Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Tem a função de separar termo de uma enumeração a vírgula empregada imediatamente após

  • A. “Tylor” (linha 1).
  • B. “conhecimento” (linha 3).
  • C. “massa” (linha 9).
  • D. “a qual” (linha 10).
  • E. “povo” (linha 22).

A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso fosse inserida uma vírgula imediatamente após

  • A. “Assim” (linha 7).
  • B. “consolidaram” (linha 15).
  • C. “esferas” (linha 20).
  • D. “Notem” (linha 24).
  • E. “Hoje” (linha 30).

Assinale a alternativa correta em relação aos elementos estruturais do texto.

  • A. O primeiro período do texto é estruturado por coordenação e subordinação.
  • B. No período inicial do texto, todas as orações introduzidas pelo vocábulo “que” têm função adjetiva.
  • C. A oração “em uma fase em que a escola passou a receber um número cada vez maior de alunos” (linhas 9 e 10) encerra o tópico frasal do segundo período do texto.
  • D. É oracional o sujeito da oração que inicia o terceiro período do texto.
  • E. O segundo parágrafo do texto é formado por um único período, inteiramente estruturado por coordenação.

Seriam preservados a correção gramatical e o sentido do texto se substituísse

  • A. “foi percorrida e ocupada” (linhas 1 e 2) por percorreu-se e ocupou-se.
  • B. “Configuraram” (linha 10) por configurou-se.
  • C. “tão-só” (linha 13) por muito sós.
  • D. “miríade” (linha 14) por infinidade.
  • E. “acaso” (linha 18) por ao acaso.

No que diz respeito à concordância verbal no texto, assinale a alternativa correta.

  • A. A forma verbal “mostrou” (linha 14) está flexionada no plural porque concorda com o termo “língua” (linha 13).
  • B. Na linha 16, a forma verbal “é” está flexionada no singular porque concorda com o sujeito “uma questão de história social do aluno” (linhas 16 e 17).
  • C. A flexão da forma verbal “era” (linha 21) no singular justifica-se por ser oracional o sujeito da oração.
  • D. Estaria correta a flexão da forma verbal “inspiraram” (linha 24) no singular, o que se justificaria, de acordo com a prescrição gramatical, pela concordância do verbo com o pronome relativo “que” (linha 24).
  • E. A forma verbal “criou” (linha 25) está no singular porque está empregada em referência a “texto” (linha 25).

Álvaro, aprovado em concurso público, tomou posse no Ministério das Relações Internacionais (MRE). Na seção em que está lotado, o servidor foi solicitado para redigir uma correspondência a ser enviada ao secretário-geral da presidência da República, com o objetivo de responder a consulta sobre determinada questão referente a relações internacionais.

Com base na situação hipotética acima, assinale a alternativa correta.

  • A. O texto, assinado pelo chefe da seção, ou por Álvaro, no caso de ser o chefe, será um ofício.
  • B. Na redação do documento oficial subscrito pelo servidor público do ministério e endereçado ao secretário-geral da presidência, deve-se empregar o fecho “Cordialmente,”, por se tratar de destinatário detentor de cargo hierarquicamente superior ao do remetente.
  • C. O vocativo a ser usado na correspondência dirigida ao secretário-geral da presidência da República é Excelentíssimo Senhor, suprimindo o cargo em questão.
  • D. Para que o Álvaro tome conhecimento acerca da atividade que será cumprida, o comunicado deve ser exclusivamente por memorando.
  • E. A consulta à seção em que Álvaro trabalha, acerca da atividade a ser exercida, deve ser encaminhada por meio de circular.

A redação de atos oficiais deve obedecer, para sua maior eficiência, a princípios elementares de estruturação de texto. Esses princípios, contudo, são válidos não apenas para o ato oficial, mas também para qualquer tipo de escrita que privilegie a transparência e a comunicabilidade, a clareza da exposição. No que se refere ao conjunto de observações que podem auxiliar na tarefa de redigir bem, como simplicidade, objetividade, concisão e clareza, assinale a alternativa correta.

  • A. Um dos principais problemas de quem passa a dedicar-se mais intensamente à escrita é a inclinação a dizer da forma mais curta e simples possível.
  • B. Enunciados longos levam o leitor à concentrar-se no texto, pois procuram apresentar, de forma próxima e agrupada, tudo aquilo que se quer falar.
  • C. Na redação dos atos e comunicações oficiais, devem ser utilizadas as palavras ou expressões de língua estrangeira o quanto for necessário.
  • D. Quando for necessária a remissão a texto legal, a primeira referência deve indicar apenas o número da norma e o ano.
  • E. As comunicações oficiais devem tratar os assuntos públicos de forma impessoal, ou seja, sem impressões pessoais sobre o assunto tratado.

Considerando o estabelecido no Manual de Redação da Presidência da República e supondo que o texto constitua uma correspondência oficial, assinale a alternativa correta.

  • A. Para a correta padronização do texto no que se refere aos pronomes de tratamento, “Vossa Senhoria” deveria ser substituído por “Sr.”.
  • B. O documento em tela caracteriza-se pela impessoalidade, haja vista a natureza do assunto tratado.
  • C. Embora o texto seja compreensível, nele se evidenciam a coloquialidade bem como a falta de concisão e de uniformidade na linguagem.
  • D. A modalidade de comunicação apresentada é comumente utilizada para tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e também com particulares.
  • E. Nesse tipo de documento, os parágrafos não devem ser numerados.

Assinale a alternativa correta acerca de telegrama e de e-mail como comunicações oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

  • A. Diferentemente do e-mail, o formato e a estrutura do telegrama oficial seguem um padrão rígido, por ser esta uma comunicação necessariamente concisa.
  • B. Em situações corriqueiras que envolvam o encaminhamento de comunicações oficiais, deve-se fazer uso do telegrama quando não for possível o envio de e-mail ou fax.
  • C. A mensagem do e-mail que encaminha algum arquivo deve trazer todas as informações relativas a seu conteúdo, para rápida e precisa identificação do assunto pelo destinatário.
  • D. O campo “assunto” do formulário de e-mail deve ser preenchido de modo que a organização documental do destinatário e do remetente seja facilitada.
  • E. Atualmente, uma mensagem oficial transmitida por e-mail só terá valor documental se a lei exigir certificação digital que ateste a veracidade de seu conteúdo.

Com relação às ideias e a aspectos morfossintáticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Dado que “para os estudos” (linhas 2 e 3) e “de multa apenas” (linha 4) indicam circunstâncias relacionadas, respectivamente, a “necessários” (linha 2) e a “passível” (linha 4), estaria correto colocar tais expressões no final das orações em que se inserem.
  • B. Na linha 4, o pronome demonstrativo “isso” retoma, de forma resumitiva, as ideias contidas nas orações anteriores.
  • C. Na linha 5, a substituição de “comum” por reles e de “rentável” por lucrativa manteria o sentido e a correção gramatical do texto.
  • D. Da construção do período “Os ladrões [...] ajuda de cordas.” (linhas de 6 a 8) é correto inferir que está sendo feita uma comparação entre pás de madeira e outros instrumentos usados, na época, para cavar a terra.
  • E. No seguinte período “Geralmente eles não levavam roupas e joias, já que isso acarretaria condenações mais pesadas.” (linhas 8 e 9), a oração que expressa a ideia de causa poderia ser corretamente introduzida por conquanto.
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