Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Os dois-pontos e as vírgulas usadas em “É fruta que recusa o comércio: não dura, amassa na manipulação, fere-se, fica passada, mela, fermenta.”, foram empregados, respectivamente, para:

  • A. introduzir a fala de alguém, indicando o deslocamento dos agentes do discurso / separar palavras com o mesmo valor sintático.
  • B. separar partes do período / delimitar orações intercaladas que já foram desenvolvidas e indicadas anteriormente.
  • C. indicar uma citação / separar orações subordinadas adverbiais que foram desenvolvidas na organização do período.
  • D. indicar o discurso direto, a fala da personagem, efetuado pela mudança do locutores e interlocutores / isolar os apostos.
  • E. introduzir um esclarecimento a respeito de algo previamente mencionado / separar orações coordenadas assindéticas.

Assinale a alternativa em que a substituição feita nos fragmentos extraídos do texto torna o uso do acento grave obrigatório.

  • A. Fui flagrado A apanhar pitangas no bairro de Perdizes.
  • B. Aquelas frutas pertenciam por direito AS aves do bairro.
  • C. As chuvas trouxeram alívio Apitangueiras.
  • D. Preferem jabuticabasAovos de passarinhos.
  • E. Havia duas ou três circunstâncias mostradas A esse interlocutor.

Sobre os elementos em destaque em “O nome justo e certo para O que eu estava fazendo” é correto afirmar, considerando a ordem de ocorrência na frase, que:

  • A. são sintagmas verbais que se estruturam, nesse contexto, em torno de verbos intransitivos e agem como adjuntos adnominais.
  • B. os dois elementos são sintagmas nominais, e, no contexto, são artigos definidos, assumindo, no entanto, diferentes funções sintáticas.
  • C. os elementos, nas duas ocorrências, são sintagmas verbais que agem como objeto direto do verbo.
  • D. o primeiro elemento é um artigo definido, ligado a um núcleo nominal (nome), e o segundo elemento éumpronome substantivo demonstrativo.
  • E. são sintagmas nominais que assumem diferentes classes gramaticais, mas possuem idêntica função sintática.

Considerando as regras de concordância, marque a alternativa em que a forma verbal entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

  • A.

    ...... à festa um terço da família. (Faltou)

  • B.

    ...... mais de cinco pessoas sem presente. (Ficaram)

  • C.

    As crianças ...... bem na festa. (houveram-se)

  • D.

    ...... os participantes revelar os nomes de seus amigos. (Podem)

  • E.

    Cada um dos participantes ...... sortear um amigo oculto. (devem)

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Observe o emprego do acento grave para marcar a crase no trecho “Quem é acostumado À leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.” Assinale a opção em que está correto o emprego do acento grave para marcar a crase:

  • A.

    Devemos começar À incentivar a leitura desde a infância.

  • B.

    A leitura é fundamental À qualquer pessoa no mundo atual.

  • C.

    É preciso aliar a escrita À prática de leitura como hábito

  • D.

    Daqui À duas semanas, terminarei a leitura do livro.

  • E.

    Dia Àdia foi tomando gosto pela leitura!

Em “Já estava ensaiando explicações, longas talvez, que nos cansariam os dois...” a oração adjetiva (que nos cansariam) pode ser substituída adequadamente, mantendo o sentido do texto, pelos seguintes adjetivos:

  • A. prolixas – estafantes.
  • B. monótonas – fatigantes.
  • C. cansativas – enfadonhas.
  • D. exaustivas – vivazes.
  • E. estressantes – paralisantes.

Considere as seguintes afirmações relativas a aspectos sintático-semânticos do texto: I. Em “... a fartura de matéria-prima me EMPOLGAVA.” o termo em destaque pode ser entendido como “entusiasmava” e, sintaticamente é núcleo do predicado verbal. II. O último parágrafo do texto possui um período composto, formado, respectivamente, por uma oração coordenada assindética e outra coordenada sindética aditiva. III. De acordo com a estrutura da frase “... eu não iria disputá-las nas árvores com os bem-te-vis de Perdizes.”, o pronome oblíquo - LAS é um objeto indireto. Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

  • A. Somente I.
  • B. Somente I e II.
  • C. Somente II.
  • D. Somente I e III.
  • E. Somente II e III.

Na composição das orações “[...] na janela que se abre, na janela que se fecha; [...]” a figura de linguagem predominante é:

  • A. eufemismo.
  • B. hipérbole.
  • C. antítese.
  • D. pleonasmo.
  • E. catacrese.

Otexto é vertiginoso em seu desenvolvimento e o uso da vírgula e do ponto e vírgula contribui para isso porque:

  • A. não há “quebra” em unidades de sentido – parágrafos ou períodos separados por pontos.
  • B. acrescenta ideia de estatismo contida no “fim do amor”.
  • C. indica pausa de maior duração, promovendo dinamismo ao texto.
  • D. sinaliza o término das declarações sobre o amor.
  • E. introduzumesclarecimento a respeito do amor.

“"[...] uma carta que chegou antes, e o amor acaba [...]"”. O emprego respectivo do artigo indefinido e do ar t igo def inido apresenta uma oposição morfossemântica entre esses dois termos, caracterizada por:

  • A. citação anterior / não citação.
  • B. imaginação / realidade.
  • C. determinação / indeterminação.
  • D. generalização / especificação.
  • E. demonstração / possessão.
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