Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, República federada à URSS, resultou em um dos maiores acidentes químicos e(1) nucleares que a história registra.
Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e(2) o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e(3) césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e(4) Reino Unido. Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear em Chernobyl.
As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e(5) ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator.
Nesses segmentos do texto 2 estão indicadas cinco ocorrências da conjunção aditiva E; a observação inadequada sobre uma dessas ocorrências é:
A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma prima menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas.
O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:
O trecho do texto 1 em que o termo sublinhado está empregado com uma possibilidade de duplo sentido é:
A oração Arruinando determinadamente seu corpo tem o valor semântico de:
O segmento do texto 4 em que a preposição DE é empregada em razão da exigência de algum termo anterior é:
A frase em que o vocábulo MAIS (texto 4) mostra uma classe gramatical diferente das demais é:
O segmento abaixo (texto 5) em que a conjunção E tem valor adversativo, e não aditivo, é:
Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia.
O emprego das vírgulas, nesse caso, se repete, pela mesma razão, em:
Observe as seguintes frases do texto 1: ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem e tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita.
Sobre o emprego dos dois pontos (:) nesses segmentos, é correto afirmar que:
... a primeira versão do que se tornaria essa famosa rede social.
A forma verbal tornaria foi empregada com o seguinte valor:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...