Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Ênio, poeta latino do século II a.C., falava três línguas:...". Nesse trecho, as vírgulas foram usadas com a finalidade de:
isolar um segmento que tem função de aposto.
separar os elementos de uma enumeração.
demarcar um breve comentário do autor.
indicar a introdução de um adjunto adverbial.
separar o sujeito do predicado.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A outra, que alguns chamam "português certo", é uma língua que aprendemos na escola". Nesse trecho, as vírgulas cumprem a função de
separar os termos numa enumeração.
delimitar um comentário do enunciador.
isolar um segmento com função apositiva.
marcar uma pausa entre o sujeito e o predicado.
inserir um segmento com valor adverbial.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere o verbete abaixo:
impingir
[Do lat. impingere, com mudança de conjug.] V. t. d. e i.
1. Dar violentamente; pespegar, vibrar, aplicar
2. Levar (ou tentar levar) a acreditar, iludindo; pregar
3. Obrigar a aceitar
4. Fazer passar uma coisa por outra.
5. Vender por mais do que o justo valor
6. Obrigar a ouvir; submeter a V. t. d.
7. Levar (ou tentar levar) a acreditar, iludindo
8. Vender por mais do que o justo valor
[Conjug.: v. dirigir.]
(Dicionário Aurélio – século XXI – versão eletrônica, adapt.)
O sentido em que impingir está empregado no texto 1 é:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa na qual as regras da concordância foram plenamente seguidas.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O osco acabou sendo suplantado pelo latim.". Neste contexto, o termo sublinhado tem o sentido de:
suprimido
superado
implantado
preferido
reconhecido.
Língua Portuguesa - Ortografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
O menospreso pela polícia é algo que precisa ser revertido na sociedade brasileira.
Extorção e corrupção devem ser crimes dos quais nossa polícia passa longe.
Embora haja policiais corruptos, as exceções existem, e devem ser valorizadas.
Todos temos direito de reinvindicar mais proteção por parte de nossa polícia.
A polícia americana não se constitue na mais eficiente que conhecemos
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise a concordância verbal nos seguintes enunciados:
1. A maioria dos filhos adolescentes é rebelde, mas há exceções.
2. É fato que a vontade dos nossos pais nem sempre são a nossa.
3. Os filhos haverão de reconhecer que os pais, na maioria das vezes, têm razão. 4. Quem de nós poríamos em dúvida a autoridade dos pais?
Estão de acordo com a norma gramatical:
1, 2, 3 e 4
2 e 4, apenas.
4, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas
Língua Portuguesa - Ortografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada está grafada corretamente.
Hoje, os negros têm conciência da sua importância na cultura.
O Brasil precisa fazer uma análize profunda da situação dos negros.
A história do nosso país nos permite a compreensão da atual condição dos negros.
A tragetória dos negros tem sido marcada por lutas e conquistas.
Ainda hoje, ser negro e rico, no Brasil, é uma excessão à regra.
Língua Portuguesa - Fonologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise a divisão silábica das palavras abaixo.
1. convicção con-vic-ção
2. abstrato ab-stra-to3. transparência tran-spa-rên-ci-a
4. nascimento nas-ci-men-to
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
1 e 4, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No que se refere a alguns elementos lingüísticos utilizados no texto 1, analise as afirmações a seguir.
1. No trecho: "... por dominar um sistema de comunicação duplamente articulado (com unidades sonoras e unidades significativas), denominado 'língua natural' ou 'língua humana'...", os parênteses foram utilizados para demarcar uma explicação.
2. "Por outro lado, podemos desempenhar um papel desumano por meio das línguas humanas...". Nesse trecho, a expressão destacada indica a introdução de uma retificação.
3. "É fato também que não temos escolha: somos humanos, então falamos." Nesse trecho, bem como ao longo do texto 1, o uso da primeira pessoa do plural indica multiplicidade de autoria.
4. "... especialmente quando se naturalizam relações espúrias entre determinadas construções lingüísticas e as pessoas que as falam." – Nesse trecho, o pronome sublinhado refere-se a 'construções lingüísticas'.
Estão corretas
1, 2, 3 e 4
2, 3 e 4, apenas
1 e 4, apenas.
2 e 3, apenas
1, 2 e 4, apenas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...