Lista completa de Questões de Línguas Outras do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o trecho abaixo para responder à questão 36.
Cognição é o fenômeno que ocorre no processamento simbólico e tem relação ampla com a linguagem.Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta.
A criança surda precisa desenvolver primeiramente a língua de sinais como sua (L1), primeira língua, pois através dela terá uma compreensão maior do mundo e favorecerá seu desenvolvimento cognitivo, preparando-a para a aprendizagem formal através da língua oral de seu país (L2).
A criança precisa aprender a língua Portuguesa para que possa se comunicar em sociedade e estabelecer relação, e para que promovam seu desenvolvimento cognitivo e seu aprendizado escolar.
A criança surda que não estabelece relação linguística com os ouvintes não consegue ter acesso a comunicação de seu país e desenvolver relações sociais saudáveis.
A cognição é algo inato e independente da linguagem para seu desenvolvimento.
Entre as características que diferenciam as línguas de sinais de uma linguagem, destacam-se as que se apresentam abaixo, exceto
arbitrariedade.
dependência estrutural.
versatilidade.
padronização.
Por desconhecimento das pessoas, criam-se mitos ao redor de situações, como é caso das línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta um mito na língua de sinais.
A Língua de Sinais é uma língua derivada da Língua Portuguesa.
A Língua de sinais é uma língua menos conceitual que a Língua Portuguesa por não ter alguns componentes como artigos , preposições e outros elementos de ligação.
A LIBRAS é uma língua universal.
As Línguas de sinais possuem gramática e estrutura próprias, que possibilitam as mais refinadas abstrações como qualquer outra língua.
Em contraposição as identidades Surdas, temos a crença ouvinte de que ser ouvinte é melhor, pois na ótica ouvinte, ser surdo é resultado da perda de uma habilidade fato pelo qual o ouvinte se sente privilegiado. A este movimento, dá-se o nome de
Oralismo.
Identidade surda.
Bilinguismo.
Ouvintismo.
Dentro da cultura Surda se desenvolvem as identidades a partir da experiência pela qual o surdo passou. Alguns deles ensurdeceram por motivos diversos e têm presente em sua vida as duas línguas: uma na dependência dos sinais e a outra do pensamento na língua oral. Este tipo de Identidade Surda é denominada
identidade flutuante.
identidade inconformada.
identidade de transição.
identidade híbrida.
As culturas compartilham valores, crenças e, acima de tudo, uma mesma língua. Assinale a alternativa que apresenta valores característicos da cultura.
Compartilhar o máximo de informações possíveis.
Preferência por jogos individuais.
Festas silenciosas e reservadas.
Exclusão de relações com ouvintes.
A corrente educacional que privilegia a Língua de sinais na comunicação, dando mais ênfase ao visual do que ao auditivo é o(a)
Oralismo.
Comunicação Total.
Bilinguismo.
Normatização.
O ponto positivo da Comunicação Total está no fato de
atender às necessidades de surdos e ouvintes pois utiliza as duas línguas a de sinais e a oral ao mesmo tempo facilitando a comunicação.
facilitar a oralização porque permite que os surdos aprendam melhor a leitura labial.
ampliar a visão de surdo e surdez, pois a comunicação passa a ser mais importante que a oralização.
ajudar na alfabetização devido ao conceito de bimodalismo.
Após o Congresso de Milão, em 1880, a filosofia definida para ser usada na educação dos surdos foi o(a)
Bilinguismo.
Comunicação Total.
Oralismo.
Bimodalismo.
Sabe-se que na antiguidade, as crianças que nasciam com alguma deficiência eram eliminadas, sendo jogadas em esgotos por exemplo, e não tinham condição de participar da sociedade. Com o surgimento do cristianismo esta situação começou a mudar, e alguns deficientes começaram a ser reconhecidos e alfabetizados. No caso dos surdos, no inicio do século XVI o pioneirismo na educação de surdos deve-se a
Pedro Ponce de Léon, monge beneditino que ensinou quatro filhos de nobres desenvolvendo uma metodologia que incluía datilologia, escrita e oralização.
Charles L´Épée que criou na França sinais metódicos para ensinar os surdos da periferia.
Heinick que fundou a primeira escola baseada no método oral.
Gallaudet que fundou a primeira escola permanente para surdos usando o Francês sinalizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...