Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A palavra em destaque no trecho Já para o juiz criminal de São Paulo, Fábio Munhoz Soares, (...) a mudança é um avanço. tem seu sentido contrário expresso em:
retrocesso.
devaneio.
vantagem.
esperança.
progresso.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o trecho:
Agora, o decreto também tem normas específicas para os sites de compras coletivas. (penúltimo parágrafo) Nessa frase, a palavra em destaque tem sentido contrário atípicas.
peculiares.
exclusivas.
particulares.
genéricas.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal.
De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor insensivelmente as desviou de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia se apossa de mim.
De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor, insensivelmente, as desviou de seu sentido comum. Me invade o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que se apossa de mim o livro que eu lia.
De repente, porém, me pegam algumas palavras. O escritor, insensivelmente, desviou-as de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia apossa-se de mim.
De repente, porém, pegam-me algumas palavras. O escritor, insensivelmente, as desviou de seu sentido comum. Me invade o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que apossa-se de mim o livro que eu lia.
De repente, porém, me pegam algumas palavras. O escritor insensivelmente desviou-as de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que apossa-se de mim o livro que eu lia.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na passagem do 1.º parágrafo Causa um incômodo àquele que o percebe como um entrave a seu sentimento de liberdade o termo entrave, em destaque, está empregado com o sentido de
empecilho.
estopim.
estrago.
ornamento.
consolo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa em que a pontuação está corretamente empregada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
É incrível imaginar que, em um simples celular, uma pessoa, possa levar consigo arquivos de músicas ou de filmes embora ainda não seja possível, baixar alguns arquivos mais pesados.
É incrível imaginar que, em um, simples celular, uma pessoa possa levar consigo, arquivos de músicas, ou de filmes, embora ainda não seja possível baixar alguns arquivos mais pesados.
É incrível imaginar que em um, simples celular, uma pessoa possa, levar consigo, arquivos de músicas ou de filmes, embora ainda não seja possível baixar alguns arquivos mais pesados.
É incrível imaginar que, em um simples, celular, uma pessoa possa levar consigo arquivos de músicas ou de filmes embora ainda, não seja possível baixar, alguns arquivos mais pesados.
É incrível imaginar que, em um simples celular, uma pessoa possa levar consigo arquivos de músicas ou de filmes, embora ainda não seja possível baixar alguns arquivos mais pesados.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No quarto parágrafo, a forma verbal confirmam, em Outros estudos confirmam tal fenômeno... , tem sentido equivalente a
corroboram.
impugnam.
infirmam.
confutam.
rechaçam.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Releia o seguinte trecho do primeiro parágrafo do texto:
Há umas poucas décadas, jornalistas brasileiros tomaram conhecimento, muito surpresos, de que estávamos às voltas com um problema novo, importado do Oriente em cascos de navios que chegavam a nossos portos: a invasão do mexilhão dourado, que entrara pelo Porto de Rio Grande, subira pelo Rio Paraná e, mesmo combatido, migrou para o Pantanal, continuou rumo ao norte e chegou à Amazônia. Considerando o contexto do trecho em que aparecem, segundo as regras de pontuação e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é correto afirmar que os dois pontos (:) são utilizados para introduziruma resposta direta para o que foi perguntado anteriormente.
uma enumeração dos fatos mencionados anteriormente.
uma pergunta direta do autor sobre os fatos que foram mencionados.
uma enumeração dos fatos novos que serão mencionados.
um esclarecimento, uma explicação para o que foi dito anteriormente.
Língua Portuguesa - Adjetivo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Lendo a frase dita pela personagem, conclui-se corretamente que o termo crocante exerce a função de
adjetivo, pois evita a repetição de um termo anteriormente mencionado.
adjetivo, pois atribui uma característica ao ser a que se refere.
substantivo, pois é um termo que permite flexão de gênero e número.
substantivo, pois nomeia um ser entre outros da mesma espécie.
advérbio, pois indica a circunstância de modo relacionada à ação verbal.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A colocação do pronome em destaque está de acordo com o português padrão na frase:
Muitos dos efeitos colaterais listados nas bulas dos remédios não manifestam-se na maioria dos pacientes.
O efeito ocorre sobretudo quando teme-se uma doença ou o tratamento a ser enfrentado.
Ao orientar o paciente, deve-se ter o cuidado de ouvi-lo com atenção, mantendo o contato visual.
O neurologista Magnus Heier tem dedicado-se ao estudo do efeito nocebo.
É possível que experimente-se o efeito colateral da quimioterapia antes que a sessão aconteça.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
O passageiro ao lado jamais imaginou-se na situação de ter de procurar a dona de uma bolsa perdida.
O homem se indignou quando propuseram-lhe que abrisse a bolsa que encontrara.
Nos sentimos impotentes quando não conseguimos restituir um objeto à pessoa que o perdeu.
Para que se evite perder objetos, recomenda-se que eles sejam sempre trazidos junto ao corpo.
Em tratando-se de objetos encontrados, há uma tendência natural das pessoas em devolvê-los a seus donos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...