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Considerando a função dos pronomes pessoais como complementos verbais, assinale a alternativa que expressa INCORRETAMENTE a relação entre o pronome e a função por ele desempenhada.
A gente tropeça nele (l. 13) objeto indireto.
E nós o abraçamos como salvação (l. 29 e 30) objeto direto.
e nos dão aquela sensação deliciosa (l. 39 e 40) objeto indireto.
da melhor maneira que nos foi possível (l. 40) objeto direto.
melhor gastá-la com coragem (l. 41) objeto direto.
As letras que completam, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 08, 09, 12 e 18.
x ss z ç
x s z ç
x ss s s
s sc z ç
s ss s s
Assinale a alternativa na qual NÃO haja o emprego de linguagem figurada.
nenhum deles tende a dar certo na segunda temporada (l. 06).
E há detritos que vão se acumulando a cada separação (l. 11 e 12).
Pensam estar retomando o fio rompido da própria existência (l. 17 e 18).
Ou estamos acostumados ao amor sem reservas do parceiro que mandamos andar (l. 26 e 27).
Quem sabe agora é para sempre? (l. 35 e 36).
Em do (linha 16) e no (linha 17 duas ocorrências) temos uma ____________ de um(a) ____________ e um(a) ____________.
A alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase acima é:
contração preposição artigo
combinação conjunção artigo
contração conjunção preposição
combinação preposição preposição
contração artigo artigo
As palavras sublinhadas no texto (linhas 01, 03 e 06) classificam-se, respectivamente, como:
numeral substantivo artigo pronome.
artigo substantivo pronome substantivo.
numeral adjetivo artigo pronome.
pronome substantivo pronome adjetivo.
numeral adjetivo artigo substantivo.
Em todos os trechos abaixo, retirados do texto, o termo sublinhado, no sentido em que aparece no texto, pertence à mesma classe gramatical, MENOS na alternativa:
Grécia antiga (linha 05).
criação artística (linha 05).
musa inspiradora (linha 07).
mulheres bonitas (linha 09).
bela mulher (linha 11).
Considere as ocorrências da palavra que nos seguintes segmentos do texto.
I. Uma definição nos diz que é um estado de espírito (linha 03)
II. pediu aos entrevistados que avaliassem (linha 07)
III. Nota-se que (linha 10)
IV. não pode, obviamente, ser feliz a pessoa que passa fome (linhas 20 e 21)
Em qual segmento a palavra que é um pronome?
Apenas I.
Apenas IV.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Analise as afirmativas abaixo sobre a acentuação do texto:
I. As palavras época (linha 11) e símbolo (linha 16) são acentuadas pela mesma razão.
II. A palavra anônimos (linha 15), caso fosse para o singular, perderia o acento.
III. As palavras Lá (linha 06), nós (linha 05) e pés (linha 07) são acentuadas pela mesma regra.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
Assim como o diminutivo de pastor é pastorzinho, estão corretos os diminutivos de felicidade, rei, país e região (todas retiradas do texto) em:
felicidadesinha reizinho paizinho regiãozinha.
felicidadezinha reizinho paizinho regiãosinha.
felicidadesinha reisinho paizinho regiãozinha.
felicidadezinha reizinho paisinho regiãozinha.
felicidadezinha reisinho paizinho regiãosinha.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao emprego de vírgulas no texto.
A primeira vírgula da linha 03 separa um adjunto adverbial deslocado.
A segunda vírgula da linha 04 separa termos de mesma função sintática.
A segunda vírgula da linha 11 introduz um segmento que tem valor de aposto.
As vírgulas da linha 28 separam um segmento deslocado no período.
A segunda vírgula da linha 34 introduz uma oração conclusiva.
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