Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto, o vocábulo “porém” (linha 4) poderia ser substituído por

  • A. conquanto.
  • B. porquanto.
  • C. mas.
  • D. portanto.
  • E. entretanto.

A conjunção empregada no início do terceiro parágrafo introduz no texto uma ideia de

  • A. tempo.
  • B. concessão.
  • C. oposição.
  • D. dúvida.
  • E. condição.

Imagine que a organização para a qual trabalha realizará um evento que contará com a presença de um reitor de uma universidade. De acordo com as regras de cerimonial e protocolo, o pronome de tratamento e a respectiva abreviatura a serem usados quando se referir ao reitor será

  • A. Vossa Magnificência; V. M.
  • B. Vossa Senhoria; V. S.ª.
  • C. Vossa Excelência; V. Ex.ª.
  • D. Vossa Reverendíssima; V. Revm.ª.
  • E. Vossa Magnificência; V. Mg.

O trecho que segue os dois pontos empregados à linha 10 encerra uma explicação acerca

  • A. da necessidade de se rever a teoria estruturalista.
  • B. da “língua” (linha 9), tomada em seu sentido geral.
  • C. da “língua” (linha 9) segundo a visão particular dos estruturalistas.
  • D. do que Chomsky entende como “algo anterior à língua tal como entendida pelos estruturalistas” (linhas 9 e 10).
  • E. da “existência” (linha 9) de algo que transcende a própria condição humana.

No que diz respeito à pontuação no texto, assinale a alternativa correta.

  • A. As vírgulas empregadas na linha 3 isolam aposto explicativo.
  • B. As vírgulas empregadas após “povo” (linha 7) e “comunicação” (linha 8) separam orações subordinadas.
  • C. A inserção de vírgula após o termo “alunos” (linha 10) eliminaria a função restritiva da oração “cujo vernáculo não é a variedade prestigiada do português brasileiro” (linhas 10 e 11).
  • D. Os parênteses empregados às linhas 15 e 17 justificam-se por isolar opinião particular do autor, à parte do assunto tratado no texto.
  • E. A inserção de vírgula após a forma verbal “Penso” (linha 17) manteria a correção gramatical do texto e conferiria ao trecho estilo mais reflexivo.

Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente com as ideias do primeiro período do segundo parágrafo do texto.

  • A. Para o enfoque funcionalista, é importante considerar como princípio fundamental o uso da língua subordinado ao estudo do sistema linguístico.
  • B. Considera-se o enfoque funcionalista como princípio fundamental para a subordinação do sistema linguístico à qualquer uso da língua.
  • C. O enfoque funcionalista tem como princípio fundamental, o uso da língua subordinado ao sistema linguístico.
  • D. Constitui princípio fundamental do enfoque funcionalista subordinar o estudo do sistema linguístico ao uso da língua.
  • E. A subordinação ao uso da língua, é o enfoque funcionalista tomado como princípio fundamental do estudo do sistema linguístico.

Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.

  • A. O termo “como” (linha 1) introduz oração de sentido comparativo.
  • B. O período iniciado à linha 6 é formado por duas orações: uma principal e outra a ela subordinada.
  • C. A flexão de plural em “devem estudar” (linha 13) justifica-se por ser indeterminado o sujeito da oração.
  • D. A vírgula empregada após “sintaxe” (linha 15) assinala elipse.
  • E. No último período do texto, identifica-se uma oração reduzida com valor adverbial.

Em relação a aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. A substituição da expressão “podem ser produzidos” (linhas 2 e 3) por pode ser produzida manteria a correção gramatical do texto.
  • B. Na linha 9, o emprego do acento grave, indicativo de crase, em “à língua” justifica-se pela regência do verbo “supor” e pela presença de artigo definido feminino.
  • C. A expressão “Em outras palavras” (linha 12) introduz, no período, uma contradição ao que foi dito no período anterior.
  • D. A supressão do termo “os”, em “e os que não podem ser produzidos” (linhas 18 e 19) manteria a coerência das ideias do texto.
  • E. A conjunção “enquanto” (linha 21) poderia ser substituída no texto, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias expressas, por conquanto.

Assinale a alternativa correta em relação a aspectos linguísticos do texto.

  • A. O termo “até” (linha 1) é empregado no texto com o sentido de inclusive.
  • B. Por ter valor enfático, a vírgula empregada após a palavra “linguística” (linha 1) poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
  • C. Na oração adjetiva expressa às linhas 6 e 7, o sujeito — “esse comportamento” — está posposto ao verbo.
  • D. A conjunção “mas” (linha 7) introduz, no período, oração com sentido adversativo.
  • E. Por ser expletiva, a partícula “se”, em “Chegou-se” (linha 9), poderia ser excluída do texto, sem prejuízo para a correção gramatical e a coerência textual.

Em “um instrumento para compreender as sociedades contemporâneas” (linhas 2 e 3), a preposição “para”

  • A. indica a direção de um movimento.
  • B. expressa duração.
  • C. denota uma ideia de finalidade.
  • D. expressa proporção.
  • E. introduz o destinatário da ação.
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