Questões de Língua Portuguesa da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Dentre os termos destacados, identifique o que NÃO possui a mesma classificação sintática dos demais.

  • A.  “[...] é um tema que ganha extrema relevância.” (subtítulo)
  • B. “[...] realça-se o entendimento de que, [...]” (2º§)
  • C. “[...] abordando-os de forma dialética. [...]” (1º§)
  • D. “[...] é necessário percebê-los de modo mais abrangente, [...]” (2º§)

“Os sintomas da infecção pelo zika são inaparentes ou semelhantes aos da dengue atenuada: febre baixa, dores musculares e nos olhos, prostração e vermelhidão na pele.” (7º§) Assinale a alternativa que justifica o uso de dois-pontos no trecho anterior.

  • A. Introduzir uma explicação.
  • B. Marcar uma citação direta.
  • C. Expor a conclusão de um fato.
  • D. Introduzir um aposto enumerativo.

Considerando o emprego do pronome demonstrativo “este” em “Em decorrência destes dois fatores [...]” (3º§), indique as frases a seguir que apresentam a mesma justificativa para sua utilização (considere suas variações).

I. Neste século, a ciência multiplicou‐se.

II. Isto que está aqui tem um grande peso.

III. Um dia destes ele decide seu destino e tudo se resolve.

IV. Consultada a juíza, esta se manifestou favoravelmente a nossa causa.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. IV.
  • C. I e II.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

Em “[...] iniciou‐se no mundo uma crescente consciência de que seria necessária uma forma diferenciada do ser humano se relacionar com a natureza [...]” (1º§) preservando‐se a correção semântica e a adequação linguística, o trecho em destaque poderia ser substituído por

  • A. sendo necessária.
  • B. de que tenha sido.
  • C. de que fosse necessária.
  • D. de que haveria necessidade de.
  • E. de que houvesse necessidade de.

Dentre os termos destacados a seguir, identifique o que possui função sintática DIFERENTE dos demais.

  • A. “Nada disso significa, [...]” (4º§)
  • B. “[...] poucos deram atenção ao período [...]” (1º§)
  • C. “Houve avanços em quase todas essas áreas.” (2º§)
  • D. [...] o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade.” (4º§)
  • E. “No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada [...]” (1º§)

Acerca da utilização do acento grave em “à direita”, “à esquerda” e “à democracia” no trecho “[...] em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais.”, analise.

I. As três ocorrências do acento grave justificam-se pelo mesmo motivo.

II. As ocorrências do acento grave em “à direita” e “à esquerda” justificam-se por motivos diferentes.

III. Substituindo “em relação” por “relacionado”, permanece o uso do acento grave em “à democracia”.

IV. Em “à democracia”, o uso do acento grave justifica-se mediante a exigência do termo regente associada à presença do artigo feminino diante do termo regido.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. II.
  • B. IV.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. I, II e III.

Os vocábulos “cinquentenário” e “império” são acentuados devido à mesma justificativa. O mesmo ocorre com o par de palavras apresentado em

  • A. prêmio e órbita.
  • B. rápida e tráfego.
  • C. satélite e ministério.
  • D. pública e experiência.
  • E. sexagenário e próximo.

Para que o significado original do texto seja preservado, assim como a correção gramatical, a alteração proposta para o trecho “Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada.” está corretamente indicada em:

  • A. Nada disso significa de que a possamos considerar uma conquista perene e consolidada.
  • B. Nada disso significa, ainda, que se possa considerar uma conquista perene e consolidada.
  • C. Nada disso significa, contudo, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada.
  • D. Porém, nada disso significa, que lhe possamos considerar uma conquista perene e consolidada.
  • E. Quando nada disso significa a possibilidade de considerá-la uma conquista perene e consolidada.

Ainda acerca da manchete “Luta domina Rio e estudantes vão continuar”, é correto afirmar que sua estrutura é composta por

  • A. três orações, sendo uma principal e duas subordinadas.
  • B. duas orações coordenadas em que o conetivo expresso exprime adição.
  • C. uma oração principal e uma subordinada, cujo conetivo expressa acréscimo.
  • D. uma oração principal e uma subordinada, cujo conetivo expressa conclusão.
  • E. duas orações coordenadas em que o conetivo expresso exprime uma explicação.

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior

  • A. relativo às atribuições do órgão que comunica
  • B. relativo às atribuições do órgão com que se comunica
  • C. de prioridade máxima para o destinatário determinado
  • D. de prioridade máxima para o destinatário determinado
  • E. referente às atribuições do órgão que comunica ou do órgão com que se comunica
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