Questões de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

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Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em “Sabe-se que os gregos foram os pioneiros...” (parágrafo 2), a ação expressa pelo verbo “saber” está na voz:

  • A.

    ativa.

  • B.

    passiva sintética.

  • C.

    passiva analítica.

  • D.

    reflexiva recíproca

  • E.

    reflexiva.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

No período “Faço as minhas compras no supermercado, pego o meu talão de cheques, vou preencher.” (parágrafo 1), as vírgulas foram empregadas para separar:

  • A.

    expressões interpositivas.

  • B.

    adjunto adverbial deslocado.

  • C.

    o sujeito do predicado.

  • D.

    orações adjetivas explicativas.

  • E.

    orações coordenadas assindéticas.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em “Até que apanhou um peixinho!” (parágrafo 1), a palavra ATÉ segue a mesma regra de acentuação gráfica que:

  • A.

    jacaré.

  • B.

    Grajaú

  • C.

    país.

  • D.

    tênue.

  • E.

    céu.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

A substituição das expressões destacadas pelos pronomes oblíquos correspondentes NÃO está de acordo com a norma culta da língua em:

  • A.

    Ohomem fez UMA BOA AÇÃO. /O homem fê-la.

  • B.

    O correto era devolver O PEIXE ao rio. / O certo era devolvê-lo ao rio.

  • C.

    As pessoas olhavam O PEIXE surpresas. / As pessoas olhavam-no surpresas.

  • D.

    O peixinho perdoou AO HOMEM. / O peixinho perdoou-o.

  • E.

    Todos vimosOPEIXINHO no café. / Todos vimo-lo no café.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Quanto à colocação do pronome oblíquo, a frase abaixo que está correta é:

  • A.

    Me contaram que tudo não passou de um equívoco.

  • B.

    Nada incomodava-me na situação, além da dor do agredido.

  • C.

    Em tratando-se de falta de valores e princípios, tudo é possível.

  • D.

    Sempre disseram-me que naquela escola não ocorria o bullying

  • E.

    Entregar-me-á o nome do valentão do bullying pela manhã.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em “...o homem e o peixinho passeavam à margem do rio...” (parágrafo 2), o acento indicativo da crase foi empregado pela mesma razão que em:

  • A.

    O homem retornou àquele rio muitas vezes para rever o peixinho.

  • B.

    Ao ser perguntado pelo peixinho, respondia às pressas que o havia devolvido.

  • C.

    À medida que crescia a intimidade, o peixinho se humanizava.

  • D.

    Saiu às dez horas para devolver o peixinho aos familiares.

  • E.

    O homem obedeceu à voz de sua consciência para tal ato.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

No trecho “... ocorrem através de...” (§ 8), a palavra ATRAVÉ Sé acentuada pela mesma razão que:

  • A.

    ipê.

  • B.

    cruéis.

  • C.

    pés.

  • D.

    túnel.

  • E.

    úteis.

Para que haja crase, é necessária a fusão de doisAA, explícitos ou não. Indique a situação em que a crase foi empregada corretamente:

  • A.

    Acato a ordem de Fulano, à cuja autoridade me submeto.

  • B.

    Dirigiu-se àquele que lhe pareceu mais simpático.

  • C.

    A venda será feita mediante condições à combinar.

  • D.

    Fui à Maceió no ano passado.

  • E.

    Após ler o relatório, o diretor chegou à conclusões favoráveis.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Na frase “O aluno retornou à presença do agressor.”, o acento indicativo da crase foi empregado pela mesma razão que em:

  • A.

    À medida que batia, parecia aumentar o seu prazer.

  • B.

    Referiu-se à situação como se fosse uma brincadeira.

  • C.

    Os pais ficaram longo tempo à espera do filho no hospital.

  • D.

    O agredido não estava à vontade para prestar depoimento.

  • E.

    Às vezes pensavaemmudar de atitude.

Existem palavras ou expressões que parecem dizer a mesma coisa que outras, mas na verdade têm significados diferentes. Na relação abaixo, indique a alternativa em que os pares NÃO se enquadram na categoria mencionada acima:

  • A.

    de encontro a / ao encontro de; degredado / degradado.

  • B.

    descriminalizar / descriminar ; fluorescente / fosforescente.

  • C.

    destratar / distratar; despensa / dispensa.

  • D.

    cota / quota; proscrito / banido.

  • E.

    cumprimento / comprimento; descrição / discrição.

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