Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

No trecho “Ler também é importante porque ajuda a FIXAR a grafia CORRETA das palavras.”, os vocábulos des tacados são regi s t rados , respectivamente, com X e RR. A opção em que os vocábulos devem ser registrados, respectivamente, com XeRRé:

  • A.

    en__arcar / ga__afa

  • B.

    en__ada / algaza__a

  • C.

    a__atar / i__onia

  • D.

    en__er / abo__ecer

  • E.

    en __uto/ en__edo

Leia o texto abaixo e responda às questões 45, 46 e 47.

Assinale opção que apresenta a classificação correta da rima.

  • A.

    Sorriso / paraíso (perfeita e pobre)

  • B.

    Dança / cansa (imperfeita e rica)

  • C.

    Não / profissão (imperfeita e rica)

  • D.

    Deus / seus (perfeita e pobre)

  • E.

    Acabar / chorar (perfeita e rica)

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

“Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, ENQUANTO o verso do poeta se repete na lembrança [...]”

Assinale a alternativa que pode substituir a palavra destacada no trecho acima, sem que ocorra alteração de sentido.

  • A.

    concomitantemente.

  • B.

    porquanto.

  • C.

    repentinamente

  • D.

    porque.

  • E.

    todavia.

Marque, respectivamente, a função sintática dos termosemdestaque no trecho seguinte:

“(...) Tive um amigo QUE até guardava as SACOLAS das roupas de grife QUE comprava. (...)”

  • A.

    Sujeito – objeto direto – objeto direto.

  • B.

    Objeto direto – predicativo do sujeito – aposto.

  • C.

    Objeto direto – complemento nominal – objeto indireto.

  • D.

    Sujeito – objeto direto – sujeito.

  • E.

    Sujeito – objeto direto – objeto indireto.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em “A mulher está olhando para ela com ternura – ajeita-LHE a fitinha no cabelo crespo [...]”, o termo destacado, sintaticamente, é:

  • A.

    objeto indireto.

  • B.

    adjunto adnominal.

  • C.

    complemento nominal.

  • D.

    predicativo do sujeito.

  • E.

    núcleo do objeto direto.

Aalternativa em que o termo destacado tem a função de adjunto adnominal e não a de predicativo do sujeito é:

  • A.

    “(...) ela estava muito mais VIVA(...)”

  • B.

    “(...) um peixe SOZINHO num tanque era algo muito solitário. (...)”

  • C.

    “(...) a mãe eraBOApara dar ideias. (...)”

  • D.

    “(...) Mas ele estava SOZINHO. (...)”

  • E.

    “(...) Só então notou como estava CANSADO.”

Regência verbal é a denominação que se dá à relação particular que se estabelece entre verbos e seus respectivos complementos que lhes integram o sentido. Em face do exposto, identifique o item que explica a regência do verbo na seguinte frase: “Visava ao circunstancial, ao episódico.”

  • A.

    O verbo visar é transitivo direto na acepção de mirar.

  • B.

    Com o sentido de sorver, o verbo é transitivo indireto.

  • C.

    O termo regente, na acepção de “objetivar”, exige o uso de preposição no termo regido.

  • D.

    O termo regente, com sentido de pôr o visto, é intransitivo, pois se refere à coisa.

  • E.

    Usado em seu sentido primeiro, “dirigir a vista para”, pode ser transitivo direto e indireto.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em: “Trata-se DE UMA FAÇANHA ÀS AVESSAS...”, que função sintática exerce o termo destacado?

  • A.

    Complemento nominal.

  • B.

    Objeto indireto.

  • C.

    Objeto direto.

  • D.

    Sujeito.

  • E.

    Predicativo.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Apenas uma das frases abaixo foi empregada, no texto, com sentido denotativo.Aponte-a.

  • A.

    “Não é preciso ser sanitarista ou técnico em gestão ambiental para perceber que o Rio está uma imundície...”

  • B.

    “Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes resolveu cravar o dedo na ferida...”

  • C.

    “...anunciou uma cruzada radical para reduzir o lixo deixado nas vias públicas.”

  • D.

    “As pessoas precisam ser menos porcas...”

  • E.

    “O morador da cidade, chafurdando na imundície, acabou se habituando à desordem e não se dá conta da dimensão do problema.”

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em todos os exemplos abaixo o QUE é pronome relativo, EXCETO:

  • A.

    “[...] tu ainda és quase tão moroso como a velha gôndola QUE destronaste ...”

  • B.

    “O bonde, assim QUE nasceu [...]”

  • C.

    “E a cidade ainda está cheia de gente QUE se lembra das gôndolas [...]”

  • D.

    “[...] num ritmo regular QUE é a expressão perfeita de regularidade [...]”

  • E.

    “[...] estou antegozando a satisfação QUE me vais dar daqui a pouco ...”

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