Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto para responder à questão.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

Na norma-padrão, a frase – Não há uma estimativa da média de operações por noite. (4.º parágrafo) – equivale a:

  • A.

    Não se sabe quantas operações, em média, se realiza por noite.

  • B.

    Inexiste uma estimativa da média de operações realizadas por noite.

  • C.

    Não se têm uma estimativa em relação às operações realizada, em média, por noite.

  • D.

    Não se sabem de estimativas que indique, em média, quantas operações se realizam por noite.

  • E.

    Ignoram-se o quanto de operações, em média, é realizado por noite.

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Em relação à repetição nos textos, Koch (2008, p. 93) discorre que a escola, tradicionalmente,

  • A.

    tem-na como relevante estratégia de ensino do texto escrito, o que já se dá nos anos iniciais, com as cartilhas, em que a repetição funciona como forma de produção de sentido e leva os alunos ao domínio dos padrões básicos de textualidade.

  • B.

    tem-se oposto ao seu uso nos textos escritos, mas considerado como estratégia de interação no caso dos textos orais. Tal encaminhamento tem permitido, por exemplo, que as crianças distingam a especificidade do texto falado e a do texto escrito.

  • C.

    tem-na absorvido como importante estratégia de ensino, uma vez que as crianças e as pessoas em geral mostram-se interessadas nessa forma de comunicação, o que se comprova, por exemplo, em situações formais ou em discursos altamente formalizados, em que a repetição é constituinte na produção de sentido.

  • D.

    tem-se afastado de sua abordagem como estratégia de ensino, seja no texto falado, seja no texto escrito, uma vez que ela não pode ser associada a uma estratégia cognitiva producente, como bem o atestam as teorias atuais ligadas ao processamento cognitivo do discurso.

  • E.

    tem-na criticado, associando-a a redundância e circularidade na exposição das ideias, ressalva feita aos casos em que se trata de emprego como recurso estilístico consciente. No entanto, as crianças e as pessoas em geral gostam de repetir provérbios e frases feitas, bordões etc., o que justifica tomá-la como forma de aprendizagem.

Considere as informações a seguir.

I. Texto de diálogo

Locutor 1: – Aquele rapaz insiste em vê-lo; quer falar sobre o novo processo. Ele parece muito ansioso. É um tipo perigoso, Excelência.

Locutor 2: – Ah não! Isso aí é um criminoso! Se um juiz recebe em seu gabinete um sujeitinho condenado por tráfico, o que vai ser da reputação do magistrado? Dispense o homem, dispense...

II. Ao tratar da construção de cadeias coesivas, Ingedore V. Koch (O texto e a construção dos sentidos, p. 54) afirma que “a escolha dos elementos linguísticos usados para fazer a remissão, o tom e o estilo podem constituir índices valiosos das atitudes, crenças e convicções do produtor do texto, bem como ele gostaria que o referente fosse visto pelos parceiros”.

Tendo em vista o comentário da autora, é correto afirmar que é índice de atitude

  • A.

    de empatia, na fala do Locutor 1, a remissão a rapaz pelas expressões “ele” e “tipo”.

  • B.

    elogiosa, na fala do Locutor 2, a remissão a “juiz” pela expressão sinônima “magistrado”.

  • C.

    pejorativa, na fala do Locutor 2, a remissão a rapaz pelas expressões “isso aí” e “sujeitinho”.

  • D.

    de informalidade, na fala do Locutor 1, a remissão ao Locutor 2 pelos pronomes “lo” (em “vê-lo”) e “Excelência”.

  • E.

    valorativa, na fala do Locutor 2, a remissão ao Locutor 1 pela expressão “homem”.

Ao descrever a personagem Marcela, o narrador adota alguns recursos de linguagem para indicar ao leitor que aquela se dedicava à prostituição. Estão entre esses recursos

  • A.

    implícitos e aforismos.

  • B.

    adjetivações e neologismos.

  • C.

    ironia e reticências.

  • D.

    hesitações e neologismos.

  • E.

    ironia e aforismos.

Embora os Textos I e III (letras de canções da MPB) sejam de extração popular, é correto afirmar que o Texto III expõe mais claramente sua opção pela linguagem popular, pois ostenta traços da língua falada, tais como

  • A.

    colocação enclítica dos pronomes átonos.

  • B.

    omissão de marcas de flexão e quebra de uniformidade de tratamento.

  • C.

    emprego de palavra estrangeira (auto-reverse).

  • D.

    emprego de verbos no pretérito perfeito e no infinitivo.

  • E.

    omissão de traços do sujeito da enunciação.

Tendo como referência a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.

    a fim ... há cerca ... houve ... ao encontro do

  • B.

    afim ... a cerca ... houveram ... ao encontro do

  • C.

    a fim ... acerca ... houve ... de encontro ao

  • D.

    afim ... à cerca ... houveram ... de encontro ao

  • E.

    a fim ... acerca ... houveram ... ao encontro do

Considere o trecho.

Em audiência pública realizada na última sexta-feira (24), o ministro Marco Aurélio se mostrou preocupado e afirmou que tem receio de que o julgamento do mensalão não termine até o final do ano.

Nesse trecho, a relação estabelecida entre as orações ligadas pela conjunção e é de

  • A. contraposição.
  • B. exclusão.
  • C. tempo.
  • D. adição.
  • E. alternância.

A expressão Todavia pode ser substituída, preservando-se a relação de sentido que estabelece entre as ideias no parágrafo, por:

  • A. No entanto.
  • B. Como resultado disso.
  • C. Isso porque.
  • D. À medida que.
  • E. Conforme.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...