Questões de Língua Portuguesa da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao uso de pronomes no texto, afirma-se que:

I. Na linha 15, o pronome aquele refere-se ao estresse positivo (linha 15)

II. Na linha 17, em o que deve ser combatido, o pronome o poderia ser substituído por aquele.

III. Na linha 27, o pronome que refere-se à expressão Outro perfil, citada na mesma linha, podendo ser substituído por o qual.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

As lacunas tracejadas das linhas 04, 11, 29 e 49, considerando a grafia das palavras, ficam correta e respectivamente preenchidas por:

  • A.

    circuítos – batisada – estender – estabilizar

  • B.

    circuitos – batizada – estender – estabilisar

  • C.

    circuítos – batisada – extender – estabilizar

  • D.

    circuitos – batizada – estender – estabilizar

  • E.

    circuítos – batisada – extender – estabilisar

Avalie as seguintes propostas de substituição de elementos do texto:

I. Na linha 04, mas também não poderia substituir mas, visto que provocaria alteração de sentido no período.

II. Sem levar em conta o uso de maiúsculas ou minúsculas, a palavra como, em todas as ocorrências entre as linhas 12 e 14, poderia ser substituída por do mesmo modo.

III. Tanto na linha 22 quanto na 24, a palavra que, por funcionar como pronome relativo, poderia ser substituída por o qual.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

I. Poderiam ser transviados, mas não tinham uma retórica própria e não configuravam um estágio da vida. (l. 04 e 05)

II. Aos poucos, neste início de século 21, os jovens voltam a ser jovens, inspirados – acreditem – nas rebeliões árabes. (l. 16-17)

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas seguintes assertivas a respeito de palavras acentuadas nos períodos acima.

( ) No período I, todas as palavras acentuadas admitem, em outros contextos, grafia sem acento, assumindo classe gramatical diferente da que têm no fragmento.

( ) Em II, somente uma das palavras que recebem acento gráfico admite, em contexto diferente, grafia sem acento gráfico, passando a representar um verbo.

( ) Tanto em I quanto em II, há palavras que, em outros contextos, sem acento gráfico, assumem classe gramatical diferente daquelas que têm nos fragmentos.

( ) Em I, apenas uma das palavras que recebem acento gráfico, em outros contextos, admite grafia sem acento gráfico, passando a representar um substantivo abstrato.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – V – V.

  • B.

    F – F – F – F.

  • C.

    V – F – V – F.

  • D.

    F – V – F – V.

  • E.

    F – V – V – F.

Caso na frase Se você tem uma letra confusa e não sabe se prezado é com s ou z, você pode desenhar alguma coisa que possa parecer os dois. (linhas 29 e 30), a palavra você (em suas duas ocorrências) fosse substituída por tu, quantas outras alterações deveriam ser feitas para manter a correção do período?

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Em relação a palavras acentuadas no parágrafo acima, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) As formas verbais é e correlacioná são acentuadas em virtude da mesma regra.

( ) próxima é acentuada por ser proparoxítona.

( ) Caso perfis fosse passado para o singular, receberia acento gráfico pela mesma razão que justifica o acento em possível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – V.

  • B.

    V – F – V.

  • C.

    F – V – F.

  • D.

    F – F – V.

  • E.

    F – F – F.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação às afirmações que são feitas em cada uma das alternativas.

  • A.

    Em complicada (linha 18), há mais letras que fonemas.

  • B.

    Em enquanto (linha 19), qu representa dígrafo.

  • C.

    Na palavra obrigatoriedade (linha 19), o número de letras é igual ao número de fonemas.

  • D.

    Na palavra hábitos (linha 27), a letra h não representa fonema.

  • E.

    Em qual (linha 37), há 4 letras e 4 fonemas.

As lacunas tracejadas das linhas 11, 16 e 21, considerando a grafia das palavras, ficam correta e respectivamente preenchidas por:

  • A.

    empírico – dezafiante – prosseguir

  • B.

    impírico – dezafiante – proseguir

  • C.

    empírico – desafiante – prosseguir

  • D.

    impírico – desafiante – proseguir

  • E.

    empírico – dezafiante – pro-seguir

Analise as afirmações a seguir a respeito de palavras do fragmento destacado do texto: muitos dos alunos que procuram a escola de caligrafia são vestibulandos ou querem prestar concurso e provas (linhas 31 e 32).

I. Em muitos, ui representa um ditongo.

II. Em vestibulando, st representa um encontro consonantal perfeito.

III. Em querem, qu representa um dígrafo.

Quais estão INCORRETAS?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    Apenas II e III.

As lacunas tracejadas das linhas 27, 40 e 47, considerando a grafia das palavras, ficam correta e respectivamente preenchidas por:

  • A.

    aceio – enrijecida – repecurssões

  • B.

    asseio – enrigecida – repercussões

  • C.

    aceio – enrijecida – repercurssões

  • D.

    asseio – enrijecida – repercussões

  • E.

    aceio – enrigecida – repercurssões

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...