Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Sobre as formas de endereçamento de correspondência, apenas uma das alternativas está INCORRETA. Identifique-a.

  • A.

    Para sacerdotes e religiosos em geral: A Sua Reverendíssima......

  • B.

    Para o Papa:A Sua Santidade......

  • C.

    Para Governadores de Estado:Ao Digníssimo......

  • D.

    Para Juízes de Direito:Ao Meritíssimo Senhor......

  • E.

    Para membros do Congresso Nacional: A Sua Excelência o Senhor......

E m “ Você ligue QUE EU JÁ VOU ADORMECENDO...” a oração em destaque é:

  • A.

    coordenada sindética explicativa.

  • B.

    subordinada adverbial consecutiva.

  • C.

    coordenada sindética adversativa.

  • D.

    subordinada adjetiva explicativa.

  • E.

    coordenada sindética conclusiva.

Em, “As chuvas trouxeram alívio para as pitangueiras...” o emprego de 'trouxeram alívio', referindo-se à chuva, pode ser caracterizado como figura de linguagem denominada prosopopeia, porque:

  • A. há associação, na própria expressão, de sensações percebidas por diferentes órgãos de sentido.
  • B. na falta de uma palavra específica para designar a emoção, usou-se outra a partir de semelhança conceitual.
  • C. atribui características humanas a um ser inanimado.
  • D. há desejo de enfatizar uma ideia desnecessária à construção da frase.
  • E. é uma linguagem centrada no exagero e que, ao mesmo tempo, atenua a ideia original.

O pronome ISSO da frase “– Maravilha! Eu sempre quis fazer isso e nunca tive coragem!”, no contexto, refere-se a:

  • A. apanhar uma vassoura.
  • B. colher pitangas.
  • C. vergar os galhos mais altos.
  • D. fazer geleia.
  • E. engordar saquinhos.

Assinale a alternativa em que uma das orações do período expressa uma circunstância hipotética em relação à oração principal.

  • A. “Havia um disfarçado constrangimento na atenção com que eu agia...”
  • B. “As chuvas trouxeram alívio para as pitangueiras, que, parece, estavam se arrebentando de vontade de dar pitangas.”
  • C. “É fácil achar de abacaxi, laranja, maçã, amora, damasco, frutas vermelhas, morango, mirtilo, pêssego, até de jabuticaba já vi.”
  • D. “Ainda assim, se houvesse pitangas à venda, eu não iria disputá-las nas árvores com os bem-te-vis de Perdizes.”
  • E. “É obrigação nossa, nacional, tornar disponível a geleia de pitanga.”

Está correto o emprego de ambos os elementos destacados em:

  • A. Onarrador se pergunta se aspiravaOar da cidade e se HAVERIAM de ser gordas e coloridas as pitangas.
  • B. Quando tentamos entender o POR QUÊ das lembranças parece QUE esquecemos nossas carências.
  • C. O ex-colega MESMO percebeu que era NECESSÁRIO aquela colheita.”
  • D. Se as pitangas trazem BASTANTE lembranças, HAVERÁ outras nostalgias no narrador.
  • E. Não era PROIBIDO a nostalgia nem aspirar À lembrança do passado.

Todos os segmentos transcritos admitem voz passiva, EXCETO:

  • A. “Aquelas frutas pertenciam por direito aos pássaros do bairro.”
  • B. “As chuvas trouxeram alívio para as pitangueiras.”
  • C. “Isso marca a gente.”
  • D. “Fiz eu mesmo essa geleia.”
  • E. “... passei as compras de um saquinho do supermercado ao outro...”

Compare o emprego do verboHAVERnas frases:

1. “HAVIA duas ou três circunstâncias a meu favor.”

2. “Ah, o que a chuva e o sol HAVIAM feito em quinze dias...”

A respeito das circunstâncias em que o verbo é empregado nas frases acima, analise os itens a seguir:

I. O verbo HAVER, na frase 1, é impessoal, não flexionável, por isso permanece na terceira pessoa do singular.

II. Em ambas as frases o verbo HAVER funciona como “existir”, por isso deve concordar com os termos aos quais se referem.

III. O uso do verbo HAVER, na frase 2, está correto porque esse verbo, quando funciona como verbo auxiliar (integrante dos tempos compostos), tem sua flexão normal, qual seja, de pessoa, de tempo, de modo.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

  • A. Somente I.
  • B. Somente II.
  • C. Somente I e II.
  • D. Somente I e III.
  • E. Somente II e III.

Em relação ao emprego da conjunção E em “Quando ficaram mais difíceis, apanhei uma vassoura velha numa caçamba de demolição ali perto E com ela verguei os galhos mais altos, engordando o saquinho.”, é correto afirmar que essa conjunção:

  • A. assume valor de elemento somatório e introduz oração cujo sujeito é o mesmo da oração anterior.
  • B. liga duas orações e introduz oração com ideia de alternância, atribuindo à oração anterior ideia de conformidade.
  • C. introduz oração com sujeito diferente do da oração anterior e, além de valor aditivo, atribui à oração anterior valor de causa.
  • D. introduz oração com sujeito igual ao da oração anterior e liga orações com ideia de proporção.
  • E. assume valor de elemento meramente somatório e introduz oração cujo sujeito é diferente do da oração anterior.

Leia o texto abaixo e responda às questões 9 e 10.

Em “Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”, pertence à classe gramatical dos substantivos o par de palavras:

  • A.

    sem / história.

  • B.

    nossos / sua.

  • C.

    filhos / inclusive.

  • D.

    incapazes / própria.

  • E.

    livros / leitura.

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