Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta, quanto à pontuação.
O ponto final do 1o parágrafo pode ser substituído por dois pontos, para realçar o que afirmado no parágrafo seguinte.
Em "NEE (Necessidades Educativas Especiais)" os parênteses têm caráter explicativo, em relação à sigla que os antecede.
Em "Continuo acreditando em uma educação pautada na cooperação, na criatividade, na reflexão crítica, na solidariedade" as vírgulas separam vocativos.
Depois de "A inclusão dos alunos com NEE" poderia haver uma vírgula substituindo os parênteses.
Numa redação oficial empregam-se reticências para separar itens de uma exposição de motivos, decreto de lei, etc.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise, nos próximos excertos de textos da redação oficial e da empresarial, o emprego dos pronomes pessoais de tratamento e oblíquos.
Assinale a alternativa na qual as normas prescritas para o emprego desses pronomes são respeitadas.
Contamos com a colaboração de V.S. para a lisura do processo eleitoral.
Ficamos honrados com Vossa iniciativa [ ] após analisarmos Vossa proposta.
Sua presença na reunião é imprescindível, pois a comissão organizadora do evento precisa discutir consigo as atribuições específicas de cada comissão.
Na sua comunicação, Vossa Excelência ressalva a necessidade de que, na definição da demarcação das terras indígenas, sejam consideradas as características socioeconômicas regionais.
Analisando o currículo, notamos que o Senhor tem boas qualificações e é um dos melhores representantes do mercado de construção.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa gramaticalmente correta.
Em tornando-se mais compreensivos, tolerantes e confiantes poderia ocorrer mesóclise.
Em torna-se um grande benefício ocorre próclise.
Em se adaptar a metodologias diferenciadas não ocorre crase porque a palavra sublinhada é apenas um artigo indefinido.
Em para atender a uma diversidade maior de alunos a palavra sublinhada poderia receber acento de crase (acento facultativo).
Em tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas o pronome poderia estar posposto ao verbo no infinitivo.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise as afirmativas abaixo sobre o processo sintático denominado Regência Verbal.
1. Na frase: Meu filho estuda muito, estudar tem sentido completo e não necessita complemento. É um verbo intransitivo. Muito é um adjunto adverbial e não um complemento verbal.
2. Na frase: O chefe de cozinha lhe ofereceu um prato saboroso, oferecer tem sentido incompleto e requer um complemento, que na frase é: um prato saboroso. É um verbo transitivo direto.
3. Na frase: Lavou-se, vestiu-se, calçou as botas temos exemplo de verbo pronominal.
4. Na frase: Flores, o presente que todas as mulheres gostam, gostar tem como termo regido a palavra flores e é transitivo direto neste caso específico, já que não apresenta preposição.
5. Está correta quanto à regência verbal a seguinte frase: Concentre sua atenção nos conteúdos que você tem maior dificuldade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Observe o trecho extraído do texto: A esse respeito destaca-se o conceito de mediação, melhor dizendo, da aprendizagem mediada, que é proporcionada a partir de situações colaborativas. A repercussão dessas teorias refletiu-se na ênfase aos significados e funções sociais da escrita na alfabetização.
Sobre esse trecho é correto afirmar.
1. Aprendizagem mediada equivale ao conceito de mediação.
2. Se a palavra conceito estivesse no plural, para efeitos de concordância verbal, haveria alteração do tempo verbal do verbo destacar que seria assim escrito: destacam-se os conceitos de mediação .
3. Em a repercussão dessas teorias o pronome sublinhado tem uma função anafórica, se olhado o contexto em que se insere: no parágrafo e no texto como um todo.
4. A expressão sublinhada no trecho exemplifica casos de regência nominal em que os complementos são construídos com preposição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
A escrita é ato abstrato e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.
Níveis de linguagem são os modos variados com que o indivíduo escreve de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.
Referente é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida uma interpretação adequada.
A frase: O aluno custou entender aquele conteúdo de gramática não fere os princípios da regência verbal.
Desenhos, gestos, sons, cores, cheiros, onomatopeias são formas de linguagem.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.
Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.
1. O aluno que estuda vence. 2. O aluno estudioso vence. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)
1. Não saiu por causa da chuva. 2. Não saiu porque chovia. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)
1. O presidente assinou o decreto. 2. O decreto foi assinado pelo presidente. (transposição dos termos da frase)
1. Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões. 2. Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões. (polissemia das preposições)
1. Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz. 2. Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, continuam acentuadas graficamente:
1. as palavras baú, conteúdo, distribuído, juízes, distribuído, prejuízo, saída, saúde, [eu] proíbo reúno / saúdo.
2. as palavras cinqüenta, conseqüente, freqüente, seqüência.
3. as formas verbais pôr e pôde, como em Queremos pôr ordem na casa e Você não pôde nos visitar ontem?
4. as formas verbais sublinhadas em Eles vêm de Braço do Norte porque mantêm a palavra; isso lhes convêm.
5. as palavras lençóis, constrói e troféus.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
A regra de acentuação de própria se aplica a assíduos.
O acento gráfico das palavras são e úteis obedece à mesma regra gramatical.
Em se correlaciona a palavra sublinhada implica ideia de condição.
Em no aprendizado escolar há ideia de lugar físico.
Passando para o plural o substantivo pais, (escolaridade dos pais) ele receberá acento gráfico como países (em 27 países).
Analise o texto abaixo:
Se fôssemos ao Parque Lagoa do Peri ________________________
alguma habitação com influência açoriana?
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
vimos
virmos
víamos
veremos
veríamos
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