Questões de Línguas Outras do ano 2012

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Assinale a oração que contém um adjetivo declinado no caso nominativo.

  • A.

    Sie hat eine rote Bluse gekauft.

  • B.

    Das ist mein neues Auto.

  • C.

    Wir haben einen alten Freund getroffen.

  • D.

    Hast du nette Arbeitskollegen?

  • E.

    Ich gehe mit meinem neuen Freund ins Theater.

Assinale a única alternativa que contempla o que um aluno é capaz de fazer, dentre outras coisas, ao término do nível A1.

  • A.

    Compreender bem as informações importantes de textos jornalísticos, estatísticas e descrições relacionadas ao dia a dia; escrever comunicados coerentes, privados ou semiformais, como cartas ou e-mails.

  • B.

    Manter uma conversa sobre os temas de seu interesse pessoal, expressar a sua opinião a respeito e reagir adequadamente à opinião de seus interlocutores.

  • C.

    Entender perguntas simples, comunicados e conversas breves em situações cotidianas; apresentar-se durante uma conversa e responder a perguntas sobre a sua pessoa.

  • D.

    Formular oralmente apresentações estruturadas sobre temas em geral, bem como relacionadas a áreas temáticas de seu próprio interesse; participar ativamente de discussões sobre temas de seu conhecimento, posicionar-se a respeito e apresentar seus próprios pontos de vista.

  • E.

    Expressar-se verbalmente de forma espontânea e fluente, manifestar pontos de vista próprios, formular pensamentos e opiniões de forma precisa e escrever artigos próprios detalhadamente.

Qual das atrações turísticas se encontra fora de Berlim?

  • A.

    Der Reichstag.

  • B.

    Das Brandenburger Tor.

  • C.

    Die Gedächtniskirche.

  • D.

    Das Schloss Neuschwanstein.

  • E.

    Die Museumsinsel.

Quantos habitantes a Alemanha possui hoje, aproximadamente?

  • A.

    64 milhões.

  • B.

    73 milhões.

  • C.

    82 milhões.

  • D.

    100 milhões.

  • E.

    120 milhões.

Considerando o trabalho com estações de aprendizagem (Lernstationen), classifique as assertivas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os alunos trabalham individualmente ou em grupos de modo autônomo.

( ) O trabalho com estações promove um trabalho diferenciado com cada aluno (Binnendifferenzierung).

( ) Além da visão e da audição, outros sentidos podem ser estimulados no trabalho com estações, como o olfato e o tato.

( ) Assim como o trabalho com projetos, o trabalho com estações oferece possibilidades ilimitadas de divulgação fora da sala de aula.

( ) O trabalho com estações se orienta fortemente nos princípios de uma aula voltada para projetos (projektorientiert), na medida em que não prescreve uma única forma correta, e sim diferentes possibilidades de resolver um problema.

Assinale a classificação correta, de cima para baixo.

  • A.

    F, F, F, V, F.

  • B.

    V, F, V, F, V.

  • C.

    F, V, F, V, F.

  • D.

    V, V, V, F, V.

  • E.

    F, F, V, V, F.

Considere os seguintes métodos e abordagens:

I. Método Gramática e Tradução.

II. Método Direto.

III. Método Audiolingual.

IV. Abordagem Comparativa.

V. Abordagem Comunicativa.

São métodos e/ou abordagens de aprendizagens de línguas estrangeiras:

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, III e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Assinale a formulação que corresponde a um objetivo comunicativo de uma aula.

  • A.

    Steigerungsformen Komparativ und Superlativ

  • B.

    Personalpronomen mir/dir im Dativ

  • C.

    Personen beschreiben

  • D.

    Körperteile und Krankheiten

  • E.

    Deutsches Essen

Considerando o manual dos professores (Lehrerhandbuch) do livro Planet (Editora Hueber), assinale a alternativa correta em relação à compreensão de textos orais.

  • A.

    Quanto maior a variedade de textos orais, maiores as possibilidades de treinar a compreensão oral detalhada (Detailverstehen), fundamental para alunos iniciantes.

  • B.

    O mesmo texto oral deve ser sempre ouvido diversas vezes para que os alunos possam compreendê-lo de modo global, seletivo e detalhado.

  • C.

    Nos níveis iniciais só é possível treinar a compreensão seletiva (selektives Verstehen) de textos orais.

  • D.

    O professor deve deixar claro aos alunos desde o início que eles não têm que entender o texto oral em detalhes.

  • E.

    Elementos externos ao texto oral, como sons de fundo, devem ser completamente eliminados, pois podem atrapalhar a compreensão.

Segundo o manual dos professores (Lehrerhandbuch) do livro Planet (Editora Hueber),

  • A.

    uma grande variedade de textos para ouvir e ler é a base para o desenvolvimento de estratégias de compreensão adequadas.

  • B.

    vocabulário novo e novas estruturas gramaticais devem ser introduzidos simultaneamente para potencializar o aprendizado.

  • C.

    exercícios de fonética e entonação devem ser feitos apenas quando o aluno já tem um bom conhecimento do idioma que está aprendendo.

  • D.

    exercícios de diferenciação (Binnendifferenzierung) devem ser feitos apenas individualmente, para que cada aluno possa se concentrar em suas dificuldades.

  • E.

    as fases da aula (Einführen – Üben – Bewusstmachen – Üben/Anwenden) podem ser feitas em qualquer ordem, desde que todas sejam contempladas.

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