Questões de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trecho “Mas entre uma e outra existem situações e estágios intermediários” (linha 6), o item sublinhado apresenta uma afirmação que introduz uma

  • A. conclusão de um argumento em desenvolvimento no parágrafo.
  • B. adição de argumento que concorda com a ideia desenvolvida na frase anterior.
  • C. ideia argumentativamente oposta àquela mencionada no período anterior.
  • D. ideia de restrição em relação aos argumentos anteriores.

A expressão “tais como” (linha 3) tem, no texto, a função de introduzir uma

  • A. concessão
  • B. exemplificação
  • C. conclusão
  • D. exceção

No texto, a palavra “demanda” (linha 33) poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por

  • A. inclui
  • B. reúne
  • C. demarca
  • D. requer

No trecho “Temos de conceber, divulgar, defender e implantar uma política de segurança pública, sem prejuízo da preservação de nossos compromissos históricos com a defesa de políticas econômico-sociais. Os dois não são contraditórios” (linhas 29 a 31), o uso das aspas indica discurso

  • A. indireto
  • B. indireto livre
  • C. metafórico
  • D. direto

As expressões linguísticas “além disso” (linha 19) e “porém” (linha 26) expressam, no texto, respectivamente, sentido

  • A. explicativo – alternativo
  • B. alternativo – explicativo
  • C. aditivo – adversativo
  • D. adversativo – aditivo

No trecho “Para que se possa avaliar os potenciais e as realizações da violência” (linha 19), a expressão destacada indica uma relação semântica de

  • A. concessão
  • B. finalidade
  • C. proporção
  • D. oposição

No trecho “Isso também permite que os pequenos conheçam seus limites [...]”, (2o parágrafo), o pronome “isso” retoma que referente?

  • A. “sequência de acontecimentos”
  • B. “conforto e segurança”
  • C. “ter atividades regradas”
  • D. “prever o que virá depois"

Uma mesma classe de palavras pode ter diferentes funções num texto. Entre os advérbios apresentados a seguir, qual explicita a opinião da autora?c

  • A. “infelizmente” (1o parágrafo).
  • B. “antigamente” (1o parágrafo).
  • C. “finalmente” (3o parágrafo).
  • D. “gradativamente” (3o parágrafo).

Um padrão normativo regula a acentuação na língua portuguesa. O par de palavras do texto que obedece à mesma regra de acentuação é:

  • A. prática / etária
  • B. psicóloga / biólogas
  • C. sequência / país
  • D. infância / bebês

As proposições cujos conteúdos semânticos mais se aproximam são:

  • A. “Essa é a nossa ‘verdade’” (texto 1) e “a porta da verdade estava aberta” (texto 2).
  • B. “o conhecimento científico é cumulativo” (texto 1) e “chegaram ao lugar luminoso” (texto 2).
  • C. “Nossas verdades sobre a natureza permanecem verdadeiras até que alguém demonstre que elas são aproximações incompletas.” (texto 1) e “não era possível atingir toda a verdade” (texto 2).
  • D. “Essa perspectiva deveria nos ensinar a defender nossas verdades temporárias com a humildade de quem aprende com o passado” (texto 1) e “cada um optou conforme / seu capricho, sua ilusão, sua miopia” (texto 2).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...