Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em todos os segmentos abaixo, a conjunção “E” une ações ocorridas em tempos sucessivos; assinale o caso em que as ações ligadas por essa conjunção indicam momentos simultâneos:

  • A. “Desta vez, trago-vos algumas histórias e fico grato pelo tempo que possa ser dispensado à sua leitura”;
  • B. “Falam-nos de gratidão e poderão fazer-nos pensar no quanto a gratidão fará, ou não, parte das nossas vidas”;
  • C. “Salazar destituiu-o do cargo e o fez viver na miséria até ao fim da vida”;
  • D. “...a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela”;
  • E. “...a porta se abriu e o vigia o resgatou com vida”.

“Quando um empregado de um frigorífico foi inspecionar a câmara frigorífica, a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela. Bateu na porta, gritou por socorro, mas todos haviam ido para suas casas”.

Sobre a forma verbal “haviam ido”, pode-se afirmar que:

  • A. mostra um momento posterior às ações anteriores;
  • B. equivale a “tinham ido” ou “foram”;
  • C. indica um momento simultâneo à última ação;
  • D. representa uma ação que continua no presente;
  • E. significa uma ação ocorrida em tempo muito distante.

“Perguntaram ao vigia-salvador: Por que foi abrir a porta da câmara, se isso não fazia parte de sua rotina de trabalho?”

A forma de discurso indireto que substitui convenientemente o segmento sublinhado é:

  • A. por que tinha ido abrir a porta da câmara, se aquilo não fazia parte da rotina de trabalho dele;
  • B. por que fora abrir a porta da câmara, se isso não tinha feito parte de sua rotina de trabalho;
  • C. porque tinha ido abrir a porta da câmara, se isso não tinha feito parte de sua rotina de trabalho;
  • D. porque abrira a porta da câmara, se isso não fizera parte de sua rotina de trabalho;
  • E. por que abrira a porta da câmara, se isso não fez parte da rotina de trabalho dele.

A primeira frase do texto emprega a expressão “Desta vez”; a forma “esta” do pronome demonstrativo se justifica porque:

  • A. se refere a um local próximo ao enunciador;
  • B. se liga a um termo referido anteriormente;
  • C. se prende ao último termo de uma enumeração;
  • D. alude a um momento presente;
  • E. antecipa um termo do futuro do texto.

“...e esse é o único funcionário que me cumprimenta ao chegar e se despede ao sair”. A mesma relação semântica entre cumprimenta/se despede se repete em:

  • A. voar/navegar;
  • B. aterrissar/decolar;
  • C. observar/contemplar;
  • D. falar/dizer;
  • E. começar/parar.

“Talvez a gratidão devesse ser uma rotina em nossas vidas...”; a forma verbal que está corretamente conjugada no mesmo tempo e modo da forma sublinhada é:

  • A. requisesse (requerer);
  • B. entretesse (entreter);
  • C. passeiasse (passear);
  • D. convisse (convir);
  • E. desdissesse (desdizer).

No primeiro parágrafo há um conjunto de pronomes que se referem a elementos do texto ou da situação. O elemento referido está corretamente indicado em:

  • A. trago-vos – o autor e leitores do texto;
  • B. que possa – o leitor individual do texto;
  • C. Falam-nos – os leitores do texto;
  • D. sua leitura – leitura do texto da prova;
  • E. nossas vidas – vidas dos livros lidos.

A alternativa cujo termo sublinhado apresenta uma função sintática diferente dos demais é:

  • A. “...não se concedesse visto para quem tentasse fugir do nazismo”;
  • B. “Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio nazista, ...”;
  • C. “Aristides salvou dez mil judeus de uma morte certa”;
  • D. “E Aristides recebeu dos israelenses o título de Justo entre as Nações’”;
  • E. “E não percebi que se despedisse de mim”.

Sobre a forma e a estrutura de um requerimento, a única marca oficialmente reconhecida é:

  • A. o começo do documento deve apresentar o vocativo e título completo da autoridade a quem se destina;
  • B. no corpo do texto não deve aparecer o nome do requerente ou qualquer outro dado de identificação;
  • C. a identificação do requerente deve limitar-se à sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • D. o texto do requerimento deve, obrigatoriamente, conter estratégias de convencimento da autoridade a que se destina, em linguagem erudita;
  • E. o fecho do documento não deve mostrar a assinatura do requerente, já que o documento não pode ser personalizado.

Assinale a afirmativa que NÃO é adequada em relação ao memorando:

  • A. uma das marcas do memorando é a objetividade, isto é, escrito numa linguagem breve, precisa e direta;
  • B. o memorando é um tipo de comunicação predominantemente interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão;
  • C. a comunicação veiculada pelo memorando se limita a informações entre níveis hierárquicos iguais e não entre graus hierárquicos diferentes;
  • D. o memorando é um documento marcado pela agilidade, evitando-se burocracia que dificulta a tramitação do conteúdo veiculado;
  • E. os despachos ao memorando podem ser dados no próprio documento, o que colabora para a diminuição de documentos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...