Questões de Línguas Outras do ano 2012

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Leia o trecho abaixo para responder à questão 36.

“Cognição é o fenômeno que ocorre no processamento simbólico e tem relação ampla com a linguagem.”

Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A criança surda precisa desenvolver primeiramente a língua de sinais como sua (L1), primeira língua, pois através dela terá uma compreensão maior do mundo e favorecerá seu desenvolvimento cognitivo, preparando-a para a aprendizagem formal através da língua oral de seu país (L2).

  • B.

    A criança precisa aprender a língua Portuguesa para que possa se comunicar em sociedade e estabelecer relação, e para que promovam seu desenvolvimento cognitivo e seu aprendizado escolar.

  • C.

    A criança surda que não estabelece relação linguística com os ouvintes não consegue ter acesso a comunicação de seu país e desenvolver relações sociais saudáveis.

  • D.

    A cognição é algo inato e independente da linguagem para seu desenvolvimento.

Entre as características que diferenciam as línguas de sinais de uma linguagem, destacam-se as que se apresentam abaixo, exceto

  • A.

    arbitrariedade.

  • B.

    dependência estrutural.

  • C.

    versatilidade.

  • D.

    padronização.

Por desconhecimento das pessoas, criam-se mitos ao redor de situações, como é caso das línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta um mito na língua de sinais.

  • A.

    A Língua de Sinais é uma língua derivada da Língua Portuguesa.

  • B.

    A Língua de sinais é uma língua menos conceitual que a Língua Portuguesa por não ter alguns componentes como artigos , preposições e outros elementos de ligação.

  • C.

    A LIBRAS é uma língua universal.

  • D.

    As Línguas de sinais possuem gramática e estrutura próprias, que possibilitam as mais refinadas abstrações como qualquer outra língua.

Em contraposição as identidades Surdas, temos a crença ouvinte de que ser ouvinte “é melhor”, pois na ótica ouvinte, ser surdo é resultado da perda de uma habilidade fato pelo qual o ouvinte se sente privilegiado. A este movimento, dá-se o nome de

  • A.

    Oralismo.

  • B.

    Identidade surda.

  • C.

    Bilinguismo.

  • D.

    Ouvintismo.

Dentro da cultura Surda se desenvolvem as identidades a partir da experiência pela qual o surdo passou. Alguns deles ensurdeceram por motivos diversos e têm presente em sua vida as duas línguas: uma na dependência dos sinais e a outra do pensamento na língua oral. Este tipo de Identidade Surda é denominada

  • A.

    identidade flutuante.

  • B.

    identidade inconformada.

  • C.

    identidade de transição.

  • D.

    identidade híbrida.

As culturas compartilham valores, crenças e, acima de tudo, uma mesma língua. Assinale a alternativa que apresenta valores característicos da cultura.

  • A.

    Compartilhar o máximo de informações possíveis.

  • B.

    Preferência por jogos individuais.

  • C.

    Festas silenciosas e reservadas.

  • D.

    Exclusão de relações com ouvintes.

A corrente educacional que privilegia a Língua de sinais na comunicação, dando mais ênfase ao visual do que ao auditivo é o(a)

  • A.

    Oralismo.

  • B.

    Comunicação Total.

  • C.

    Bilinguismo.

  • D.

    Normatização.

O ponto positivo da Comunicação Total está no fato de

  • A.

    atender às necessidades de surdos e ouvintes pois utiliza as duas línguas a de sinais e a oral ao mesmo tempo facilitando a comunicação.

  • B.

    facilitar a oralização porque permite que os surdos aprendam melhor a leitura labial.

  • C.

    ampliar a visão de surdo e surdez, pois a comunicação passa a ser mais importante que a oralização.

  • D.

    ajudar na alfabetização devido ao conceito de bimodalismo.

Após o Congresso de Milão, em 1880, a filosofia definida para ser usada na educação dos surdos foi o(a)

  • A.

    Bilinguismo.

  • B.

    Comunicação Total.

  • C.

    Oralismo.

  • D.

    Bimodalismo.

Sabe-se que na antiguidade, as crianças que nasciam com alguma deficiência eram eliminadas, sendo jogadas em esgotos por exemplo, e não tinham condição de participar da sociedade. Com o surgimento do cristianismo esta situação começou a mudar, e alguns deficientes começaram a ser reconhecidos e alfabetizados. No caso dos surdos, no inicio do século XVI o pioneirismo na educação de surdos deve-se a

  • A.

    Pedro Ponce de Léon, monge beneditino que ensinou quatro filhos de nobres desenvolvendo uma metodologia que incluía datilologia, escrita e oralização.

  • B.

    Charles L´Épée que criou na França sinais metódicos para ensinar os surdos da periferia.

  • C.

    Heinick que fundou a primeira escola baseada no método oral.

  • D.

    Gallaudet que fundou a primeira escola permanente para surdos usando o Francês sinalizado.

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