Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com as passagens do texto “mal informada de tudo” (1º parágrafo) e “Mas não quis decepcionar a moça.” (3ºparágrafo), o narrador mostra-se

  • A. hostil, embora a aluna da Sorbonne não evidenciasse entusiasmo pelo assunto do trabalho a ser realizado.
  • B. apreensivo, pois a aluna da Sorbonne não demonstrava interesse no assunto do trabalho a ser realizado.
  • C. receptivo, ainda que a aluna da Sorbonne não dominasse o assunto do trabalho a ser realizado.
  • D. indiferente, tanto que a aluna da Sorbonne não manifestou conhecimento do assunto do trabalho a ser realizado.
  • E. confuso, à medida que a aluna da Sorbonne dava indícios de desconhecer o assunto do trabalho a ser realizado.

Assinale a alternativa correta quanto à norma-padrão e aos sentidos do texto.

  • A. Não se pode esquecer a irrelevância dos momentos de tragédia e das parcerias nipo-brasileira.
  • B. A experiência do Japão mostra que não há como discordar com as parcerias nipo-brasileira.
  • C. As parcerias nipo-brasileiras pautam-se em cooperação para contornar as tragédias.
  • D. Tanto o Brasil quanto o Japão estão certos que as parcerias nipo-brasileiras renderão bons frutos.
  • E. A catástrofe vivida em Mariana revela de que são importantes as parcerias nipos-brasileiras.

Leia os quadrinhos.

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas na fala da personagem devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A. Morda-me ... eu
  • B. Me morda ... mim
  • C. Morda-me ... mim
  • D. Me morde ... mim
  • E. Morde eu ... eu

Assinale a alternativa que contém a correta reescrita do trecho, considerando-se a norma-padrão e o sentido do texto.

  • A.

    ... e só gastava o rendimento do seu patrimônio. (2º parágrafo)

    = ... e, só, gastava o rendimento do seu patrimônio.

  • B.

    ... onde só a sua vontade e a sua opinião prevaleciam sempre. (3º parágrafo)

    = ... no qual só a sua vontade e a sua opinião prevaleciam sempre.

  • C.

    Casara-se com d. Laura... (3.º parágrafo)

    = Tinha casado-se com d. Laura...

  • D.

    Esta superioridade dava-lhe certo ascendente... (3º parágrafo)

    = Esta superioridade dava à ela certo ascendente...

  • E.

    ... figurava o Garcia, bom homem, cujo único defeito... (1º parágrafo)

    = ... figurava o Garcia, bom homem, que o único defeito...

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas nas falas das personagens devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A. Estes ... me sinto ... me sentiria
  • B. Eles ... sinto-me... sentiria-me
  • C. Esses ... me sinto ... sentir-me-ia
  • D. Estes ... sinto-me... sentir-me- ia
  • E. Esses ... sinto-me... me sentiria

De acordo com a norma-padrão e o sentido do texto, a expressão “Dado o” pode ser substituída por:

  • A. Devido o
  • B. Inclusive o
  • C. Apesar do
  • D. Com o
  • E. No

As expressões destacadas nos trechos – meter o bedelho / estimar parâmetros / embotar a razão – têm sinônimos adequados respectivamente em:

  • A. procurar / gostar de / ilustrar
  • B. imiscuir-se / avaliar / enfraquecer
  • C. interferir / propor / embrutecer
  • D. intrometer-se / prezar / esclarecer
  • E. contrapor-se / consolidar / iluminar

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

  • A. São as dívidas que faz com que grande número dos consumidores não estejam em dia com suas obrigações.
  • B. Os investimentos realizados e os custos trabalhistas fizeram com que muitas empresas optassem por manter seus funcionários.
  • C. Dados recentes da Associação Nacional dos Birôs de Crédito mostra que 59 milhões de consumidores não pode obter novos créditos.
  • D. A mudança de direção da economia fazem com que se altere o tamanho das jornadas de trabalho, por exemplo.
  • E. Existe indivíduos que, sem carteira de trabalho assinada, enfrentam grande dificuldade para obter novos recursos.

Em conformidade com a norma-padrão e os sentidos do texto, na passagem do último parágrafo – O Garcia não se revoltava contra a passividade a que era submetido pela mulher... – a parte em destaque pode ser reescrita da seguinte forma:

  • A. ... que lhe era imposta pela mulher.
  • B. ... a que era imposto pela mulher.
  • C. ... em que era infligida pela mulher.
  • D. ... que era infligido pela mulher.
  • E. ... de que era imposta pela mulher.

Mantendo-se as ideias do texto original, a passagem do 6º parágrafo – O indivíduo não só perde a capacidade de pagamento mas também enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos... – pode ser reescrita da seguinte forma:

  • A. O indivíduo ou só perde a capacidade de pagamento ou também enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.
  • B. O indivíduo não só perde a capacidade de pagamento, porém enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.
  • C. O indivíduo perde a capacidade de pagamento e enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.
  • D. O indivíduo perde a capacidade de pagamento, portanto também enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.
  • E. O indivíduo só perde a capacidade de pagamento, mas não enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...