Questões de Língua Portuguesa da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que o texto oficial deve ter como qualidade básica a clareza, relacione adequadamente as características que atuam para este fim aos respectivos propósitos.

A sequência está correta em

  • A. 2, 4, 3, 1.
  • B. 1, 2, 3, 4.
  • C. 4, 3, 2, 1.
  • D. 2, 3, 4, 1.
  • E. 1, 4, 3, 2.

Em “[...] convencer motoristas a aderirem, de vez, às caronas.” (1º§) a ocorrência do fenômeno da crase justifica‐se mediante a exigência da regência do verbo acrescida da ocorrência de artigo diante de palavra feminina. Tal justificativa, quanto à ocorrência de crase, NÃO se aplica ao exemplo:

  • A. Dedico‐me às artes há muito tempo.
  • B. À direita ficava o quartinho de despejos.
  • C. Refiro‐me à obra machadiana em sua essência.
  • D. Temos de ir à diretoria requerer nossos direitos.
  • E. Ele devolveu a mercadoria à loja assim que percebeu o engano.

Assinale a reescrita que mantém a correção gramatical e semântica para o trecho: “Um dos modelos é inspirado em softwares que fazem sucesso [...]” (2º§)

  • A. Inspiram]se, os modelos, em softwares que fazem sucesso [...]
  • B. Um dos modelos que fazem sucesso é inspirado em softwares [...]
  • C. Um dos modelos é inspirado para softwares que fazem sucesso [...]
  • D. Um dos modelos tem sua inspiração em softwares que fazem sucesso [...]
  • E. A inspiração de um dos modelos faz sucesso em determinados softwares [...]

De acordo com as estruturas textuais e seu principal objetivo, é correto afirmar que o texto é predominantemente

  • A. científico.
  • B. instrutivo.
  • C. dissertativo.
  • D. informativo.
  • E. argumentativo.

Relacione adequadamente as classes gramaticais às respectivas classificações das palavras destacadas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 2, 1, 4, 3.
  • C. 2, 3, 1, 4.
  • D. 3, 2, 1, 4.
  • E. 3, 4, 1, 2.

“Os especialistas são unânimes em afirmar que elas poderiam evitar os pequenos acidentes se treinassem um aspecto no qual apresentam grande deficiência – o reflexo. E se prestassem mais atenção aos trajetos. Muitos dos acidentes envolvendo mulheres acontecem porque as motoristas tentam virar à direita ou à esquerda repentinamente, sem dar chance ao carro de trás de frear a tempo. Além disso, elas estão abusando do telefone celular enquanto dirigem – o que é uma infração prevista no Código Nacional de Trânsito. Conhecer as características gerais de homens e mulheres ao volante só tem sentido se um estiver disposto a copiar o que o outro tem de melhor. Do contrário, a discussão cairá no vazio sexista. O piloto Luiz Carreira Junior, colega de competições de Valéria Zoppello, é quem dá a receita. ‘Os homens teriam a ganhar se fossem tão prudentes quanto as mulheres. E elas seriam melhores motoristas se fossem mais atentas ao que acontece à sua volta’, diz ele.”

No último parágrafo do texto, os conectores destacados representam, respectivamente,

  • A. adição, explicação, adição e tempo.
  • B. tempo, explicação, adição e tempo.
  • C. adição, explicação, explicação e tempo.
  • D. adição, explicação, tempo e concessão.
  • E. tempo, explicação, adição e concessão.

Algumas pessoas não atribuem a vírgula à sua devida importância e pensam que empregá-la em um texto é, apenas, um mero detalhe. No entanto, a sua colocação, supressão ou deslocamento pode alterar o sentido daquilo que se deseja comunicar. Analise as seguintes orações.

I. Os motoristas, que são violentos, partem para a agressão no trânsito e são desrespeitosos.

II. O bom motorista respeita a faixa de segurança, os pedestres, o sinal e as leis de trânsito em geral.

Assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego da vírgula em cada uma dessas orações.

  • A. Assinalar a omissão de termos (elipses) e separar objeto direto pleonástico.
  • B. Assinalar a omissão de termos (elipses) e separar uma oração adjetiva explicativa.
  • C. Separar o objeto direto pleonástico e a oração subordinada adverbial intercalada à principal.
  • D. Separar uma oração adjetiva explicativa e os termos coordenados, ou seja, que exercem a mesma função sintática.
  • E. Separar a oração subordinada adverbial intercalada à principal e os termos coordenados, ou seja, que exercem a mesma função sintática.

Observe o emprego das palavras destacadas nas frases a seguir.

• Quando elas dirigem, ficam meio nervosas.

• As crianças estavam sós no carro.

• Ela mesma se dirigiu ao DETRAN.

• Os carros custam caro.

Acerca das regras de concordância que justificam o emprego dos termos anteriores, analise.

I. A palavra “meio” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.

II. A palavra “sós” é um adjetivo, por isso concorda com o sujeito.

III. A palavra “mesma” sempre concorda com o substantivo e o pronome a que se refere.

IV. A palavra “caro” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

Geralmente, as pessoas confundem o uso do acento grave, indicativo de crase, com o fenômeno linguístico. Em qual das situações o acento NÃO deveria ter sido utilizado, visto que não ocorre crase?

  • A. Não gosto de dirigir à noite.
  • B. Fugiu daquele trânsito às pressas.
  • C. Não responderei à Vossa Excelência.
  • D. Dedicou-se àquilo que gostava, dirigir.
  • E. O motorista dirigiu-se à criança nervoso.

Relacione adequadamente a classificação das orações subordinadas substantivas às respectivas orações.

A sequência está correta em

  • A. 1, 6, 3, 5, 2, 4.
  • B. 2, 6, 4, 1, 5, 3.
  • C. 1, 2, 3, 4, 5, 6.
  • D. 6, 5, 4, 3, 2, 1.
  • E. 2, 6, 4, 1, 3, 5.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...