1), as vírgulas foram empregadas para separar:
expressões interpositivas.
adjunto adverbial deslocado.
o sujeito do predicado.
orações adjetivas explicativas.
orações coordenadas assindéticas.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
Em Até que apanhou um peixinho! (parágrafo 1), a palavra ATÉ segue a mesma regra de acentuação gráfica que:
jacaré.
Grajaú
país.
tênue.
céu.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
A substituição das expressões destacadas pelos pronomes oblíquos correspondentes NÃO está de acordo com a norma culta da língua em:
Ohomem fez UMA BOA AÇÃO. /O homem fê-la.
O correto era devolver O PEIXE ao rio. / O certo era devolvê-lo ao rio.
As pessoas olhavam O PEIXE surpresas. / As pessoas olhavam-no surpresas.
O peixinho perdoou AO HOMEM. / O peixinho perdoou-o.
Todos vimosOPEIXINHO no café. / Todos vimo-lo no café.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.
Quanto à colocação do pronome oblíquo, a frase abaixo que está correta é:
Me contaram que tudo não passou de um equívoco.
Nada incomodava-me na situação, além da dor do agredido.
Em tratando-se de falta de valores e princípios, tudo é possível.
Sempre disseram-me que naquela escola não ocorria o bullying
Entregar-me-á o nome do valentão do bullying pela manhã.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
Em ...o homem e o peixinho passeavam à margem do rio... (parágrafo 2), o acento indicativo da crase foi empregado pela mesma razão que em:
O homem retornou àquele rio muitas vezes para rever o peixinho.
Ao ser perguntado pelo peixinho, respondia às pressas que o havia devolvido.
À medida que crescia a intimidade, o peixinho se humanizava.
Saiu às dez horas para devolver o peixinho aos familiares.
O homem obedeceu à voz de sua consciência para tal ato.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.
No trecho ... ocorrem através de... (§ 8), a palavra ATRAVÉ Sé acentuada pela mesma razão que:
ipê.
cruéis.
pés.
túnel.
úteis.
Para que haja crase, é necessária a fusão de doisAA, explícitos ou não. Indique a situação em que a crase foi empregada corretamente:
Acato a ordem de Fulano, à cuja autoridade me submeto.
Dirigiu-se àquele que lhe pareceu mais simpático.
A venda será feita mediante condições à combinar.
Fui à Maceió no ano passado.
Após ler o relatório, o diretor chegou à conclusões favoráveis.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.
Na frase O aluno retornou à presença do agressor., o acento indicativo da crase foi empregado pela mesma razão que em:
À medida que batia, parecia aumentar o seu prazer.
Referiu-se à situação como se fosse uma brincadeira.
Os pais ficaram longo tempo à espera do filho no hospital.
O agredido não estava à vontade para prestar depoimento.
Às vezes pensavaemmudar de atitude.
Existem palavras ou expressões que parecem dizer a mesma coisa que outras, mas na verdade têm significados diferentes. Na relação abaixo, indique a alternativa em que os pares NÃO se enquadram na categoria mencionada acima:
de encontro a / ao encontro de; degredado / degradado.
descriminalizar / descriminar ; fluorescente / fosforescente.
destratar / distratar; despensa / dispensa.
cota / quota; proscrito / banido.
cumprimento / comprimento; descrição / discrição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...