Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O segundo, ao chegar sua vez, não hesita:" – Como o verbo 'hesitar', também se grafam com 'h' as seguintes palavras, exceto:
humidade
hastear
homenagem
herbívoro
hilário
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A respeito dos elementos linguísticos utilizados no trecho acima, analise as afirmações a seguir.
1. A locução inicial ("No entanto") indica que se estabelecerá uma oposição de idéias.
2. Em "real problema", a opção por antecipar o adjetivo faz com que ele seja enfatizado.
3. Em "a qualquer momento de sua história", o referente do pronome possessivo é colocado adiante dele no texto.
4. A expressão "terá que" indica obrigatoriedade.
Estão corretos:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas
1 e 2, apenas
1, 2 e 4, apenas.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo as regras de acentuação, deve receber acento a palavra:
alvenaria
talvez
caju
fuba
pacificamente
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sabemos que o pronome 'cujo' exige condições especiais de emprego. Observe seu uso no trecho: "... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cujo sentido reside nele mesmo." As regras de uso desse pronome teriam sido igualmente obedecidas na alternativa:
"... impede-nos de conceber o a cuja relevância todos acreditam."
"... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cujo o domínio poucos têm."
"... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor de cuja importância poucos se lembram."
"... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cuja a atenção muitos dedicam a ele."
"... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cujo propósitos não devem ser esquecidos."
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O uso dos sufixos na formação das palavras é muito comum; se atentarmos para as suas regularidades, perceberemos que eles podem nos ajudar a sistematizar muitas das regras ortográficas. Um exemplo de palavra formada por sufixo que poderia ser trabalhada dessa forma é:
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Ciência comprova: as pessoas que __________ e as que __________ são mais saudáveis. Assinale a alternativa na qual as palavras que preenchem as lacunas do enunciado acima estão grafadas corretamente.
lêm – crêm
lem – crem
leêm – creêm
lêem – crêem
lêiem – crêiem
Língua Portuguesa - Fonologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise a separação silábica das palavras abaixo.
1. questionado que-sti-o-na-do
2. consistir con-sis-tir
3. significa si-gni-fi-ca
4. países pa-í-ses
5. correspondência cor-res-pon-dên-cia
Estão corretamente separadas, apenas:Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O vocábulo "imóvel" é acentuado por ser palavra paroxítona terminada em "l". Entre os itens abaixo, identifique a explicação incorreta quanto ao uso do acento.
está - oxítona terminada em "a".
lâmpada - palavra proparoxítona.
rádio - paroxítona terminada em ditongo.
estátua - paroxítona terminada em "a".
repórter - paroxítona terminada em "r".
Língua Portuguesa - Fonologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A palavra 'louro' é um exemplo de ditongo. Também há ditongo em:
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O vocábulo "estréia" tem acento no "e" do ditongo aberto. Por essa mesma razão, acentua- se o "e" em:
picolé
chapéu
pétala
fêmur
rédea
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