Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Em "Foi uma surpresa que logo pegou.", o verbo "pegar" foi usado no sentido de
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Leia a frase: "Decore com cravo e canela." Nessa frase "decorar" é o mesmo que
Língua Portuguesa - Advérbio - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
O texto apresenta várias referências de tempo como em "ao longo da vida" e também em
Língua Portuguesa - Estilística - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Uma das técnicas utilizadas pelo autor para separar fisicamente o seu texto da crônica foi
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Escolha, entre as opções abaixo, a que completa, de acordo com o texto, a lacuna da frase: "o segundo e último ____________desta edição do Estadual".
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
De acordo com o texto, os rubro-negros receberão "faixas, troféus, medalhas". Isso significa que eles receberão
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Em "os rubro-negros serão saudados com grande festa", podemos substituir a palavra destacada, sem mudar o sentido do texto, por
Língua Portuguesa - Morfologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Assinale a única alternativa que não representa uma referência temporal:
Língua Portuguesa - Pronome - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Analise a correlação feita entre os pronomes sublinhados e seus referentes, dados entre parênteses.
1. Qualquer criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente, logo nos primeiros anos de vida, todo um sistema de princípios e regras que lhe (criança) permitem ativar ou construir inteiramente a gramática de sua língua.
2. A linguagem (...) é algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor, que amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem à criança mínimas condições de acesso às manifestações lingüísticas de seus (anos) pais e de sua comunidade lingüística.
3. Tanto é assim que qualquer criança logo compreende e produz inúmeras expressões que jamais ouviu, operando ela mesma sobre essas novas orações com os recursos próprios do sistema "computacional" de produção e interpretação de seu (sistema) cérebro.
4. Em resumo, todo falante, independentemente da modalidade de linguagem de que se sirva, possui uma gramática interna ou, pelo menos, a (gramática) interioriza já em tenra idade (...).
A correlação está feita corretamente em:
1 e 4, apenas
1 e 2, apenas
2, 3 e 4, apenas
3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Língua Portuguesa - Crase - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
"Qualquer criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente (...) a gramática de sua língua." – Analise as paráfrases desse trecho, dadas a seguir.
1. Qualquer criança, tendo acesso à uma língua, domina rapidamente a gramática dessa língua.
2. Qualquer criança, tendo acesso à sistemas lingüísticos, domina rapidamente a gramática desses sistemas.
3. Qualquer criança, tendo acesso à escola, domina rapidamente a gramática de sua língua.
4. Qualquer criança, tendo acesso à qualquer linguagem, domina rapidamente a gramática de sua língua.
O sinal indicativo de crase está corretamente empregado em:
1 e 4, apenas
3, apenas
1, apenas.
3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...