Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As palavras “preservar” e “catequizar” aparecem entre aspas porque pretendem:

  • A. destacar a importância das ações citadas;
  • B. ironizar as intenções de quem as empregam;
  • C. repetir palavras alheias;
  • D. mostrar a preocupação mundial com a Amazônia;
  • E. valorizar algumas ações em relação à Amazônia.

No texto 2, ao atribuir a um economista conhecido a citação entre aspas, a autora do texto pretende certamente:

  • A. prestigiar a fala de um amigo;
  • B. criticar a linguagem popular do economista;
  • C. demonstrar a importância do tema tratado;
  • D. dar autoridade à opinião expressa;
  • E. passar clareza no tratamento do tema.

“Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido”.

Sobre a estruturação desse segmento do texto 2, é correto afirmar que:

  • A. o numeral ordinal “primeira” não se justifica, já que não ocorrem outras explosões do mesmo tipo;
  • B. a forma verbal “levaram” deveria ser substituída por “levou” já que se refere a “incêndio”;
  • C. a forma verbal “gerou” deveria ser substituída por “geraram” pois se refere a “explosões químicas”;
  • D. as duas primeiras vírgulas do texto delimitam um segmento que traz uma retificação de um termo anterior;
  • E. a oração “que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido” deveria vir precedida de vírgula.

As opções a seguir apresentam formas sublinhadas que indicam o valor semântico de modo correto, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Vasilhame = coletivo.
  • B. Reutilize = ação repetida.
  • C. Limpeza = ação de.
  • D. Atmosférico = relativo a.
  • E. Especialista = adepto de.

Observe os segmentos do texto:

I. “Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto...”

II. “... porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida”

III. “... aquela que atingiu alguém?”

Assinale a opção que indica as frases em que a palavra sublinhada pertence à mesma classe gramatical.

  • A. as classes são diferentes.
  • B. I e II, somente.
  • C. I e III, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I, II e III.

“mães e pais contaminados”; a forma de reescrever-se esse mesmo segmento do texto 2 que mostra um desvio da norma culta é:

  • A. pais e mães contaminadas;
  • B. pais e mães contaminados;
  • C. contaminados pais e mães;
  • D. contaminadas mães e pais;
  • E. contaminados mães e pais.

A frase abaixo que apresenta uma relação de sentido com o termo “tecnopolo”:

  • A. A revolução tecnocientífica que marcou o século XX, em especial a segunda metade, trouxe consequências também na organização espacial das cidades.
  • B. A concentração da produção bélica em locais afastados obedeceria a preocupações com a segurança.
  • C. Nas últimas décadas tem ocorrido um fenômeno importante: algumas universidades investiram tempo e dinheiro no aprimoramento técnico de seus alunos.
  • D. A pesquisa e os institutos de tecnologia passaram a ser centros de interesse para a dinâmica capitalista em busca de produção mais barata.
  • E. Algumas novas cidades se desenvolvem com base numa solidariedade social até então desconhecida.

O par de palavras do texto 1 em que a troca de posição entre substantivo e adjetivo gera possível mudança de sentido é:

  • A. altos investimentos;
  • B. indústria avançada;
  • C. tecnopolo importante;
  • D. simples ideia;
  • E. famosa rede.

“Às vezes me pergunto se vida moderna não tem mais de moderna que de vida”; também nessa frase da tira inicial desta prova há uma repetição de palavras com valores diferentes; nesse caso, as duas ocorrências da palavra sublinhada têm, respectivamente, valor de:

  • A. tempo / modo;
  • B. modo / qualidade;
  • C. qualidade / lugar;
  • D. lugar / condição;
  • E. condição / tempo.

No texto 1, há duas oportunidades em que o autor empregou dois pontos(:):

1 – “...as mesmas mazelas dos presídios para adultos: superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação...”;

2 – “...para uma conclusão que dele se dissocia: seria contraproducente enviar jovens delinquentes...”.

Sobre essas duas ocorrências desses sinais de pontuação, a afirmação correta é:

  • A. as duas ocorrências precedem enumerações;
  • B. as duas ocorrências introduzem exemplificações;
  • C. as duas ocorrências mostram explicações;
  • D. só a primeira ocorrência introduz uma explicação;
  • E. só a segunda ocorrência prepara uma explicitação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...