Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Assinale a alternativa correta, quanto à pontuação.

  • A.

    O ponto final do 1o parágrafo pode ser substituído por dois pontos, para realçar o que afirmado no parágrafo seguinte.

  • B.

    Em “"NEE (Necessidades Educativas Especiais)"” os parênteses têm caráter explicativo, em relação à sigla que os antecede.

  • C.

    Em “"Continuo acreditando em uma educação pautada na cooperação, na criatividade, na reflexão crítica, na solidariedade"” as vírgulas separam vocativos.

  • D.

    Depois de “"A inclusão dos alunos com NEE"” poderia haver uma vírgula substituindo os parênteses.

  • E.

    Numa redação oficial empregam-se reticências para separar itens de uma exposição de motivos, decreto de lei, etc.

Analise, nos próximos excertos de textos da redação oficial e da empresarial, o emprego dos pronomes pessoais de tratamento e oblíquos.

Assinale a alternativa na qual as normas prescritas para o emprego desses pronomes são respeitadas.

  • A.

    Contamos com a colaboração de V.S. para a lisura do processo eleitoral.

  • B.

    Ficamos honrados com Vossa iniciativa […] após analisarmos Vossa proposta.

  • C.

    Sua presença na reunião é imprescindível, pois a comissão organizadora do evento precisa discutir consigo as atribuições específicas de cada comissão.

  • D.

    Na sua comunicação, Vossa Excelência ressalva a necessidade de que, na definição da demarcação das terras indígenas, sejam consideradas as características socioeconômicas regionais.

  • E.

    Analisando o currículo, notamos que o Senhor tem boas qualificações e é um dos melhores representantes do mercado de construção.

Assinale a alternativa gramaticalmente correta.

  • A.

    Em “tornando-se mais compreensivos, tolerantes e confiantes” poderia ocorrer mesóclise.

  • B.

    Em “torna-se um grande benefício” ocorre próclise.

  • C.

    Em “se adaptar a metodologias diferenciadas” não ocorre crase porque a palavra sublinhada é apenas um artigo indefinido.

  • D.

    Em “para atender a uma diversidade maior de alunos” a palavra sublinhada poderia receber acento de crase (acento facultativo).

  • E.

    Em “tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas” o pronome poderia estar posposto ao verbo no infinitivo.

Analise as afirmativas abaixo sobre o processo sintático denominado Regência Verbal.

1. Na frase: “Meu filho estuda muito”, “estudar” tem sentido completo e não necessita complemento. É um verbo intransitivo. “Muito” é um adjunto adverbial e não um complemento verbal.

2. Na frase: “O chefe de cozinha lhe ofereceu um prato saboroso”, “oferecer” tem sentido incompleto e requer um complemento, que na frase é: “um prato saboroso”. É um verbo transitivo direto.

3. Na frase: “Lavou-se, vestiu-se, calçou as botas” temos exemplo de verbo pronominal.

4. Na frase: “Flores, o presente que todas as mulheres gostam”, “gostar” tem como termo regido a palavra “flores” e é transitivo direto neste caso específico, já que não apresenta preposição.

5. Está correta quanto à regência verbal a seguinte frase: “Concentre sua atenção nos conteúdos que você tem maior dificuldade”.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

Observe o trecho extraído do texto: “A esse respeito destaca-se o conceito de mediação, melhor dizendo, da aprendizagem mediada, que é proporcionada a partir de situações colaborativas. A repercussão dessas teorias refletiu-se na ênfase aos significados e funções sociais da escrita na alfabetização

Sobre esse trecho é correto afirmar.

1. Aprendizagem mediada equivale ao conceito de mediação.

2. Se a palavra “conceito” estivesse no plural, para efeitos de concordância verbal, haveria alteração do tempo verbal do verbo “destacar” que seria assim escrito: “… destacam-se os conceitos de mediação…”.

3. Em “a repercussão dessas teorias” o pronome sublinhado tem uma função anafórica, se olhado o contexto em que se insere: no parágrafo e no texto como um todo.

4. A expressão sublinhada no trecho exemplifica casos de regência nominal em que os complementos são construídos com preposição.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • E.

    corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escrita é ato abstrato e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.

  • B.

    Níveis de linguagem são os modos variados com que o indivíduo escreve de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.

  • C.

    Referente é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida uma interpretação adequada.

  • D.

    A frase: “O aluno custou entender aquele conteúdo de gramática” não fere os princípios da regência verbal.

  • E.

    Desenhos, gestos, sons, cores, cheiros, onomatopeias são formas de linguagem.

A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.

Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.

  • A.

    1. “O aluno que estuda vence.” 2. “O aluno estudioso vence”. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)

  • B.

    1. “Não saiu por causa da chuva”. 2. “Não saiu porque chovia”. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)

  • C.

    1. “O presidente assinou o decreto”. 2. “O decreto foi assinado pelo presidente”. (transposição dos termos da frase)

  • D.

    1. “Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões”. 2. “Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões”. (polissemia das preposições)

  • E.

    1. “Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz”. 2. “Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas”. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)

Conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, continuam acentuadas graficamente:

1. as palavras baú, conteúdo, distribuído, juízes, distribuído, prejuízo, saída, saúde, [eu] proíbo reúno / saúdo.

2. as palavras cinqüenta, conseqüente, freqüente, seqüência.

3. as formas verbais pôr e pôde, como em Queremos pôr ordem na casa e Você não pôde nos visitar ontem?

4. as formas verbais sublinhadas em Eles vêm de Braço do Norte porque mantêm a palavra; isso lhes convêm.

5. as palavras lençóis, constrói e troféus.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A regra de acentuação de própria se aplica a assíduos.

  • B.

    O acento gráfico das palavras são e úteis obedece à mesma regra gramatical.

  • C.

    Em “se correlaciona” a palavra sublinhada implica ideia de condição.

  • D.

    Em “no aprendizado escolar” há ideia de lugar físico.

  • E.

    Passando para o plural o substantivo pais, (“escolaridade dos pais”) ele receberá acento gráfico como países (“em 27 países”).

Analise o texto abaixo:

Se fôssemos ao Parque Lagoa do Peri ________________________

alguma habitação com influência açoriana?

 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    vimos

  • B.

    virmos

  • C.

    víamos

  • D.

    veremos

  • E.

    veríamos

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