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Segundo a filosofia do bilinguismo, a aquisição da linguagem em crianças surdas deve ser garantida através
de uma língua visual-gestual.
da língua auditivo-oral.
pela língua auditivo-oral, primeiramente, e depois pela viso-gestual.
pela língua viso- gestual, primeiramente, e depois pela língua auditivo-oral.
A citação acima se refere à(s)
globalização.
escolas inclusivas.
escolas bilíngues.
escolas especializadas.
Em relação às políticas públicas voltadas para a inclusão, há diversas diretrizes que mostram o direito das crianças surdas estarem na escola e das adaptações que devem ser feitas para garantir sua permanência nela. Para que se efetive este direito, devem-se seguir algumas tarefas fundamentais. Assinale a alternativa que não faz parte dessas tarefas.
Reorganizar o espaço escolar.
Garantir o direito ao tempo individual de cada um para aprender.
Formação continuada ao professor.
Criação de salas de reforço no turno escolar da criança para horários diferenciados.
Uma criança que se desenvolve em uma cultura surda, com a língua de sinais como sua língua natural, enxerga sua surdez como uma diferença e não como uma deficiência. Essa criança desenvolve uma identidade surda do tipo
identidade inconformada.
identidade de transição.
identidade hibrida.
identidade surda política.
De acordo com o Decreto-lei nº 5.626/05 §1º, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, analise as assertivas abaixo.
I. São denominadas escolas bilíngues, aquelas onde a LIBRAS e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam utilizadas como línguas de instrução durante todo o processo educativo. II. A Libras é disciplina curricular não obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio. III. O exame de proficiência em Libras deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos e linguístas de instituições de educação superior. É correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
O Bilinguismo traz a visão da surdez como diferença cultural e não como deficiência. Promove a valoração da cultura surda e das identidades associadas a ela. Das principais ideias do bilinguismo, destaca-se o(a)
Pidgin.
Português sinalizado.
Biculturalismo.
Bimodalismo.
Assinale a alternativa que não apresenta um verbo direcional que incorpora o objeto.
trocar.
comer.
telefonar.
cortar.
Os componentes não manuais na LIBRAS são utilizados para
definir ou diferenciar significados entre sinais.
representar sinais que não tem correspondência em LIBRAS.
substituir sinais em diálogos informais.
aplicação optativa na comunicação em LIBRAS.
Dentro de sua fonologia, a LIBRAS apresenta alguns parâmetros principais que determinam sua estrutura. Assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.
Configuração de mãos, ponto de articulação e localização.
Expressão, ponto de articulação e movimento.
Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.
Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.
Entre as características da LIBRAS,seu caráter de língua natural é salientado pelos seguintes fatores, exceto pela(s)
variação social.
mudanças históricas.
iconicidade.
rigidez.
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