Lista completa de Questões de Línguas Outras do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os verbos que são modificados para especificar a informação como (comer, tomar, cortar etc.) são chamados
verbos direcionais.
verbos ancorados no corpo.
verbos não direcionais.
verbos que incorporam os objetos.
Em LIBRAS, a frase Quantos anos você tem? ficaria da seguinte maneira:
Quantos anos você ter?
Idade você ter?
Idade você?
Anos você?
Além dos parâmetros principais da LIBRAS, temos também outros parâmetros menores, conhecidos como parâmetros secundários. Assinale a alternativa que apresenta esse parâmetro.
Movimento.
Ponto de articulação.
Configuração de mão.
Orientação de mãos.
A forma que a mão assume durante a execução do sinal é chamada
configuração de mão.
ponto de articulação.
movimento.
direcionalidade.
Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma característica das línguas de sinais.
Variações regionais.
Mudanças históricas.
Iconicidade e arbitrariedade.
Flexões verbais.
Existem muitos mitos em torno das Línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta uma propriedade da LIBRAS.
Cada país tem sua própria língua de sinais.
As línguas de sinais tem estrutura diferente das línguas orais.
As línguas de sinais são línguas completas assim como as línguas orais, permitindo falar de coisas concretas e também abstratas.
As línguas de sinais são mais simples que as línguas orais, porque não possuem por exemplo elementos de ligação como artigos, conjunções e preposições.
A Lei nº 10.436/02 dispõe sobre o reconhecimento da língua de sinais brasileira como o meio de comunicação da população surda do Brasil. O Decreto-lei nº 5.626/2005 que regulamenta esta lei dispõe sobre a formação do tradutor e intérprete de LIBRAS. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.
A formação de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de cursos de educação profissional; cursos de extensão universitária e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.
Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental.
Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, pessoas que convivam com a comunidade surda e nelas tenham aprendido a LIBRAS mesmo que de maneira não oficial.
A Educação bilíngue no Brasil, sugere que a criança surda aprenda, primeiro, a sua língua natural ou língua materna que é a língua de sinais (L1) e, posteriormente, a Língua oral como segunda língua (L2). Neste contexto, surge o intérprete cuja função é
ensinar a língua de sinais a criança surda.
auxiliar o professor a compreender a criança surda.
fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor, da língua portuguesa para a língua de sinais, podendo ajudá-lo na elaboração de seus conteúdos e estratégias.
após a aquisição da língua de sinais pelo aluno, fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor de língua portuguesa, sem interferir em sua elaboração.
A LIBRAS apresenta parâmetros fundamentais para sua execução, chamados Parâmetros principais da LIBRAS. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.
Expressões, gestos e alfabeto manual ou dactológico.
Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.
Expressão, ponto de articulação e movimento.
Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.
Após quase 10 anos do reconhecimento da LIBRAS como Língua em nosso País, ainda enfrentamos dificuldades para a prática do Bilinguismo no Brasil. Estas dificuldades se devem a alguns fatores exceto um. Assinale a alternativa que o apresenta.
À falta da luta dos Surdos por seus direitos.
Ao preconceito.
Às mudanças na sociedade e na educação as quais envolve questões políticas e econômicas.
Ao fato do Oralismo ainda ser muito presente nos dias de hoje.
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