Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos dois termos “conserto do automóvel” e “concerto de Beethoven” há a mesma relação sintática que, respectivamente, em:

  • A. criação de galinhas / criação de uma nova estrada;
  • B. invasão da cidade / invasão dos bárbaros;
  • C. invenção da lâmpada / invenção de novo aplicativo;
  • D. cópia de um documento / cópia de uma assinatura;
  • E. visão de uma ponte / visão da paisagem.

“Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo”.

Em “o conserto do automóvel” e “o concerto de Beethoven” há a presença intencional de dois homônimos; a alternativa abaixo em que essa possibilidade não existe por só estar dicionarizada uma das palavras dadas é:

  • A. concelho / conselho;
  • B. caçar / cassar;
  • C. paço / passo;
  • D. polir / pulir;
  • E. comprimento / cumprimento.

“...na Canção do Exílio, Gonçalves Dias roga a Deus não permitir que morra sem que volte para lá, isto é, para cá”.

Nesse segmento, a expressão “isto é” tem a função de:

  • A. acrescentar uma informação que confirma algo dito anteriormente;
  • B. apresentar uma informação que contrasta com outra anterior;
  • C. corrigir uma informação já passada;
  • D. explicar uma informação anteriormente dada;
  • E. expressar uma oposição parcial a uma informação dada antes.

“Agora, se eu dou um jeito nos meus impostos porque o delegado da receita federal é meu amigo ou parente e faz a tal “vista grossa”, aí temos o “jeitinho” virando corrupção”.

O comentário correto sobre os componentes desse segmento do texto é:

  • A. “agora” tem valor de conclusão;
  • B. “dou um jeito” é expressão coloquial contrária à norma culta;
  • C. “fazer vista grossa” significa aceitar dinheiro para fazer algo ilegal;
  • D. a forma diminutiva “jeitinho” expressa afetividade;
  • E. “aí” tem valor de tempo.

Os verbos de estado abaixo expressam valores diferentes; a alternativa em que o verbo de estado tem valor de “mudança de estado” é:

  • A. “O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção”;
  • B. “Por exemplo: estou tranquilo na fila...”;
  • C. “...chega uma senhora que parece preocupada...”;
  • D. “Não há o que reclamar dessa forma de “jeitinho”, que permaneceria universal...”;
  • E. “aí temos o “jeitinho” virando corrupção”.

No primeiro parágrafo, o vocábulo moral é exemplo de palavra que muda de sentido conforme o gênero; a alternativa em que o vocábulo sublinhado foi empregado com sentido trocado é:

  • A. Há alguns séculos houve violento cisma na Igreja Católica;
  • B. O funcionário levou o guia de recolhimento fiscal;
  • C. O pacote mostrava duzentos gramas a menos;
  • D. Pela manhã, o grupo dirigiu-se à nascente do rio;
  • E. Antonio Conselheiro era o cabeça dos jagunços.

  • A. Ele é tão novo, que já conhece o sistema;
  • B. Ele é bem novo, já conhece, porém, o sistema;
  • C. Ele é bem novo, embora conheça o sistema;
  • D. Por ser novo, ele conhece o sistema;
  • E. Ele é muito novo, logo conhece o sistema.

“Quando um empregado de um frigorífico foi inspecionar a câmara frigorífica, a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela. Bateu na porta, gritou por socorro, mas todos haviam ido para suas casas. Já estava muito debilitado pela baixa temperatura, quando a porta se abriu e o vigia o resgatou com vida”.

Nesse segmento narrativo, os tempos verbais que estão em sucessão cronológica são:

  • A. foi inspecionar / se fechou;
  • B. se fechou / ficou;
  • C. bateu / gritou;
  • D. gritou / haviam ido;
  • E. estava / se abriu.

“Estou certo de que sabereis extrair a moral da história”. A forma de reescrever-se essa frase do texto que altera o seu sentido original é:

  • A. De que sabereis extrair a moral da história estou certo;
  • B. Sabereis extrair a moral da história, estou certo disso;
  • C. Tenho a certeza de que a moral da história saberá ser extraída por vós;
  • D. Tenho a convicção de que vós sabereis extrair a moral da história;
  • E. A moral da história, vós a sabereis extrair, estou certo.

“Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio nazista, contou que (1), por duas vezes, esteve numa fila que (2) a encaminhava para a câmara de gás. E que (3), nas duas vezes, o mesmo soldado alemão a retirou da fila”.

Nesse segmento do texto, a(s) ocorrência(s) do vocábulo “quê” que estabelece(m) relação semântica com um termo anterior é(são):

  • A. 1 e 3;
  • B. apenas 1;
  • C. 2 e 3;
  • D. 1 e 2;
  • E. apenas 2.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...