Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto.

O problema verificado no documento do funcionário está relacionado

  • A.

    ao uso de formas impessoais de expressão, já que ele analisa os problemas de forma distanciada.

  • B.

    ao desconhecimento das regras de concordância verbal, já que ele se expressa mal com as formas verbais.

  • C.

    à falta de harmonia na escrita, já que ele emprega palavras obscenas que comprometem a qualidade do texto.

  • D.

    ao desconhecimento dos níveis de linguagem, já que ele emprega expressões inadequadas ao trato administrativo.

  • E.

    à falta de objetividade, já que ele não consegue expor ao diretor exatamente o que pretende dizer.

Leia a tira de Laerte e responda às questões de números 09 e 10.

Leia as afirmações.

 I. O efeito cômico da tira está relacionado ao duplo sentido da forma verbal aponte.

II. O termo para tem o mesmo sentido nas três frases: (1) Você não tem Q.I. para este emprego!; (2) Pode me pedir para executar QUALQUER tarefa!; (3) Para norte, sul, leste ou oeste?

III. A forma verbal que substitui a destacada em – Aponte este lápis. –, mantendo o modo imperativo na terceira pessoa, é: afile.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II.

  • E.

    II e III.

Leia o texto.

Supondo que o destinatário do texto seja um arcebispo, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.

    Vossa Santidade ... vossa

  • B.

    Sua Excelência ... sua

  • C.

    Vossa Excelência Reverendíssima ... sua

  • D.

    Vossa Senhoria ... tua

  • E.

    Sua Reverendíssima ... vossa

Analise as seguintes afirmativas.

I. Artigo é a unidade básica para apresentação, divisão ou agrupamento de assuntos em um texto normativo. Quanto à numeração, consagrou-se a práxis de até o artigo nono adotar a numeração ordinal. A partir do número 10, empregam-se os algarismos arábicos correspondentes, seguidos de ponto-final.

II. Na técnica legislativa, os parágrafos constituem a imediata divisão de um artigo. O parágrafo é representado pelo sinal gráfico §.

III. Os incisos são utilizados como elementos discriminativos de artigo, se o assunto neles tratado não puder ser condensado no próprio artigo ou não se mostrar adequado a constituir parágrafo. Os incisos são indicados por algarismos romanos e as alíneas, por letras.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Leia o texto para responder às questões de números 44 e 45.

O texto é exemplo de

  • A.

    requerimento.

  • B.

    ata.

  • C.

    carta.

  • D.

    memorando.

  • E.

    circular.

Seguem a mesma regra de acentuação gráfica relativa às palavras paroxítonas:

  • A. probatório; condenatório; crédito.
  • B. máquina; denúncia; ilícita.
  • C. denúncia; funcionário; improcedência.
  • D. máquina; improcedência; probatório.
  • E. condenatório; funcionário; frágil.

Analise as informações.

• É o aditamento a um ato administrativo anterior, para fins de retificação ou atualização.

• É o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. É documento de valor jurídico.

• É um documento em que se afirma a veracidade de certo fato ou a existência de obrigação.

As informações referem-se, correta e respectivamente, aos seguintes documentos:

  • A.

    boletim, auto, atestado.

  • B.

    portaria, auto, boletim.

  • C.

    alvará, ata, apostila.

  • D.

    auto, boletim, portaria.

  • E.

    apostila, ata, atestado.

Para responder às questões de números 31 a 33, leia o texto.

As reduções ortográficas em destaque no texto – 19hrs30m, Prof.º, sec. – estão incorretamente grafadas, devendo ser corrigidas, correta e respectivamente, por:

  • A.

    19hs30 – Profe. – séclo.

  • B.

    19h30 – Prof. – séc.

  • C.

    19:30min – Profssor. – sclo.

  • D.

    19hras30m – Prof.oro – séc.

  • E.

    19hras30m – Prof.oro – séc.

Para responder às questões de números 31 a 33, leia o texto.

Um fecho adequado para a correspondência é:

  • A.

    Respeitosamente.

  • B.

    Limitados ao exposto.

  • C.

    Afetuosamente.

  • D.

    Sem mais para o momento.

  • E.

    Indubitavelmente.

Para responder às questões de números 31 a 33, leia o texto.

Considerando que o documento do Sr. Fulano de Tal tenha como destinatário o governador de estado, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.

    Exmo. Governador ... Sua Excelência

  • B.

    Ilmo. Governador ... Sua Excelência

  • C.

    Prezado Senhor Governador ... Vossa Ilustríssima

  • D.

    Senhor Governador ... Vossa Excelência

  • E.

    Ilmo. Sr. Governador ... Vossa Senhoria

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...